Quer aumentar o ROI de suas redes sociais? Veja aqui!

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Acredito que você deseja aumentar o ROI de suas redes sociais, certo? Se sim, está no lugar certo! Veja algumas dicas e cases incríveis para se inspirar!
Uma década depois das redes sociais explodirem no marketing digital, uma nova pesquisa da Altimeter Group confirmou uma mudança de cenário: os marketeiros não estão muito preocupados com a escala de suas estratégias de mídia social. Em vez disso, sua prioridade atual é integrar o conteúdo social a outros “canais” de marketing digital existentes: websites, aplicativos, lojas físicas e e-commerce, e-mail marketing, anúncios e etc. Na verdade, 83% das empresas relataram que já começaram esse processo.

A verdade é que a maioria dos marketeiros ainda têm muita dificuldade para medir o ROI de sua mídia social. Entretanto, estratégias sociais como o uso de login sociais para agrupar dados de consumo e vincular conteúdos sociais a produtos de sua marca, estão se provando altamente eficazes.

Isso porque eles se conectam com as pessoas de uma forma natural. Os consumidores não querem apenas mais “branded content” jogado neles. Eles querem conteúdo que agrega valor, que é relevante, autêntico, digno de confiança e que torne suas vidas mais fáceis. E, em muitos casos, os clientes reais são melhores em criar esse tipo de conteúdo do que as próprias marcas.

Assim, para inspirar um pouco, seguem três marcas que já estão alcançando resultados incríveis com essa tendência:

#Mypotterybarn: uma conexão emocional
A maioria de nós gosta de pensar que decide o que comprar em uma tomada de decisão racional, mas isso não é exatamente o que acontece. Um estudo com neuro-imagens mostrou que nós usamos emoções – como experiências e sentimentos passados – para tomar decisões. E não é só isso: emoções positivas tm um impacto maior sobre a lealdade à marca do que os atributos dela.

Os marketeiros por trás da #mypotterybarn, sabendo que seus sofás, mesas e outros móveis estão no núcleo de muitas casas de família, convidaram seu público para compartilhar os momentos significativos que transformaram suas casas (e os móveis Pottery Barn dentro deles).

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Pessoas enviaram imagens de famílias reunidas em torno de mesas de cozinha, crianças jogadas nos sofás à espera de seu pai, churrascos de verão e etc. Tudo combinado com uma história comovente e lindamente decorados com os produtos Pottery Barn.

O efeito foi fantástico: de um lado, as pessoas que enviaram as imagens lembravam do papel-chave que a Pottery Barn desempenhava em suas casas e famílias, construindo assim, a fidelidade à marca e uma ligação emocional. E, do outro lado, as fotos foram colocadas dentro do e-commerce, ajudando os visitantes a imaginarem essas peças em suas próprias casas e, mais importante, em suas próprias vidas.

Starwood Hotels: surpreender e encantar para conquistar um exército de clientes fiéis
Todos os meses, os hóspedes do hotel Starwood enviam aproximadamente 45.000 imagens através do Instagram. E, uma vez que a maioria delas são de pessoas que querem se gabar sobre como suas férias foram, Starwood coloca-as para trabalhar. Quando você for fazer uma reserva no starwoodhotels.com, você encontrará uma ampla galeria de fotos geradas pelos próprios usuários, além de uma galeria profissional, como esta The Royal Hawaiian.

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Mas Starwood não para por aí. Eles também aproveitam o poder dos comentários de usuários nas recomendações dos hotéis. Ao fazer perguntas específicas durante o processo de review (“se você poderia recomendar este hotel para uma coisa, o que seria?”) e permitir que os colaboradores marquem os hotéis para viagens específicas (romance, família, negócios, viagens caras, etc.), a Starwood é capaz de fazer recomendações mais inteligentes para clientes que buscam reservas. Seu sistema também tem como alvo o conteúdo do comentário com base no que o cliente está procurando, assim, uma pessoa olhando para reservar uma suíte verá comentários que contenham a palavra suíte.

Kraft: promover uma comunidade autossuficiente
Kraft tem uma longa história de servir comidas com tempo e orçamento apertados. Desde que a empresa começou a colocar receitas em suas embalagens, há décadas, um site de receita era uma extensão natural de marketing de conteúdo. Mas a Kraft sabia que se eles queriam construir uma comunidade, precisavam oferecer mais do que um simples site estático de receitas.
Então eles criaram o “Kraft Recipes”, uma comunidade on-line, disponível em inglês e espanhol, onde os fãs podem encontrar receitas da Kraft, formadores de opinião (blogueiros de comida bem conhecidos e personalidades) e cozinheiros domésticos. A home facilita a pesquisa de novas receitas, com receitas e pratos em destaque, mais tendências que mostram o que é popular na KraftRecipes.com e Pinterest.

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Os fãs também podem compartilhar suas próprias receitas, salvar seus favoritos, seguir seus colaboradores e falar diretamente uns aos outros. Ao adicionar elementos sociais ao que poderia ter sido um site de receita simples, a Kraft transformou um site estático em uma comunidade próspera. E, de fato, o site recebe tanto tráfego que a Kraft é capaz de vender publicidade para ajudar a compensar seu custo.

Enquanto você lê este artigo, seus clientes estão lá fora, contando a história de sua marca, através de milhões de fotos no Instagram, tweets e comentários que publicam todos os dias. É o “asset” mais autêntico e confiável à sua disposição. Use-o ou perca-o.

Gostou? Caso precise de ajuda com sua estratégia, deixe seu e-mail e entre em contato com a Squid.

Acompanhe o blog da empresa para saber como ela pode alavancar seu negócio a partir dos seus próprios consumidores!

Artigo escrito por Carlos Tristan, CMO da Squid.

*Uma versão deste artigo foi publicada originalmente em Marketing Land.

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