Sem dúvida, as datas comemorativas são muito importantes para o comércio varejista, afinal trazem um aumento significativo no faturamento. Entretanto, ao mesmo passo em que as vendas crescem, as fraudes digitais também são mais detectadas. Fique com a gente e saiba mais.
Aumento de 200% nas fraudes
Você sabia que as fraudes no e-commerce aumentam em 200% em datas comemorativas? E uma das formas de fraude mais comum é o phishing, que são páginas falsas que funcionam como “iscas” onlines para roubar informações pessoais (logins, senhas e dados de crédito).
De acordo com o Phishing Activity Trends Report da APWG (Anti-Phishing Working Group), feito em parceria com a Axur e algumas outras empresas, 263.538 casos de phishing foram identificados no 1º trimestre de 2019. Este número revelou um aumento expressivo, se comparado ao último trimestre de 2018, 138.328 casos.
É fato que as fraudes trazem impactos jurídicos, financeiros e morais às marcas, afinal elas lesam o consumidor. Com esta ameaça cada vez mais presente no dia a dia das lojas virtuais, faz-se necessário algum tipo de proteção digital dos dados.
Mapeando a presença digital
Atualmente existem diversas soluções para o monitoramento digital de uma empresa. É possível obter, por exemplo, uma notificação imediata sempre que alguma propriedade intelectual da marca for usada de maneira inapropriada. Além disso, é mais fácil detectar campanhas maliciosas e remover conteúdos com potencial fraudulentos, antes mesmo de atingir algum consumidor.
Monitorando typosquatting
Muitas vezes em datas comemorativas, os lojistas utilizam URL’s e landing pages personalizadas como “ Dia dos Pais”, “Dia dos namorados”, “Natal” etc. Esta é a oportunidade perfeita para os cibercriminosos agirem.
São chamados de typosquatting, os registros de erros ortográficos comuns em sites para atrair usuários. Muitas vezes você troca, digita a mais ou a menos uma letra e pode ser direcionado a uma página 404 ou para um site inesperado, e é aqui que acontece a fraude.
Sabendo deste tipo de ocorrência, a orientação para evitar esses golpes é trabalhar em parceria com uma empresa de monitoramento. Desta forma, a loja será vigiada, analisando o registro de páginas similares, 24 horas por dia e sete dias por semana.
Ao identificar com antecedência que um domínio similar foi registrado, é possível agir prontamente, contatando o registrante, notificando os clientes sobre possíveis golpes, ou até removendo o conteúdo.
Analisando a política de compliance
Apesar do meio digital parecer imensurável, é possível analisar todos os riscos que existem no processo. Por isso, é recomendado que as empresas repensem cuidadosamente, ou criem (caso não tenham), o programa de compliance (quando a empresa está dentro das normas e leis).
Desta forma, é possível avaliar todos os processos da operação e tratar com responsabilidade os dados pessoais de cada cliente, evitando vazamentos.
É fundamental também, manter uma relação próxima com o consumidor, informando-os inclusive, sempre que houver uma possível ameaça de golpes. Explicar que a loja virtual não pede verificação de senhas e orientá-los a ignorar essas mensagens.
Com essas práticas, é possível conquistar a confiança do público e evitar mais fraudes em seu e-commerce.
Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
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