B2B e B2C: Qual é a diferença entre estes dois tipos de negócio?

B2B e B2C: Qual é a diferença entre estes dois tipos de negócio?

O e-commerce é um dos modelos de negócio mais versáteis. Com ele você consegue trabalhar e atender diversos tipos de personas, consumidor final, fornecedores, revendedores entre outros. Com tantas possibilidades, muitos lojistas ficam confusos entre os modelos mais tradicionais: B2B e B2C. Se você também tem dúvidas sobre este assunto, continue lendo este post pois falaremos de cada um deles.

B2B (business to business) ou empresa para empresa, é a relação de comércio estabelecida entre uma empresa e outra. No modelo B2B uma empresa (Xis) vende produtos ou serviços para outra empresa (Ípsilon). A empresa Ípsilon decide a compra baseando-se principalmente no preço e na qualidade do produto ofertado pela empresa Xis. Essa relação de compra e venda pode acontecer através de meios físicos (contatos comerciais / setor de compras) ou através de um e-commerce B2B (como por exemplo o Alibaba.com).

Abaixo temos uma ilustração simplificada da operação B2B.

b2b-e-b2c_01
No B2C (business to consumer) ou empresa para consumidor, uma empresa vende seus produtos ou serviço diretamente para o consumidor final que fará uso pessoal do mesmo. Nesse tipo de venda, estratégias de marketing são muito utilizadas para conquistar os consumidores. A Relação B2C pode acontecer tanto presencialmente, quando um cliente vai até a loja física atraído por uma campanha de marketing, durante uma pesquisa de preço, por curiosidade ou simplesmente por já ser cliente, e escolhe o produto desejado; ou através da internet através de um e-commerce B2C, o tipo mais comum.

Abaixo temos uma ilustração simplificada da operação B2C.

b2b-e-b2c_02
Além do B2B e B2C, que são os modelos mais comuns, existe o C2C. No C2C (consumer to consumer), ou consumidor para consumidor, as pessoas vendem para pessoas diretamente. Essa relação pode acontecer fisicamente (um exemplo seria as feiras que acontecem nos grandes centros urbanos e as vendas de garagem), ou através de um plataforma online que facilita a transação de compra e venda. Um exemplo muito conhecido no Brasil é o Mercado Livre, porém mundialmente podemos citar também o eBay e o Etsy.

Abaixo temos uma ilustração simplificada da operação C2C.

b2b-e-b2c_03

Agora que você entendeu um pouco sobre as diferenças entre B2B e B2C, ficará mais claro qual deles seu e-commerce vai focar. Se ainda ficou com alguma dúvida sobre os modelos de negócio, deixe seu comentário no final deste post que logo te responderemos.

Ainda não tem uma loja virtual? Então clique aqui, conheça nossa plataforma e faça um teste.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.