4 principais obstáculos de vendas no comércio eletrônico e como superá-los

4 principais obstáculos de vendas no comércio eletrônico e como superá-los
Dai 19 de junho de 2020 Blog

Muitas vezes o empreendedor sabe o valor do seu produto ou serviço, porém nem sempre consegue transmitir essas vantagens da melhor forma. Por esse motivo, podem surgir alguns contratempos na hora da venda, sejam referentes aos preços, datas, preferências, etc.

Esses obstáculos são responsáveis por dificultar o processo de decisão de compra do consumidor. Normalmente são aquelas “desculpas” que seu cliente dá para não comprar na hora.

Entretanto, eles não devem ser tratados como algo negativo, mas como uma oportunidade, afinal o consumidor demonstrou interesse no produto. Quando isso acontecer, o empreendedor precisa saber como lidar com a situação com naturalidade.

Para te ajudar a identificar essas questões, listamos os principais obstáculos de vendas que um e-commerce enfrenta, e com solucioná-los. Confira.

1- Falta de confiança

A falta de confiança pode impedir muitos clientes de realizarem compras. Quando falamos em e-commerce essa sensação aumenta, afinal você compra sem ver ou tocar no produto. Alguns consumidores ainda têm receio em comprar em sites que não conhecem ou que não têm visibilidade no mercado.

Esse é um dos maiores obstáculos de vendas e pode ser causado pela aparência da loja virtual, feedbacks negativos, pela falta de informação em algum produto, fotos e na ausência de selos de segurança.

Para minimizar isso, é fundamental ser totalmente honesto com o consumidor, não ocultando, por exemplo, nenhuma informação valiosa nas etapas. Invista também em um certificado de segurança. É válido adicionar o selo de garantia no rodapé da página para passar mais credibilidade.

2 – Falta de urgência na compra

Apesar do cliente querer muito um produto, a finalização da compra costuma gerar indecisão, afinal ele está investindo em algo que é dispensável no momento. Entretanto, a maioria dos consumidores ponderam bastante nessa etapa e muitas vezes precisam de um pouco mais de motivação para finalizar o pedido.

Nesses casos, ele deve ser impactado com uma boa oferta, algo que não estará disponível por muito tempo. A sensação de escassez, seja de quantidade ou tempo, é um gatilho mental poderoso e pode fazer com que ele não adie e compra.

Mas lembre-se de não “empurrar” a venda. É importante atrair o cliente para fazer um bom negócio, para duas partes fiquem satisfeitas.

3 – Muitas opções

Muitos usuários passam bastante tempo pesquisando produtos na internet. Mesmo que o cliente confie em sua loja, gostem do seu produto e das condições de compra, eles ainda continuarão pesquisando outras opções.

Para reduzir esse tipo de obstáculo de vendas, é interessante realizar ações de remarketing, onde o lojista consegue mostrar anúncios dos seus produtos, mesmo após o usuário ter acessado seu site e oferecer alguma recompensa, como um desconto ou frete grátis.

Não esqueça de envolver o consumidor na conversa e contar uma história. Transmita segurança e autoridade no assunto e mostre as vantagens do seu produto.

4 – Frete pago

Por último mas não menos importante, o frete. Essa talvez seja uma das maiores objeções no e-commerce. Muitos consumidores abandonam o carrinho ao se deparar com o valor do frete. Outros nem continuam a navegar quando percebem que o frete não grátis ou muito alto. 

Uma solução válida nesses casos, é oferecer frete grátis para compras a partir de determinado valor. No fim das contas, o seu custo com frete será recompensado com o aumento das vendas e do ticket médio.

Mas o preço não é o único fator levado em consideração pelo consumidor. O prazo para receber o produto também é essencial. Alguns clientes preferem pagar mais pelo frete e receber a encomenda mais rapidamente.

Além dessas dicas para superar os principais obstáculos de vendas, é importante que você você mantenha a calma em qualquer situação, resolva prontamente os problemas,  demonstre empatia e esteja atento às necessidades do cliente. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo. 

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Post your comment