7 erros comuns de checkout no e-commerce

7 erros comuns de checkout no e-commerce

Todo lojista sabe que o processo de checkout no e-commerce deve ser muito bem elaborado. Uma boa página de finalização do pedido, pode ser responsável pelo aumento considerável das vendas. Mesmo sabendo disso, muitas lojas ainda pecam no momento de oferecer uma boa experiência de compra aos clientes. Portanto, elaboramos uma lista com os 7 erros mais comuns de checkout, repleta de dicas para você não cometê-los.

1. Muitas etapas para finalizar a compra
Um dos erros mais comuns de checkout no e-commerce, é inserir muitas etapas até a finalização da compra. Ninguém gosta de preencher formulários extensos, principalmente se houver campos irrelevantes. Por isso, não torne o processo de compra chato e burocrático. Pergunte somente o que for extremamente necessário e utilize uma linguagem simples e objetiva.

2. Não ter um checkout transparente
O checkout transparente é uma forma de realizar o pagamento sem sair da página. Quando o cliente é levado até outro site para finalizar a compra, ele pode se sentir inseguro e começar a duvidar da credibilidade da empresa. A alternativa para evitar esse erro, é investir em gateways de pagamento que façam o usuário permanecer no ambiente da loja. Certamente, isso irá ajudar a reduzir o número de carrinhos abandonados.

3. Formulários difíceis
O checkout no e-commerce precisa contar com formulários que sejam facilmente compreendidos pelo cliente. Eles não devem conter informações demais, ou áreas mal organizadas e confusas. Também é importante inserir dicas e textos que ensinem o usuário a preencher determinados campos. É preciso ter em mente que para chegar até o final do processo, o usuário não pode ter nenhuma dúvida.

4. Poucas opções de pagamento
Uma das vantagens de comprar em uma loja online, é justamente a comodidade que a web proporciona. É essencial lembrar que essa sensação de conveniência deve ser estendida aos meios de pagamento. Ofereça diversas opções ao cliente, para que ele não resolva abandonar o carrinho por não encontrar o método adequado. Algumas pessoas preferem comprar com cartão de crédito e outras com boleto bancário. Respeitar essas preferências pode fazer com que você tenha uma taxa de conversão muito maior. Tenha isso em mente.

5. Não investir em segurança
É natural que alguns clientes fiquem apreensivos ao comprar algo pela internet. Portanto, o papel de sua loja virtual é mostrar que eles podem confiar em você. Uma das melhores formas de fazer isso é inserir selos de segurança e cadeados na página. Além de deixar seu e-commerce mais seguro, esses certificados também aumentam a credibilidade da empresa.

6. Não possuir uma página de finalização
Outra maneira de passar segurança ao consumidor, é criar uma página de confirmação da compra. Certifique-se de informar o número do pedido, código de rastreamento e demais informações sobre como ele pode acompanhar o andamento da entrega de sua mercadoria. Não se esqueça de agradecê-lo e de fornecer os canais de atendimento da loja. Isso tornará o processo de checkout muito mais confiável para o cliente.

7. Falta de suporte mobile
De nada adianta seguir todos os passos anteriores, se você não tiver uma loja responsiva. Um dos erros mais fatais de checkout no e-commerce, é justamente a falta de suporte mobile. Atualmente, muitos clientes realizam suas compras pelo celular. Logo, se o site não for adaptado, você perderá vendas.

Como você viu, criar uma boa página de checkout no e-commerce requer esforço e escolhas inteligentes. Mas todo o trabalho é recompensado, pois os dois lados saem ganhando e os resultados podem ser surpreendentes. Reveja o processo de finalização de compra de sua loja e siga nossas dicas. Apostamos que o número de carrinhos abandonados irá diminuir.

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