As principais tendências de e-mail marketing que você precisa conhecer

As principais tendências de e-mail marketing que você precisa conhecer

Muitas tecnologias relacionadas aos meios de comunicação vêm surgindo ao longo dos anos. Em termos de veículo, não é difícil encontrar novas maneiras para falar com os clientes sobre ações comerciais ou relacionamento, entretanto, o tradicional e-mail marketing continua sendo uma das mais usadas ferramentas para alcançar o público.

Segundo estudos da McKinsey & Company Institute, instituto dedicado a pesquisas e que funciona como braço da empresa de consultoria norte americana McKinsey, os funcionários das empresas chegam a passar em média 13 horas da jornada semanal do trabalho realizando checagens em suas caixas de e-mail. Já o Marketing Sherpa, site especializado em estudos e pesquisas sobre marketing, publicou, ainda no ano de 2015, que 72% dos consumidores escolhem seus e-mails como principal canal de comunicação para receber informações de empresas.

Esses números atestam o poder do e-mail marketing e fazem com que lojistas e profissionais de e-commerce precisem estar atualizados com as melhores boas práticas e principais tendências que o canal já usufrui ou passará a utilizar.

E-mail marketing com design clean

O design do e-mail marketing vem mudando ao longo dos anos. Com objetivos cada vez mais claros, é comum que ele elimine informações que podem confundir, dispersar ou tirar o foco do que é principal, no objetivo de ser mais direto.

O mais comum, atualmente, é contar com design clean, com imagens e ilustrações que contextualizam e chamam a atenção do usuário para a mensagem, passando também um aspecto de e-mail mais útil e não apenas uma propaganda.

Essa característica se completa quando falamos de algumas outras tendências como:

E-mail marketing com design clean e mensagens interativas

Não basta apenas ter um e-mail marketing bonito, ele precisa convidar o usuário a participar. Quando se fala de design clean, significa que a diagramação do e-mail e seus elementos estão todos conversando harmoniosamente sem excessos e informações supérfluas.

Ao mesmo tempo, isso não significa que o seu e-mail marketing precisa eliminar informações, mas, sim, que ele precisa: primeiro, eliminar informações que não são importantes e, segundo, criar uma maneira que o cliente interaja com o e-mail para conseguir mais detalhes.

E-mails navegáveis, com menus, carrosséis e galerias, por exemplo, são opções para trazer interação, entregando pequenas conquistas e descobertas ao usuário, podendo incitá-lo ao clique e entender mais sobre seu comportamento.

E-mail marketing precisa entregar conteúdo relevante

Um e-mail marketing com design clean e informações que não são importantes para o cliente cria apenas uma ruptura na comunicação. Ainda que belo, organizado e convidativo, o material oferecido simplesmente não o atrai.

Essa ruptura é corrigida com a entrega de conteúdo relevante. Se o design é “direto”, as informações também precisam ser. Entregar o conteúdo útil é o caminho para fazer com que o leitor permaneça no e-mail aberto e seja captado pela mensagem.

Chegar a este resultado, no entanto, requer não apenas a capacidade de fazer bons conteúdos, mas de fazer bons conteúdos para aquele usuário. Para tal, é preciso conhecer a sua base e investir em análises (uma prática essencial para utilizar o e-mail marketing com inteligência).

E-mail marketing deve ter foco no mobile

Esta, na verdade, é a confirmação de uma tendência que está presente em todas as áreas, já que o smartphone se tornou o principal suporte para conferência e leitura de e-mail ao longo dos últimos anos.

Segundo a Litmus, ferramenta de criação, teste e análise de e-mail, a taxa de abertura de e-mail no smartphone chega a 53%. Tais números mostram que as telas dos desktop e notebook diminuíram em relevância e é impossível ignorar o celular.

Isso é notório, também, por todas as principais tendências para e-mail marketing beneficiarem o dispositivo móvel, fazendo da evolução do canal como algo que atende ao celular.

A importância da personalização do e-mail marketing

Assim como o próprio inbound marketing, o reconhecimento do cliente é essencial para entregar um material que seja relevante. A personalização também faz parte desta estratégia e promete ser cada vez mais importante na ferramenta.

Esta é uma tendência que se destina não apenas aos clientes que precisam ser adquiridos, mas também à própria base, funcionando como uma melhoria para a retenção dos usuários. Conhecer o cliente e oferecer para ele exatamente o que ele precisa é uma abordagem considerada humanizada, mas que, assim como outros elementos, como a entrega de conteúdo relevante, é preciso conhecer quem é exatamente o seu cliente – possível apenas através da análise dos dados.

Automatização de plataforma de e-mail marketing

Uma prática que também já deixou de ser uma tendência para ser um fato sobre como as empresas devem contatar seus clientes. A automação é a melhor maneira para conseguir manter o fluxo de disparo de e-mails marketing seguindo processos pré-determinados, evitando ao máximo deslizes básicos e importantes.

Além disso, nos dias atuais, já se tornou antiquado tratar o disparo de e-mails de forma manual. É preciso utilizar ferramentas que sejam capazes de executar o aprendizado que a empresa teve acerca do cliente e, com isso, possibilite que que a inteligência e as análises sejam postas em práticas. Um exemplo simples é programar uma ferramenta para que os disparos de e-mail marketing sejam feitos de acordo com a periodicidade que os clientes mais costumam abrir as mensagens.

Sempre use HTML5 no e-mail marketing

Design, personalização, visual clean e interatividade. Tudo isso é possível nos e-mails marketing através de uma sigla simples: HTML5. Se, nos dias atuais, por algum motivo, sua loja ainda não utiliza o HTML5, saiba que é muito possível que esteja perdendo clientes.

O HTML5 é versátil, rápido e, atualmente, interpretado de modo correto por todos os principais clientes de e-mail, garantindo que a mensagem não chegue desconfigurada na ponta.

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