As principais tendências de e-mail marketing que você precisa conhecer

As principais tendências de e-mail marketing que você precisa conhecer
Signativa 19 de setembro de 2017 Blog

Muitas tecnologias relacionadas aos meios de comunicação vêm surgindo ao longo dos anos. Em termos de veículo, não é difícil encontrar novas maneiras para falar com os clientes sobre ações comerciais ou relacionamento, entretanto, o tradicional e-mail marketing continua sendo uma das mais usadas ferramentas para alcançar o público.

Segundo estudos da McKinsey & Company Institute, instituto dedicado a pesquisas e que funciona como braço da empresa de consultoria norte americana McKinsey, os funcionários das empresas chegam a passar em média 13 horas da jornada semanal do trabalho realizando checagens em suas caixas de e-mail. Já o Marketing Sherpa, site especializado em estudos e pesquisas sobre marketing, publicou, ainda no ano de 2015, que 72% dos consumidores escolhem seus e-mails como principal canal de comunicação para receber informações de empresas.

Esses números atestam o poder do e-mail marketing e fazem com que lojistas e profissionais de e-commerce precisem estar atualizados com as melhores boas práticas e principais tendências que o canal já usufrui ou passará a utilizar.

E-mail marketing com design clean

O design do e-mail marketing vem mudando ao longo dos anos. Com objetivos cada vez mais claros, é comum que ele elimine informações que podem confundir, dispersar ou tirar o foco do que é principal, no objetivo de ser mais direto.

O mais comum, atualmente, é contar com design clean, com imagens e ilustrações que contextualizam e chamam a atenção do usuário para a mensagem, passando também um aspecto de e-mail mais útil e não apenas uma propaganda.

Essa característica se completa quando falamos de algumas outras tendências como:

E-mail marketing com design clean e mensagens interativas

Não basta apenas ter um e-mail marketing bonito, ele precisa convidar o usuário a participar. Quando se fala de design clean, significa que a diagramação do e-mail e seus elementos estão todos conversando harmoniosamente sem excessos e informações supérfluas.

Ao mesmo tempo, isso não significa que o seu e-mail marketing precisa eliminar informações, mas, sim, que ele precisa: primeiro, eliminar informações que não são importantes e, segundo, criar uma maneira que o cliente interaja com o e-mail para conseguir mais detalhes.

E-mails navegáveis, com menus, carrosséis e galerias, por exemplo, são opções para trazer interação, entregando pequenas conquistas e descobertas ao usuário, podendo incitá-lo ao clique e entender mais sobre seu comportamento.

E-mail marketing precisa entregar conteúdo relevante

Um e-mail marketing com design clean e informações que não são importantes para o cliente cria apenas uma ruptura na comunicação. Ainda que belo, organizado e convidativo, o material oferecido simplesmente não o atrai.

Essa ruptura é corrigida com a entrega de conteúdo relevante. Se o design é “direto”, as informações também precisam ser. Entregar o conteúdo útil é o caminho para fazer com que o leitor permaneça no e-mail aberto e seja captado pela mensagem.

Chegar a este resultado, no entanto, requer não apenas a capacidade de fazer bons conteúdos, mas de fazer bons conteúdos para aquele usuário. Para tal, é preciso conhecer a sua base e investir em análises (uma prática essencial para utilizar o e-mail marketing com inteligência).

E-mail marketing deve ter foco no mobile

Esta, na verdade, é a confirmação de uma tendência que está presente em todas as áreas, já que o smartphone se tornou o principal suporte para conferência e leitura de e-mail ao longo dos últimos anos.

Segundo a Litmus, ferramenta de criação, teste e análise de e-mail, a taxa de abertura de e-mail no smartphone chega a 53%. Tais números mostram que as telas dos desktop e notebook diminuíram em relevância e é impossível ignorar o celular.

Isso é notório, também, por todas as principais tendências para e-mail marketing beneficiarem o dispositivo móvel, fazendo da evolução do canal como algo que atende ao celular.

A importância da personalização do e-mail marketing

Assim como o próprio inbound marketing, o reconhecimento do cliente é essencial para entregar um material que seja relevante. A personalização também faz parte desta estratégia e promete ser cada vez mais importante na ferramenta.

Esta é uma tendência que se destina não apenas aos clientes que precisam ser adquiridos, mas também à própria base, funcionando como uma melhoria para a retenção dos usuários. Conhecer o cliente e oferecer para ele exatamente o que ele precisa é uma abordagem considerada humanizada, mas que, assim como outros elementos, como a entrega de conteúdo relevante, é preciso conhecer quem é exatamente o seu cliente – possível apenas através da análise dos dados.

Automatização de plataforma de e-mail marketing

Uma prática que também já deixou de ser uma tendência para ser um fato sobre como as empresas devem contatar seus clientes. A automação é a melhor maneira para conseguir manter o fluxo de disparo de e-mails marketing seguindo processos pré-determinados, evitando ao máximo deslizes básicos e importantes.

Além disso, nos dias atuais, já se tornou antiquado tratar o disparo de e-mails de forma manual. É preciso utilizar ferramentas que sejam capazes de executar o aprendizado que a empresa teve acerca do cliente e, com isso, possibilite que que a inteligência e as análises sejam postas em práticas. Um exemplo simples é programar uma ferramenta para que os disparos de e-mail marketing sejam feitos de acordo com a periodicidade que os clientes mais costumam abrir as mensagens.

Sempre use HTML5 no e-mail marketing

Design, personalização, visual clean e interatividade. Tudo isso é possível nos e-mails marketing através de uma sigla simples: HTML5. Se, nos dias atuais, por algum motivo, sua loja ainda não utiliza o HTML5, saiba que é muito possível que esteja perdendo clientes.

O HTML5 é versátil, rápido e, atualmente, interpretado de modo correto por todos os principais clientes de e-mail, garantindo que a mensagem não chegue desconfigurada na ponta.

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