7 sugestões para ser mais produtivo ao trabalhar em casa

7 sugestões para ser mais produtivo ao trabalhar em casa

É cada vez mais comum ver pessoas deixando os convencionais escritórios para trabalhar em casa, principalmente em grandes metrópoles onde os carros estão tomando conta de cada metro quadrado. O tráfego intenso nas rodovias, gera diariamente grandes congestionamentos e desperdício de tempo de quem faz parte desta rotina.

Baseado nisso, muitas empresas estão se adaptando a esta realidade e abrindo possibilidade para que os seus colaboradores possam trabalhar no conforto dos seus lares. Se este é o seu caso, confira algumas sugestões que separamos para que você possa aproveitar este benefício de forma mais produtiva.

Defina onde deseja trabalhar

Apesar de estar trabalhando no conforto da sua casa, é importante que você defina um espaço apropriado para realizar seu trabalho. Ficar jogado no sofá ou deitado na cama com o notebook em mãos vai deixá-lo propenso à distrações ou até mesmo cochilos indesejados. Por isso é importante definir seu espaço, pois você conseguirá trabalhar de forma tranquila e mais produtiva.

Se você for trabalhar em casa, é importante ter o seu local de descanso. Um lugar que seja diferente da sua estação de trabalho, um sofá ou uma poltrona aconchegante são ideais. De preferência um local com pouca luz, afinal, trabalhar o dia todo no computador pode prejudicar a sua visão. Portanto, aproveite os intervalos e descanse.

Distrações acabam com a sua produtividade

Tenha muito cuidado com as distrações, elas podem colocar tudo a perder. Com tantas redes sociais, vídeos e muitas outras distrações que a internet nos oferece, é realmente muito difícil se manter focado o tempo todo. Além disso, você está em casa, existem outras inúmeras formas de se distrair, desde crianças e familiares pedindo atenção como a tentação de manter a TV ligada como “companhia”.

Existem algumas dicas que são muito úteis para quem vai trabalhar em casa. Comece o dia preparando sua lista de afazeres, separe seu horário mais produtivo para as tarefas que requerem maior atenção e deixe as mais repetitivas para o final. Entre uma tarefa e outra, reserve de 5 à 10 minutos para navegar sem culpa ou comer alguma coisa, afinal, ninguém é de ferro não é mesmo?

Vista-se como se fosse trabalhar em um escritório

Agora você deve estar se perguntando: mas o grande barato de trabalhar em casa não é justamente poder usar pijama ou minhas roupas batidas se eu quiser? Tudo bem, isso até parece tentador, porém, não é saudável para o seu corpo ou mente.

Acorde um pouco mais cedo, vista-se como se estivesse indo para uma reunião de negócios ou como se fosse trabalhar em um escritório. Isto certamente irá mudar sua mentalidade para o dia, agora que você vai trabalhar em casa, vai conseguir realizar suas tarefas com a mesma seriedade que executaria em um escritório convencional.

A equipe do site A Life of Productivity (Uma Vida de Produtividade), fez um experimento e descobriu que a forma de se vestir está diretamente ligada à produtividade, veja:

  • As roupas são simbólicas e afetam a forma como você se sente. As pessoas têm a tendência de se cercar com objetos que solidificam a forma como elas se sentem. As roupas não são, definitivamente, nenhuma exceção a essa regra.
  • Quanto mais tempo você dedicar à sua aparência, maior será a sua motivação para “fazer algo”. Isso é bastante útil e lhe torna mais produtivo quando você for interagir com mais pessoas, como em um evento ou uma festa, por exemplo.
  • Você pode dividir a sua vida profissional da pessoal mudando as suas roupas quando chegar em casa. Isso ajuda a separar o seu trabalho da vida particular.

Decoração do seu espaço de trabalho

Evite exageros, para trabalhar em casa, menos é mais quando se trata de decoração. Evite aqueles retratos da família e amigos na sua estação de trabalho. Sabemos que eles são inspiradores, mas com o tempo elas passam a fazer parte da paisagem. Portanto, opte por uma boa iluminação, plantas e objetos decorativos que te inspirem tanto quanto estas pessoas, mas que também possam auxiliar na sua produtividade.

Tenha móveis ergonômicos

Nada mais desagradável do que passar horas a fio sentado em uma cadeira ruim, não é mesmo? O corpo começa a doer e a produtividade cai, por isso, se possível invista em móveis ergonômicos para o seu local de trabalho. Uma boa cadeira e uma mesa na altura ideal irão colaborar para uma maior produtividade e sua coluna também vai agradecer.

Saia de casa

Isso mesmo, saia de casa! O isolamento de trabalhar em casa pode ser torturante e causar baixa na sua produtividade. Escutar apenas o som das notificações do seu celular, a TV ou uma música pode te desmotivar. Uma forma de resolver isso é marcar reuniões externas com clientes para apresentar seu trabalho. Se reunir com colegas da área para se atualizar das novidades do seu setor, respirar novos ares faz bem e mantém produtividade em alta.

Trabalhar em casa é bom, mas saiba a hora de parar

Você precisa saber quando é a hora de parar e desligar. Não faz mal fazer uma pausa, assistir algumas horas de Netflix, parar para se exercitar ou fazer o que der vontade. Principalmente se você trabalha com raciocínio lógico ou criatividade como é o caso dos programadores e designers, tem momentos que as ideias param de surgir e o melhor a se fazer é parar e se desligar. Naturalmente quando você voltar ao trabalho, as ideias irão fluir mais facilmente.

Agora que já mostramos as 7 sugestões para ser mais produtivo ao trabalhar em casa, é importante que você coloque em prática. Pode ser que no começo seja um tanto quanto complicado se adaptar às mudanças, mas acredite, à longo prazo vai valer apena. Caso você utilize alguma outra técnica para manter a produtividade alta trabalhando em casa, compartilhe com a gente, vamos adorar saber!

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.