Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Em abril, 81% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet

Não é novidade que após a pandemia por COVID-19, o consumidor mudou seu comportamento de compra. Muitos brasileiros realizaram suas primeiras compras pela internet neste período e, depois disso, adotaram esse meio de compra como favorito. Hoje pesquisam e compram seus produtos de sua própria casa, através de um smartphone.
Apesar da retomada do varejo físico, a utilização do smartphone como um instrumento de compras segue aumentando. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box referente a abril de 2022, 81% dos brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet através do app ou site móvel no último mês.
É importante ressaltar que nesta edição, foram entrevistados 2.033 consumidores brasileiros que acessam a internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, renda mensal e distribuição geográfica desse grupo.
A pesquisa aponta que 93% dos entrevistados já experimentaram comprar pelo celular alguma vez na vida. Deste grupo, 83% afirmam que compram pelo smartphone hoje em dia, mais do que compravam há seis meses atrás e 23% que fazem compras mais de uma vez por semana através de apps.
O chamado “comércio conversacional” também ganhou seu espaço após este período: 64% dos brasileiros com smartphone já compraram através do WhatsApp; 46%, pelo Instagram; e 31%, pelo Messenger.
De acordo com o estudo, 92% dos consumidores móveis no Brasil, estão satisfeitos com a experiência de m-commerce, avaliando com 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5 para a sua satisfação com o serviço.
O que o cliente mais gosta no m-commerce são os descontos, e isso é confirmado por 60% dos consumidores brasileiros. Depois disso vêm o cashback com 52% e entrega no mesmo dia com 32%.
Em relação aos meios de pagamento, esta foi a primeira vez que o Pix ultrapassou o boleto na preferência do brasileiro entre os meios de pagamento. 16% deles preferem pix e apenas 7% boleto, atrás até das carteiras digitais (9%). A principal escolha para o consumidor aqui no Brasil continua sendo o cartão de crédito (67%).
Como podemos observar, a compra pela internet está cada dia mais presente na rotina do consumidor. As inúmeras vantagens que o e-commerce oferece tornam as compras mais atrativas e isso interfere diretamente no lojista, que acaba faturando mais e alavancando seu negócio.
Daiane Caroline
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.