• Solicite uma proposta
  • Home
  • A Signativa
  • Signashop
    • O Signashop
    • Planos e Preços
    • Recursos
    • Dúvidas
    • Atualizações Signashop
    • Comparativo: Signashop X Concorrência
  • Parceiros
  • Clientes
  • Contatos
  • Blog
    • Marketing Digital
    • Materiais Educativos
    • Notícias
    • Cases
    • Recursos
    • Podcast
    • Solicite uma proposta
    • Já sou cliente
    • Home
    • A Signativa
    • Signashop
      • O Signashop
      • Planos e Preços
      • Recursos
      • Dúvidas
      • Atualizações Signashop
      • Comparativo: Signashop X Concorrência
    • Parceiros
    • Clientes
    • Contatos
    • Blog
      • Marketing Digital
      • Materiais Educativos
      • Notícias
      • Cases
      • Recursos
      • Podcast

Aumento das fraudes em datas comemorativas

Home » Blog

Sem dúvida, as datas comemorativas são muito importantes para o comércio varejista, afinal trazem um aumento significativo no faturamento. Entretanto, ao mesmo passo em que as vendas crescem, as fraudes digitais também são mais detectadas. Fique com a gente e saiba mais.

Aumento de 200% nas fraudes

Você sabia que as fraudes no e-commerce aumentam em 200% em datas comemorativas? E uma das formas de fraude mais comum é o phishing, que são páginas falsas que funcionam como “iscas” onlines para roubar informações pessoais (logins, senhas e dados de crédito).

De acordo com o Phishing Activity Trends Report da APWG (Anti-Phishing Working Group), feito em parceria com a Axur e algumas outras empresas, 263.538 casos de phishing foram identificados no 1º trimestre de 2019. Este número revelou um aumento expressivo, se comparado ao último trimestre de 2018, 138.328 casos.

É fato que as fraudes trazem impactos jurídicos, financeiros e morais às marcas, afinal elas lesam o consumidor. Com esta ameaça cada vez mais presente no dia a dia das lojas virtuais, faz-se necessário algum tipo de proteção digital dos dados. 

Mapeando a presença digital

Atualmente existem diversas soluções para o monitoramento digital de uma empresa. É possível obter, por exemplo, uma notificação imediata sempre que alguma propriedade intelectual da marca for usada de maneira inapropriada. Além disso, é mais fácil detectar campanhas maliciosas e remover conteúdos com potencial fraudulentos, antes mesmo de atingir algum consumidor.

Monitorando typosquatting

Muitas vezes em datas comemorativas, os lojistas utilizam URL’s e landing pages personalizadas como “ Dia dos Pais”, “Dia dos namorados”, “Natal” etc.  Esta é a oportunidade perfeita para os cibercriminosos agirem. 

São chamados de typosquatting, os registros de erros ortográficos comuns em sites para atrair usuários. Muitas vezes você troca, digita a mais ou a menos uma letra e pode ser direcionado a uma página 404 ou para um site inesperado, e é aqui que acontece a fraude.

Sabendo deste tipo de ocorrência, a orientação para evitar esses golpes é trabalhar em parceria com uma empresa de monitoramento. Desta forma, a loja será vigiada, analisando o registro de páginas similares, 24 horas por dia e sete dias por semana.

Ao identificar com antecedência que um domínio similar foi registrado, é possível agir prontamente, contatando o registrante, notificando os clientes sobre possíveis golpes, ou até removendo o conteúdo.

Analisando a política de compliance 

Apesar do meio digital parecer imensurável, é possível analisar todos os riscos que existem no processo. Por isso, é recomendado que as empresas repensem cuidadosamente, ou criem (caso não tenham), o programa de compliance (quando a empresa está dentro das normas e leis).  

Desta forma, é possível avaliar todos os processos da operação e tratar com responsabilidade os dados pessoais de cada cliente, evitando vazamentos.

É fundamental também, manter uma relação próxima com o consumidor, informando-os inclusive, sempre que houver uma possível ameaça de golpes. Explicar que a loja virtual não pede verificação de senhas e orientá-los a ignorar essas mensagens.

Com essas práticas, é possível conquistar a confiança do público e evitar mais fraudes em seu e-commerce.


9 de agosto de 2019 | Dai

Dai

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

Voltar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes


E-commerce tem a melhor performance no mês de novembro em 7 anos
15 de dezembro de 2020 | Dai
Ver post
Outsourcing SaaS – Entenda porque ele pode ser a solução para suas dores de cabeça
1 de dezembro de 2020 | Dai
Ver post
Será o fim do Magento 1?
20 de novembro de 2020 | Dai
Ver post

    Categorias

    • Blog
    • Cases
    • Fotos Para E-commerce
    • Ideas
    • Kpis
    • Layout
    • Manuais Magento 2
    • Marketing Digital
    • Marketing Pago
    • Materiais Educativos
    • Newsletter
    • Notícias
    • Podcast
    • Recursos
    • Redes Sociais
    • SEO
    • Signashop
    • Vídeos
    • Webinar

    Tags

    2018 atendimento B2B Black Friday cases chat online cliente clientes consumidor conversão coronavírus covid-19 crescimento crescimento do e-commerce datas comemorativas dicas e-commerce e-mail marketing engajar clientes entrega estoque fotografia Frete impostos layout logística loja virtual Magento marketing marketing de conteúdo marketing digital marketplace pandemia parceiros plataforma de e-commerce Podcast promoções redes sociais SaaS SEO no e-commerce Signacast Signashop Signativa Vendas webinar

    Arquivos

    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • março 2020
    • fevereiro 2020
    • janeiro 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • julho 2019
    • junho 2019
    • maio 2019
    • abril 2019
    • março 2019
    • fevereiro 2019
    • novembro 2018
    • outubro 2018
    • setembro 2018
    • agosto 2018
    • julho 2018
    • junho 2018
    • maio 2018
    • abril 2018
    • março 2018
    • fevereiro 2018
    • janeiro 2018
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • setembro 2017
    • agosto 2017
    • julho 2017
    • junho 2017
    • maio 2017
    • abril 2017
    • março 2017
    • fevereiro 2017
    • janeiro 2017
    • dezembro 2016
    • novembro 2016
    • outubro 2016
    • setembro 2016
    • agosto 2016
    • julho 2016
    • junho 2016
    • maio 2016
    • abril 2016
    • março 2016
    • fevereiro 2016
    • janeiro 2016
    • dezembro 2015
    • novembro 2015
    • outubro 2015
    • setembro 2015
    • agosto 2015
    • julho 2015
    • junho 2015
    • maio 2015
    • abril 2015
    • março 2015
    • fevereiro 2015
    • novembro 2014
    • agosto 2014
    • julho 2013
    • maio 2013
    • abril 2013
  • Home
  • A Signativa
  • Signashop
    • O Signashop
    • Planos e Preços
    • Recursos
    • Dúvidas
    • Atualizações Signashop
    • Comparativo: Signashop X Concorrência
  • Parceiros
  • Clientes
  • Contatos
  • Blog
    • Marketing Digital
    • Materiais Educativos
    • Notícias
    • Cases
    • Recursos
    • Podcast
Siga-nos:
Logo Signativa

3003 0741
comercial@signativa.com.br
Logo Binden Desenvolvido por:
© SIGNATIVA 2005-2020. Todos os direitos reservados.
Termos de uso e política de privacidade
Criando a loja você estará concordando com os termos de serviço

Escolha um tema para sua loja

Agora é só aguardar, sua loja já está sendo criada :)

Estamos criando a sua loja

Este site usa cookies para fornecer a você a melhor experiência de navegação.

Saiba mais ou ajuste suas configurações.

Signativa - eCommerce de Resultados!
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.