5 erros básicos de quem começa uma loja Magento

5 erros básicos de quem começa uma loja Magento

Se você está pensando em abrir uma loja ou quer trocar de plataforma, o Magento sem dúvida é a melhor escolha. Apesar de todas essas vantagens, se você não tomar cuidado com alguns pontos, sua loja virtual pode não alcançar o sucesso esperado. Infelizmente isso ocorre com bastante frequência, pois existem vários fatores que podem contribuir para o fracasso. Mas calma, temos algumas dicas que irão te ajudar a identificar os 5 erros básicos mais comuns nessa plataforma.

1. Não ter um layout de qualidade

Um dos erros básicos mais graves cometidos em um e-commerce é não investir em um layout de qualidade. Os consumidores são altamente visuais e exigentes, sendo assim, você tem pouco tempo para despertar o interesse na navegação de sua loja.

O design agrega valor e te faz ser lembrado. Manter uma identidade consistente, bom gosto na escolha dos banners e uma paleta de cores harmônicas, faz toda a diferença. O layout precisa ser atualizado constantemente: o que era considerado um bom design há alguns anos, hoje pode ser ultrapassado. Por este motivo, é importante sempre acompanhar as novas tendências.

UX: User Experience/Experiência do Usuário

Na Experiência do Usuário, o cliente precisa estar confortável durante todo o processo comercial. Na área de interação da loja virtual (interface), ele não deve se sentir perdido ou hesitar em clicar, pois isso pode fazer com que ele desista da compra.

O UX design não compreende apenas fatores ligados à interação do usuário com a interface da loja virtual, mas também todos os pontos de contato do cliente com a loja, desde o momento em que entra nela, até quando recebe a mercadoria. Em outras palavras, o UX abrange a experiência total do cliente e a maneira com que ele se relaciona com a marca.

Usabilidade

O processo de navegação deve ser o mais natural possível, mas sempre com o mesmo objetivo: fazer o consumidor finalizar a compra. Para isso, um bom layout deve ter um visual agradável, cores de destaques e ações, evitar informações desnecessárias e destacar as relevantes, além de dar constantes feedbacks sobre as ações realizadas.

2. Não investir em Marketing

O Marketing é de extrema importância para quem tem ou deseja ter uma loja virtual, pois está totalmente ligado às vendas. Não investir de marketing é um dos erros básicos de quem começa uma loja virtual. Muitas empresas acreditam que isso não é importante e este é o primeiro “custo” cortado quando ocorre uma crise ou transição. O que precisamos compreender é que quem não é visto, não é lembrado e consequentemente não vai vender. O Magento é uma plataforma robusta e com muitas funcionalidades que podem ser exploradas, porém, sem divulgação sua loja não terá sucesso.

Como ser visto

Existem algumas práticas que irão ajudá-lo a ganhar visibilidade no mercado virtual. Podemos tomar como exemplo o Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa, mais conhecido como SEO. Essa prática é um conjunto de técnicas que são utilizadas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos buscadores (Google). Seu principal objetivo é tornar o site amigável para os buscadores, utilizando palavras-chave para que ele fique melhor posicionado.

O Magento é uma plataforma que já oferece recursos para auxiliar no SEO da sua loja. Dentro do painel administrativo, na página de catálogos de produtos, existe uma opção chamada Mecanismos de Busca (SEO). Neste campo, algumas Meta-Tags podem ser inseridas, o que é de extrema importância para obter um bom posicionamento na web.

Onde divulgar

Muitas empresas ficam confusas quanto as ferramentas ou anunciantes que devem utilizar para divulgar seus produtos e sua loja. As duas ferramentas mais comuns para divulgação são o Google Adwords e o Facebook Ads.

Relacionamento gera vendas

O bom relacionamento é uma das mais antigas formas de fidelizar e manter um cliente. Falando de comércio eletrônico e relacionamento com o consumidor, não podemos deixar de lado as redes sociais. Além da divulgação, existe a interação com o internauta, o que permite que ele exponha sua opinião. Se quiser começar a trabalhar com redes sociais, você terá que dedicar tempo para fazer um planejamento.

3. Falta de comunicação e atendimento ao cliente

A falta de comunicação também é um dos erros básicos de quem começa um e-commerce. Após a compra, o cliente gostará de ser informado da localização de seu produto e prazo de entrega. Quando a mercadoria chegar é muito importante que exista um pós-venda, assim você terá um feedback em relação aos produtos e atendimento prestado. Isso fará com que o consumidor se sinta importante.

Dicas para um bom atendimento

Atualmente, o cliente não espera muitos dias para ter uma resposta. Se ele não tem uma retorno rápido, logo vai procurar outra loja para efetuar sua compra. O atendimento através de telefone, e-mail ou chat são fundamentais. Mesmo que ele não vá utilizar o telefone, o fato de aparecer um número para contato no site já transmite segurança.

4. Não fazer uma pesquisa de mercado

Muitas empresas abrem um e-commerce e se decepcionam quando não há faturamento. Isso porque algumas delas nem se deram conta de que neste nicho de mercado, já existe um grande número de lojas que vendem o mesmo produto. Não fazer uma pesquisa de mercado pode ser um dos erros básicos ao abrir um e-commerce.

Para atuar no mesmo segmento de inúmeras lojas, você precisará de um diferencial. Em um mercado totalmente competitivo e com tantas ofertas, o cliente fica indeciso e se não vê nenhuma vantagem, pode decidir não comprar. Também é importante avaliar seus principais concorrentes – saber quais são seus pontos fracos e fortes.

5. Contratar empresas inexperientes para a implantação

Tratando-se de Magento, é muito importante pesquisar antes de escolher a empresa que fará a implantação de sua loja virtual. Sem dúvida o Magento é a melhor plataforma para se trabalhar, porém, pode ser bem complexa se você não tiver o conhecimento de suas funcionalidades e limitações.

No mercado de e-commerce, assim como em outras áreas, existem empresas aventureiras que começam a trabalhar com Magento para atrair mais clientes. Essas empresas não têm capacitação, experiência e não sabem utilizar a plataforma. Em muitos dos casos, após começarem um projeto não conseguem atender a demanda de manutenção e acabam repassando o cliente para outra empresa especialista.

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