10 dicas para começar a vender pela internet

10 dicas para começar a vender pela internet

Vender pela internet continua sendo uma ótima opção. De acordo com o relatório WebShoppers 2015, realizado pela empresa E-bit, as vendas do comércio eletrônico brasileiro em 2014 superaram as expectativas. A pesquisa revelou que o faturamento do setor de bens de consumo foi de R$ 35,8 bilhões. O número que representa um crescimento de 24% em relação ao faturamento do ano passado.

Estima-se que neste ano de 2015, o e-commerce brasileiro fature R$ 43 bilhões, 20% a mais em relação ao ano anterior. Portanto, essa é a hora perfeita para tirar aquele seu projeto antigo do papel. Se você ainda não tem ideia por onde deve começar, acompanhe nossas dicas e mãos à obra!

01. Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento utilizado para expor os objetivos de um negócio e definir sua estratégia de atuação. Ele auxilia o empreendedor a entender os prós e contras de cada ideia e a calcular os investimentos que deverão ser feitos.
Informações sobre o ramo de atuação de sua loja virtual, produtos que serão comercializados, concorrentes e fornecedores, também são essenciais em um bom plano de negócios.

02. Informe-se sobre e-commerce

Informação é poder quando se trata de vender pela internet. Antes de abrir seu próprio negócio, faça todas as pesquisas e treinamentos necessários. Participe de workshops, palestras, cursos e converse com pessoas que já tenham experiência com lojas virtuais.

03. Tenha uma loja de fácil entendimento

Um bom layout é fundamental para o sucesso de toda loja, porém, isso não quer dizer que ela precise ter um detalhe em cada centímetro. Organização e objetividade são as palavras-chave para uma loja de fácil entendimento. O importante é não deixar seu cliente confuso e/ou perdido.

04. Organize seus produtos por categorias

As categorias servem para organizar sua loja e situar os clientes dentro dela. Nenhum consumidor gosta de procurar por produtos durante horas, por isso, eles devem estar devidamente separados por categorias.

05. Seja honesto com seus clientes

“Passar a perna” em seus clientes não é sinônimo de esperteza e muito menos de lucro. Cedo ou tarde, sua loja passará a ter uma má reputação e será difícil reverter essa imagem. Pense antes de aplicar promoções e prometer fretes em prazos curtos. Só prometa o que realmente pode cumprir.

06. Facilite o atendimento

Em sua loja virtual, deixe telefones e e-mails para contato em locais visíveis. Para manter um bom relacionamento com seus clientes, não demore para respondê-los e mostre-se sempre educado e atencioso. Seja o mais “humano” possível – trate o cliente pelo nome e livre-se das respostas prontas. Isso trará mais credibilidade à loja.

07. Dê informações detalhadas sobre os produtos

Se você quer ter sucesso ao vender pela internet, dê informações detalhadas sobre seus produtos. Informe os preços, tamanhos, cores, formas de pagamento e de entrega de seu produto, deixando tudo isso bem claro ao cliente. Insira fotos reais e de qualidade na descrição, e se possível, demonstre os detalhes de sua mercadoria.

08. Mantenha sua loja atualizada

Busque novos produtos e troque os banners da página inicial regularmente. O cliente está sempre procurando por novidades e uma loja que nunca é atualizada, automaticamente é deixada de lado.

09. Divulgue sua loja

Crie um blog para falar sobre assuntos pertinentes a respeito de sua loja e seu ramo de atuação. Tenha uma presença ativa nas redes sociais, como: Twitter, Instagram e Facebook. Use-as para interagir com seus clientes, criar promoções, e esclarecer dúvidas, ao mesmo tempo em que divulga seu negócio. Em todas essas atividades, tome cuidado com erros ortográficos. Um bom texto faz toda a diferença.

10. Aposte no pós-venda

Manter o cliente satisfeito é de extrema importância para a boa imagem de sua loja virtual. Envie e-mails de agradecimento ou mensagens em seu aniversário, oferecendo algum desconto, por exemplo. Tudo isso conta para o sucesso de suas vendas.

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