7 motivos para migrar de plataforma e obter sucesso em sua loja virtual

7 motivos para migrar de plataforma e obter sucesso em sua loja virtual

Um dos grandes desafios de qualquer loja virtual é manter o constante crescimento das vendas. Por este motivo, contar com uma boa plataforma de e-commerce é crucial. Se a sua loja não está performando conforme o esperado, talvez seja a hora de pensar em migrar de plataforma.

Neste post separamos 7 elementos que vão te ajudar a avaliar se sua plataforma está adequada para o momento do seu negócio. Confira.

#1 – Flexibilidade para modelos de negócios

O caminho natural de muitas lojas virtuais é começar a operação com modelos de venda tradicionais. Em um  segundo momento, as empresas buscam estratégias para expandir o negócio. Isso pode acontecer por meio de clubes de assinatura, vendas para atacado (B2B), atacado e varejo (atacarejo) entre outros modelos de negócio.

Por isso, é importante avaliar se a sua plataforma está pronta para esta evolução. Ter uma plataforma robusta ajudará a escalar o seu negócio e reduzir custos operacionais.

#2 – Omni-channel

Omni-channel é uma das grandes tendências no varejo. Neste modelo de negócio, o cliente conhece o produto na internet e compra na loja física, ou vice-versa.

Integrar o estoque da loja virtual com o da loja física, permitir que seu cliente compre pela internet e retire o pedido diretamente no balcão ou ainda, poder controlar múltiplas lojas são funcionalidades presentes no omni-channel.

Além disso, com o omni-channel você aumenta suas possibilidades de conversão. Veja bem, um consumidor que comprou pelo celular e optou por retirar o produto na loja física, gera uma nova oportunidade de vendas ao ser impactado por outras promoções. Além disso, vai gerar uma economia no seu processo de logística. E então, sua atual plataforma permite que você leve o omni-channel aos seus consumidores?

#3 – Capacidade de integração com ERP’s

Quando se está começando um novo negócio, é bastante comum não dar atenção à este assunto. À medida que o volume de vendas aumenta, operar o ERP manualmente passa a ser inviável e aumenta significativamente as chances de erros operacionais.

Além do ERP, existem outras integrações bastante importante nos dias atuais. Marketplaces, comparadores de preços e recuperadores de carrinho abandonado são algumas ferramentas que visam aumentar a conversão da sua loja.

#4 – Flexibilidade para criação de promoções

Ter controle total sobre as promoções é fundamental, esse processo precisa ser flexível. Poder conceder desconto para a primeira compra, fazer alguma ação para recuperar carrinhos abandonados ou aplicar desconto para um determinado produto, categoria ou marca é fundamental. É importante que a gestão de promoções da sua plataforma comporte as estratégias do seu negócio.

#5 – Flexibilidade para customização de layout

Geralmente quando se está começando, os lojistas acabam optando por utilizar layouts prontos para economizar e validar o negócio primeiro. Depois de algum tempo, o layout passa a ter uma importância maior, afinal, é a imagem do seu negócio que está em jogo. É importante que a plataforma possua recursos que viabilizem a customização do seu layout, desde o gerenciamento de páginas e banners até a criação de landing pages promocionais.

#6 – Recursos avançados

A escassez de recursos é uma das principais barreiras de crescimento das lojas virtuais. No começo, você não vai dar importância para a quantidade de funcionalidades que sua loja possui. Entretanto, conforme o negócio for amadurecendo, você entenderá como é importante poder contar com recursos avançados para apoiar o crescimento do seu negócio.

Sua atual plataforma é completa o suficiente para oferecer ferramentas avançadas? Se a resposta for não, então está na hora de considerar migrar de plataforma.

#7 – Evoluções constantes

Quando foi a última  vez a sua plataforma recebeu uma atualização? Pergunte ao seu fornecedor quais foram as atualizações nos últimos meses e se existe alguma frequência pré-estabelecida de atualizações. Além disso, procure saber se você terá que pagar por elas.

Se sua plataforma é do tipo SaaS (Software como Serviço), fique atento para entender se ela não é Single tenant. Nesse modelo, o fornecedor garante que a sua plataforma esteja sempre na última versão, mas não que todos possuem o mesmo código fonte. Isso vai gerar lentidão nas atualizações.

Procure entender como funciona o processo de manutenção da plataforma. Quando uma falha é identificada, ela é corrigida automaticamente para todos os clientes ou somente para quem reportou? Se a correção for para todos, fique tranquilo pois o fornecedor não medirá esforços para solucionar a falha no menor tempo possível.

Agora você já tem uma boa base de comparação para decidir se é o momento para migrar de plataforma. Se quiser saber como o Signashop pode te ajudar aumentar suas vendas, clique aqui e fale agora com um dos nossos especialistas.

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