5 dicas de produção de conteúdo para iniciantes

5 dicas de produção de conteúdo para iniciantes
Valeria Queiroz 31 de julho de 2020 Blog

Atualmente, a produção de conteúdo relevante sobre um segmento específico é uma das estratégias mais potentes para uma empresa para ganhar visibilidade, autoridade de marca e até aumentar as vendas! Quer saber como? Descubra agora.

O topo do Google é extremamente vantajoso quando o objetivo é atrair mais clientes ao negócio e ficar com uma imagem positiva no mercado.

Com cerca de 4 bilhões de usuários diariamente, o principal buscador do mundo é utilizado para diversas finalidades, como: passatempo, pesquisa de informações relevantes e claro, consumo.

Inclusive, toda essa pesquisa pode ser dividida por etapas, que colaboram para fazer esse usuário tornar-se um cliente da sua empresa, e é aí que entra o Marketing de Conteúdo! Quer saber como iniciar a produção de conteúdo para engajar seu público e trazer inúmeros benefícios à sua empresa? Confira agora estas 5 dicas exclusivas!

SEO

SEO é sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Busca e é uma estratégia que caminha junto com conteúdo e traz resultados brilhantes considerando o médio a longo prazo!

A metodologia SEO costuma ser aplicada em sites para que eles fiquem dentro das exigências de ranqueamento e relevância do Google e assim alcancem as primeiras posições das buscas feitas por tempo.

Basicamente, as empresas utilizam práticas de SEO para que seus produtos ou serviços sejam  encontrados com mais facilidade por potenciais clientes, ou seja, o Google é como se fosse uma vitrine.

Na prática funciona assim: uma pessoa está precisando de um dentista e busca no Google algo como “aparelho invisível” a fim de encontrar informações sobre aquele tratamento, como funciona, duração, preço e por aí vai.

Se as técnicas de SEO forem aplicadas ao site/desta clínica, provavelmente terá entre os primeiros resultados da pesquisa um conteúdo relacionado ou mesmo uma “página de compra”. Assim, essa clínica fecha mais um tratamento sem esforços e investindo pouco.

Palavras-chave

As palavras-chave utilizadas na produção do conteúdo são os termos mais procurados pelo público em relação ao seu segmento, produto ou serviço, por isso antes de escolhê-las é preciso conhecer a intenção de busca de busca dele.

Na prática, a palavra-chave é o termo que ocupa um site no topo do Google, a fim de ser encontrada pelo público para encontrar algo relacionado a ele, como uma informação ou mesmo um produto.

Portanto, você deve usar palavra-chave específicas no seu conteúdo. Ou seja, no exemplo acima, a palavra “consultório” não serve de muita coisa, mas aquelas relacionadas aos tratamentos oferecidos, sim, como: aparelho para bruxismo, implante dentário.

Além disso, confira também o volume de busca dessa palavra-chave específica, pois de nada adianta ela ser precisa em relação à busca, mas não ir de encontro à linguagem usada pelo público. Bônus: Google ADs, Ubersuggest e AhRefs são ferramentas que podem te ajudar no processo de escolha e checagem do volume de busca.

Conteúdo assertivo

O conteúdo deve ser em torno das palavras-chave escolhidas por dois motivos: primeiro, dar prioridade à experiência do usuário e em segundo lugar, não ser punido pelo Google.

É muito simples, se a pesquisa inicial daquele usuário é “buraco na gengiva”, fale sobre a patologia, como tratar, quanto custa, quando se deve procurar um periodontista, onde encontrá-lo e por aí vai.

A ideia do conteúdo é solucionar possíveis problemas do seu público, afinal eles vão ao Google também para isso, lembra? Então, para o conteúdo cumprir esse papel faça o seguinte:

  • Pense no longo prazo;
  • Crie conteúdos relevantes para o segmento;
  • Use referências do segmento;
  • Explore o tema central (palavra-chave);
  • Foque na resolução de problemas;
  • Use a linguagem do seu público.

A formatação do site

Muitas pessoas que visitam sites hoje o fazem por meio dos smartphones, então é preciso pensar na experiência desses usuários com o seu site/conteúdo, o que inclusive é um ponto positivo para conquistar o topo do Google.

Procure investir no design responsivo, onde as páginas são pensadas e formatadas para que o conteúdo fique mais compacto, legível e o site carregue mais rápido. Assim, os usuários de smartphones e tablets conseguem acessar seu site com facilidade e consumir seus conteúdos.

Atualização do conteúdo

O conteúdo deve ser atualizado com freqüência para tornar-se relevante também no longo prazo, especialmente se abordarem alguma teoria, tecnologia e preços, por exemplo.

O algoritmo do  Google “olha” para conteúdos atualizados com bons olhos e costumam recomendá-los a outras pessoas, o que faz o seu blog aumentar o  tráfego e possivelmente as vendas Além dessa técnica, os conteúdos atualizados transmitem maior credibilidade para os usuários do seu site, pois eles sentem que estão consumindo algo exclusivo e inovador.

Conteúdo é o segredo para se destacar no mercado atual

Neste conteúdo você descobriu 5 estratégias eficientes e aplicáveis para produção de conteúdos relevantes ao seu público e fazer sua empresa se tornar uma autoridade dentro do seu segmento!

Além disso viu também que usar mecanismos de busca como o Google traz resultados expressivos à sua empresa, já que ele passa a servir como uma vitrine e é encontrado pelo público com mais facilidade e sem custo de investimento.

Portanto, se você visa resultados imediatos o seu Marketing De Conteúdo deve ser trabalhado junto dos Links Patrocinados (ADs), pois fortalecer uma marca no mercado exige um planejamento de longo prazo. Por fim, hoje se vive a era da informação e empresas que não consomem conteúdos ao seu público estão para trás da concorrência.

Leia também: 4 sacadas para criar campanhas mais eficientes no Google ADS

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Valeria Queiroz

Sou publicitária, apaixonada por comunicação e inovação. Em Fevereiro 2012 me tornei empreendedora materna, fundando com o meu esposo a Nairuz - Agência de Marketing Digital, com o objetivo de auxiliar os empreendedores terem resiliência e conquistarem o sucesso em seus negócios. <a href="https://www.nairuz.com.br/" title="Nairuz Consultoria de Marketing Digital"><b>Nairuz Consultoria de Marketing Digital</b></a>,

Comments (2)

  1. Graziely

    Excelentes dicas! Trabalho há algum tempo com produção de conteúdo, mesmo voltado a iniciantes, o artigo dá uma clareada nas ideias e dá para extrair informações valiosas.

  2. Gabriella Oliveira

    Ótimas dicas pra quem está precisando saber mais sobre como iniciar produção de conteúdo, é um assunto bem importante e necessário para a área do marketing em um geral
    Parabéns!!

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