A importância das embalagens para experiência no e-commerce

A importância das embalagens para experiência no e-commerce
Dai 27 de julho de 2020 Blog

Abrir um negócio e obter sucesso é um dos grandes desejos de todo empreendedor. Questões mais amplas como o mix de produtos, estrutura, processos, identidade visual e outros são fundamentais para conquistar isso. 

Mas existem outros detalhes que também devem ser levados em conta para que o posicionamento de marca aconteça. Como é o caso das embalagens para e-commerce.

Apesar de nem todo empreendedor pensar nisso como algo essencial, a embalagem fazer parte da entrega e da experiência do cliente. Ignorar o fato de que ela é um canal de marketing é uma falha que não deve ser cometida. Portanto, confira os benefícios de investir nessa estratégia.

Agregando valor à marca

Ninguém quer receber o produto comprado em uma embalagem amassada e suja. Por isso é tão importante investir em embalagens personalizadas, afinal elas demonstram que se importam com seus clientes e entregam seus itens em segurança. 

Empresas que apostam em alternativas além da simples entrega têm mais chances de se destacar da concorrência. O consumidor verá como a loja virtual se dedica e expressa sua essência através da entrega do produto. Lembre-se que o público é um forte canal de divulgação e será um diferencial para que outros clientes sintam-se seguros em comprar. 

Definindo as boas práticas 

Como vimos, investir em embalagens é uma ótima possibilidade de cativar o cliente e agregar valor aos seus produtos. Se você já se convenceu de que isso é importante, confira algumas práticas para tornar suas embalagens mais atraentes:

Transporte sem danos 

Devido a extensão territorial do país, os produtos podem viajar milhares de quilômetros até chegar ao seu destino, podendo sofrer danos. A responsabilidade para que a embalagem se mantenha inteira não é apenas da transportadora, mas também do e-commerce. Por isso é tão importante escolher uma embalagem que além de bonita, mantenha o produto intacto.

Para entregar o produto em perfeitas condições, existem alguns materiais que protegem as mercadorias, como: caixas de papelão, envelopes em papel kraft, envelopes plásticos de segurança, plástico bolha, almofadas de ar, papel fragmentado, placas de isopor etc. Faça testes e descubra quais funcionam para você.

Personalização 

Uma embalagem bonita, um produto bem embalado, um cartão de agradecimento, brindes, cupons, mimos etc, são formas de personalizar a entrega e mostrar pessoalidade. Caixas de papelão ou pacotes sem identificação não empolgam o cliente. 

A personalização é um dos fatores responsáveis pela fidelização do consumidor e pelo sucesso do e-commerce. Explore as datas comemorativas para fazer pacotes diferentes que impressionem o consumidor receber sua encomenda. 

Cinco sentidos 

O primeiro contato real do consumidor com seu produto acontecerá quando o pacote chegar em suas mãos. Usar os sentidos para melhorar essa experiência e será muito positivo. 

Uma embalagem com toque agradável, com recursos visuais que identificam a marca e com um cheiro característico, por exemplo, certamente conquistará o cliente. Os detalhes contam muito para o sucesso da estratégia.

Preço x qualidade

Você não precisa criar embalagens sofisticadas e exuberantes para cativar o cliente. A simplicidade muitas vezes é suficiente para demonstrar os cuidados que a mercadoria e a embalagem receberam durante todo o processo. É possível investir em embalagens de qualidade e personalizadas sem ter grandes gastos. 

Pesquisas de satisfação 

A opinião dos consumidores é fundamental para manter seu e-commerce no mercado. É preciso saber lidar com críticas e sugestões dos clientes, caso contrário poderá afastar os visitantes. 

As pesquisas de satisfação conseguem bons insights de como o público enxerga sua loja e o que pode melhorar. Além de avaliar o atendimento e o produto, o consumidor pode dizer como se sentiu ao receber a embalagem e isso será um termômetro para você avaliar se deve mudar ou manter a forma de entrega atual.

Existem vários aspectos que contribuem para o sucesso de uma loja online. Muitas vezes, as embalagens para e-commerce são subestimadas e esquecidas, mas como vimos, são essenciais para o posicionamento de uma marca no mercado. Se ainda não deu atenção merecida a esse aspecto, talvez essa seja a hora de começar.

Daiane Caroline

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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