Como atrair clientes através das redes sociais

Como atrair clientes através das redes sociais

Foi-se o tempo em que o Facebook, Twitter ou Instagram serviam apenas para que amigos pudessem interagir uns com os outros, escrever o que pensam e publicar fotos o tempo todo. Na era da hiperconectividade, essas ferramentas também tornaram-se essenciais para fortalecer e divulgar empresas dos mais diversos segmentos. Atualmente, as redes sociais têm sido uma ótima maneira de atrair clientes e não são mais exclusividade de um público que só quer se divertir. Por isso, preparamos uma lista com algumas coisas que você deve levar em consideração antes de começar a divulgar sua loja na internet.

1. Saiba onde seu público-alvo está

O primeiro passo para saber em que rede social você deve focar, é fazer uma pesquisa de mercado. Esse levantamento irá apontar onde seu público-alvo costuma passar o tempo na internet. A partir dessas informações, é possível criar estratégias de acordo com as características de cada ferramenta. Isso não quer dizer que você tenha que investir apenas em uma rede social. Significa que é preciso escolher uma delas como o principal meio de comunicação.

2. Entenda as particularidades de cada rede social

O tipo de comunicação, imagem e número de postagens por dia, devem ser pensadas de acordo com as particularidades de cada rede social. É importante pesquisar e entender o que a ferramenta permite, quais são os textos e imagens que auxiliam na conversão, entre outras coisas. Se utilizar vários meios de comunicação, certifique-se de que não está apenas publicando a mesma coisa em todos os lugares. Na maioria dos casos, essa não é uma boa estratégia de marketing.

3. Não transforme suas redes sociais em catálogos

É claro que no final das contas, o objetivo de estar em uma rede social é atrair consumidores e aumentar as vendas. Mesmo assim, isso não significa que você tenha que transformar seus canais de comunicação em catálogos online. Procure produzir conteúdo de qualidade sobre seus produtos ou serviços, de modo que o interesse das pessoas seja despertado. Divulgue promoções de vez em quando, mas sempre dê prioridade para a publicação de informações relevantes. Quem está em redes sociais, certamente não quer passar o dia vendo propagandas.

4. Busque interagir com o cliente

Não adianta criar vários perfis para sua empresa e publicar qualquer coisa de vez em quando. É preciso elaborar uma rotina de postagens e sempre buscar interagir com as pessoas. Lembre-se de que as redes sociais também servem como ferramentas de atendimento. Procure utilizar isso a seu favor, respondendo todos os clientes o mais rápido possível, para evitar problemas. Esse comprometimento fará com que sua marca tenha mais visibilidade, além de mostrar para outros usuários que sua loja se preocupa com o consumidor.

5. Invista em publicidade

Outra maneira de atrair clientes é investir em publicidade nas redes sociais. Boa parte das ferramentas disponibilizam serviços em que você pode definir anúncios a partir do seu público-alvo. Isso significa que sua empresa irá aparecer apenas para potenciais clientes, o que aumenta as chances de conversão. O importante é que sua marca esteja onde as pessoas estão. Atualmente, esse lugar é a internet.

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