8 ferramentas para redes sociais que você precisa conhecer

8 ferramentas para redes sociais que você precisa conhecer

As redes sociais têm um papel fundamental em qualquer campanha de marketing. Se você possui uma loja virtual, a presença em sites como Facebook, Instagram ou Twitter é fundamental para uma divulgação correta de sua marca. Porém, mesmo sabendo da importância de manter todas as informações atualizadas, algumas empresas acabam pecando nas postagens, deixando as contas “abandonadas” por dias. Isso acontece por diversos motivos, e a falta de tempo é um deles. Pensando em ajudar as pessoas mais ocupadas – e as mais práticas também – a economizar tempo e otimizar suas ações, preparamos uma lista com 8 ferramentas para redes sociais que merecem atenção.

1. Google Analytics

 

ferramentas para redes sociais
Foto: Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de monitoramento mais utilizadas da atualidade. Com ela, é possível monitorar todos os dados do seu site e analisar dados como acessos, origem desses acessos, localidade, tempo de navegação no site, taxa de rejeição, entre outras coisas. A ferramenta também permite que você avalie vendas e conversões, informações que são importantes para o planejamento estratégico da empresa.
Quanto custa: gratuito.

2. Buzzsumo

 

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Foto: Buzzsumo

Se você trabalha com marketing de conteúdo, o Buzzsumo é uma das ferramentas para redes sociais que deve experimentar. Isso porque além de monitorar sua audiência, o site pode ser utilizado para criar pautas. Você pesquisa os tópicos que estão sendo mais comentados em seu segmento de atuação e pode criar textos baseados nisso. Também é possível realizar buscas de acordo com cada plataforma, para descobrir quais são os assuntos que geram mais engajamento no Facebook ou Twitter, por exemplo.
Quanto custa: gratuito, mas a ferramenta oferece planos com mais recursos.

3. Free Review Monitoring

 

ferramentas para redes sociais
Foto: Free Review Monitoring

O Free Review Monitoring é uma ferramenta muito importante para lojas virtuais, pois ela monitora todas as avaliações que os usuários escrevem sobre elas na internet. O site funciona de uma forma bem simples: você recebe um alerta toda vez que um review sobre sua empresa for publicado em redes como Reclame Aqui, Yelp ou Foursquare. Saber o que os clientes estão falando da marca é fundamental para entender seus pontos fracos e fortes. Além disso, o Free Review Monitoring te ajuda a ficar atento para responder o consumidor sempre que houver algum problema.
Quanto custa: gratuito, mas a ferramenta oferece planos com mais recursos.

4. Hootsuite

 

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Foto: Hootsuite

O Hootsuite é mais uma das ferramentas que merecem a sua atenção. Com ela, você consegue acompanhar e monitorar todas as redes sociais da empresa ao mesmo tempo. É possível agendar posts para diferentes plataformas, responder comentários ou mensagens, encurtar URLs e acompanhar resultados, tudo sem sair do painel do Hootsuite. Essa centralização de informações é essencial para quem deseja economizar tempo, mas tem muitas contas para gerenciar.
Quanto custa: a ferramenta é paga, mas existe um período de teste gratuito.

5. Fanpage Karma

 

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Foto: Fanpage Karma

O Fanpage Karma é uma ferramenta para monitoramento e análise de mídias sociais. Ele te ajuda a engajar os seguidores e fornece informações valiosas para as estratégias dos perfis de redes como o Facebook, Twitter ou YouTube. No Fanpage Karma, você consegue saber qual é a melhor hora para postar algo, os posts que receberam mais engajamento, perfis influentes, entre outras coisas.
Quanto custa: a ferramenta é paga, mas existe um período de teste gratuito.

6. IFTTT

 

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Foto: IFTTT

Com certeza, o IFTTT é um serviço que você precisa conhecer. Disponível para web, Android e iOS, a ferramenta permite que conexões sejam criadas a partir de declarações simples. Por exemplo, você pode criar ações como “enviar e-mail quando um novo comentário no Facebook aparecer” ou “atualizar minha foto de perfil do Twitter assim que trocar a do Facebook”, entre outras coisas. É possível automatizar seus processos e gerenciar as redes sociais de uma forma bem mais simples.
Quanto custa: gratuito.

7. Schedugram

 

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Foto: Schedugram

Se você gosta de utilizar o Instagram em suas estratégias de marketing, mas ainda não criou o hábito de alimentar o perfil frequentemente, o Schedugram pode te ajudar. Com ele, você pode programar suas fotos com antecedência e economizar um bom tempo de trabalho. As fotos ou vídeos são enviadas e editadas através do seu navegador e a ferramenta permite que os conteúdos sejam programados para várias contas.
Quanto custa: a ferramenta é paga, mas existe um período de teste gratuito.

8. Canva

 

ferramentas para redes sociais
Foto: Canva

Para quem não tem muita habilidade com design, o Canva é a ferramenta perfeita. Ele permite que você crie imagens para redes sociais, com templates que já estão no tamanho adequado para cada plataforma. Também é possível criar infográficos, relatórios, ilustrações para posts, entre outras diversas coisas. O Canva oferece uma solução rápida para quem deseja criar artes interessantes em poucos minutos.
Quanto custa: gratuito.

Como você percebeu, algumas ferramentas para redes sociais podem fazer muita diferença em uma estratégia de marketing. Escolha uma – ou várias – delas, otimize seu tempo e conquiste os melhores resultados para sua loja virtual.

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