Como aumentar o ROI de suas campanhas do Google Adwords?

Como aumentar o ROI de suas campanhas do Google Adwords?

O objetivo deste artigo é fornecer dicas de como aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) de suas campanhas de links patrocinados, através do planejamento e otimização das campanhas, passando pela mensuração efetiva dos resultados (utilizando a ferramenta Google Analytics).

Primeiramente, o que são links patrocinados? De acordo com a Wikipedia, “o link patrocinado é um formato de anúncio publicitário vinculado na internet, sendo uma publicidade paga sob a forma de uma hiperligação que é exibido nos resultados de pesquisa em páginas”. Em outras palavras, são espaços publicitários onde podemos inserir links, banners e outros itens que ao serem clicados, direcionam para um determinado site na internet – pode ser um e-commerce, canal de vídeo, página de rede social, etc.

De todas as formas de campanhas de links patrocinados, a do Google Adwords é uma das mais utilizadas na internet. Ela é uma das mais rentáveis, tanto na geração de leads para um site institucional, quanto para vendas de um e-commerce. Por isso, separamos algumas dicas para melhorar continuamente o retorno sobre o investimento de suas campanhas.

Dica nº1: analise separadamente cada campanha, toda semana, todo dia

Muitas vezes, o resultado colhido no relatório do Google Analytics é satisfatório, e por isso deixamos de analisar periodicamente os resultados das campanhas individualmente. Isso faz com que algumas campanhas que antes eram atrativas, hoje estejam degradando aos poucos o resultado geral de sua conta.

Para aumentar o ROI, você deve analisar diariamente e semanalmente o ROI da campanha, comparando dia após dia, semana após semana, mês após mês. Dessa forma, conseguirá determinar quais campanhas devem receber mais prioridade e quais delas devem ter menos relevância ou até mesmo devem ser pausadas definitivamente.

Dica nº2: segmente suas campanhas

Por padrão, as campanhas do Google Adwords abrangem o Brasil todo. Dependendo do valor que você investe por dia, o saldo pode acabar em questão de algumas horas, portanto lembre-se sempre de criar uma segmentação por estados. Exclua aqueles que você não tem um retorno sobre o investimento positivo, mensurando os resultados conforme citado na primeira dica. Caso você trabalhe em apenas um estado, considere a segmentação por cidades e caso trabalhe em apenas uma cidade, considere a segmentação por raio.

Dica nº3: utilize relatórios personalizados para mensurar resultados

Esta dica visa economizar tempo para a mensuração do ROI das campanhas, afinal tempo é a matéria mais preciosa do mundo e consequentemente, vale dinheiro. Portanto, considere utilizar relatórios personalizados dentro do seu Google Analytics para que você tenha todas as informações que precisa compiladas. O relatório utilizado pela Score Media para mensuração de ROI foi criado pelo mestre do Analytics Avinash Kaushik e você pode obtê-lo sem custo clicando aqui (necessário ter o Google Analytics corretamente configurado).

Dica nº4: diversifique o investimento

Para aumentar o ROI de suas campanhas, evite criar apenas uma campanha e alocar todo o seu dinheiro nela. Crie diversas campanhas e separe o orçamento entre elas, pois caso uma delas apresente algum problema, as outras podem compensar no ROI médio da conta.

A demanda de sua empresa referente a gerenciamento de links patrocinados pode ser terceirizada com agências de marketing digital. É importante ficar atento e sempre contratar uma agência parceira do Google, que pode garantir um padrão de qualidade através de profissionais certificados.

A Score Media é uma agência parceira do Google, e foi indicada ao prêmio de melhor consultoria de negócios digitais de 2015 pela Associação Brasileira de E-commerce (ABCOMM). Acesse o site, confira os serviços ou solicite uma análise sem compromisso de suas campanhas, através do formulário de contato.

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Artigo escrito por Henrique Troitinho, diretor da agência Score Media.

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