Por que investir em automação de marketing no e-commerce

Por que investir em automação de marketing no e-commerce

No meio virtual, onde existem muitos usuários, redes sociais e vários canais de comunicação. Com isso, fica difícil gerenciar os processos manualmente. Por isso, foi criado a automação de marketing, que nada mais é do que um sistema para automatizar e facilitar os processos de marketing digital.

Seu principal objetivo é manter seus clientes e leads bem atendidos, informados e próximos do seu e-commerce. Com a automação, as ações de marketing digital  conseguem ser mensuradas e as decisões são mais assertivas. Através desta solução, seu e-commerce terá mais produtividade e organização.

Entenda neste post porque você deve investir em automação de marketing para sua loja virtual.

Aumento de produtividade

Com os processos automatizados, você consegue dar atenção a outros setores. Seu dia se torna mais produtivo, afinal você não precisa fazer atividades manuais que demandam muito tempo. Tudo se tornar mais rápido, você define um padrão para determinadas atividades e depois as ferramentas executam automaticamente.

Clientes bem informados e leads nutridos

Com a automação de marketing seus clientes ficam bem informados, com conteúdos pertinentes ao seu interesse. Eles acabam conhecendo um pouco mais sobre os produtos e serviços que sua loja oferece e isso pode refletir no aumento do faturamento.

Seus leads também são nutridos com conteúdo relevante e personalizado, o que é muito difícil de alcançar com processos manuais. Uma vez bem informados, eles vão procurar sua empresa quando quiserem realizar uma compra. Isso se chama torna-se referência no assunto. Quando eles pensarem em comprar, automaticamente vão lembrar da sua empresa.

Equipe de vendas mais preparada

Utilizando a automação de marketing, você consegue identificar onde o cliente ou lead clicou, em quais materiais ele mais se interessou etc. Através de questionários utilizados no inbound commerce, você terá mais informações sobre seu lead ou cliente (cargo, idade, profissão etc). Com essas informações em mãos, fica mais fácil para a equipe comercial abordar esse possível cliente.

Público qualificado e métricas

Na automação de marketing existem os funis de vendas, que servem para segmentar os leads. Quanto mais perto do fundo do funil o lead chegar, significa que ele é qualificado para se tornar um cliente. Ou seja, este lead é aquele que realmente está interessado no seu produto.

No decorrer do processo, você pode acompanhar as métricas e identificar quais conteúdos tiveram mais interações e quais foram “descartados” pelo seu público. Desta forma poderá fazer modificações para otimizar os resultados.

Utilizando a automação de marketing em sua empresa, você vai perceber (á médio e longo prazo) um aumento no faturamento e diminuição nas despesas.

Existem algumas ferramentas de automação que você pode utilizar. O RD Station, por exemplo, é uma empresa de automação brasileira. Já o Hubspot é internacional, mas também fornece serviços de automação de marketing. Procure sobre elas e veja qual se adequa ao seu modelo de negócio.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão que gostaria de compartilhar? Então deixe seu comentário no final do post.

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