Blog e E-commerce – Uma combinação de sucesso

Blog e E-commerce – Uma combinação de sucesso

Blog e e-commerce - Uma Combinação de Sucesso

Porque investir tempo e dinheiro na criação de um blog?

Se você ainda não tem um blog, está perdendo a oportunidade de promover seu negócio, sua marca e os produtos que você comercializa, isso porque o blog é uma maneira relativamente barata e eficaz de se conseguir seguidores para a sua empresa, e também gerar conteúdo para otimizar seu site nos principais buscadores. Nos últimos anos, os blogs se tornaram bastante populares e hoje contribuem para o posicionamento das lojas virtuais.

Outra parte interessante do blog é que ele permite a interação direta dos internautas através dos comentários. Isso aproxima ainda mais o cliente da sua loja. Através desta ferramenta, também é possível a captação dos contatos dos seus clientes, para que assim, sua base de dados, aumente, sendo captada através de um cadastro preenchido por eles na própria página do blog. Quer mais 4 razões para criar um Blog para sua loja virtual agora mesmo? Clique aqui!

Não adianta só colocar o blog no ar,  você precisa de tempo…

É exatamente isso! Além de produzir bons conteúdos, você precisa ter periodicidade nas postagens. No início, serão poucas as pessoas que vão ler o que você escreve, mas após algum tempo, seu público-alvo se inscreverá para receber as novidades da sua página, e você precisa de conteúdo para alimentar este seguidor. Não adianta gerar conteúdos maravilhosos, se você não tiver um cronograma de atividades.

Aí você pode se perguntar: mas qual o tempo certo entre uma postagem e outra? Tudo vai depender do seu segmento, seu público e a sua disponibilidade. O que não pode acontecer é você “acostumar” seu público a fazer uma publicação por semana, por exemplo, e por alguma razão, deixar de postar por duas semanas seguidas. Se você disponibiliza conteúdo, você não pode faltar com os seus seguidores. Se por ventura a postagem programada para aquele dia não puder ir para o ar, poste no dia seguinte. O que importa neste caso é corresponder às expectativas de quem acompanha seu blog.

Preciso ser jornalista para criar meu blog?

A resposta é não. Você precisa se esforçar para seguir algumas regras padrões, mas tanto o blog, quanto a sua loja virtual podem ter o seu estilo. Você pode ser menos formal ao escrever, e ainda assim atingir em cheio o seu público-alvo. Tudo depende de você! Obviamente que erros de português não serão perdoados por seus leitores, então por isso, conte com a ajuda de um programa de computador que encontre previamente estes erros e corrija-os, antes da postagem.

Nossa dica é que você selecione alguém capacitado para a redação de textos, para que se empenhe na criação de conteúdos. Nada impede que outros funcionários da empresa também produzam conteúdo, porém é importante lembrar que manter uma certa similaridade na estrutura dos textos, é essencial.

O que eu preciso para começar a escrever?

Para se iniciar a produção de bons textos você precisa de vontade, comprometimento, paciência e criatividade. A vontade refere-se a sempre querer produzir conteúdos novos e melhores a cada dia. O comprometimento tem relação com a responsabilidade de assiduidade das suas postagens. Você não pode deixar seus seguidores esperando por conteúdo.

Sobre a paciência, há sempre um tempo para que as coisas aconteçam no mundo do e-commerce, então no início parecerá que você está produzindo conteúdo e ninguém os está lendo, mas é só aos poucos que seu público conhecerá este novo canal e começará a segui-lo. E a criatividade fica por conta de sempre fazer algo diferente do que o mercado vem apresentando. Não há nada melhor do que você surpreender seu público.   

Para desenvolver uma boa introdução:

O que você precisa ter em mente é que terá apenas uma chance para prender a atenção do seu leitor e acredite, isso não é exagero. Pesquisas facilmente encontradas na internet mostram que a maioria dos leitores abandonam o texto ainda no título. Quando este é ultrapassado, a sua chance está na introdução, então não deixe de encantá-lo e fazer com que ele te acompanhe até o final. Para uma boa introdução recomendamos que:

  1.  Sempre que possível você inicie com uma pergunta. Essa é uma boa forma de despertar a atenção do seu leitor;
  2.  Tente listar alguns dos temas que serão abordados ao longo do texto. Isso pode ajudar a prender a atenção de quem está lendo;
  3.  Fique atento para os fatores de escrita que podem desmotivar quem está acompanhando a sua publicação. Iniciar parágrafos de forma negativa, definitivamente não é uma boa prática;
  4.  Se você optar por referenciar seu texto, procure por fontes confiáveis e que acrescentem seu texto;
  5.  Não tente fazer o famoso “encher linguiça”. Se não tiver o que escrever, finalize o texto.

Dicas para desenvolver um bom texto, você precisa…

Primeiramente você tem que saber que o objetivo de uma linha de texto é fazer com que seu seguidor leia a próxima linha. Depois, siga estas dicas e adquira credibilidade com seus leitores e quem sabe até fãs…

  1. Escrever bem é primordial. O “mais ou menos” não funciona neste caso;
  2. Você precisa conhecer o tema para poder desenvolver sobre ele de forma concisa e embasada;
  3. Faça perguntas ao seu leitor e posteriormente as responda. Isso ajuda a prender a atenção dele;
  4. Use palavras de transição, como por exemplo: mas, e, ou, logo, assim… Elas fazem com que um parágrafo permaneça interligado a outro;
  5. Tome cuidado com a repetição de palavras. O excesso acaba por empobrecer o seu texto;
  6. Evite deixar seus textos monótonos (este é um dos motivos pelo qual a escolha do responsável pelo blog deve ser assertiva!);
  7. Opte sempre por frases e parágrafos curtos;
  8. O uso de metáforas, analogias e comparações pode contribuir para o seu texto, porém seja cauteloso ao utilizá-las;
  9. Evite o uso de gerúndio, abreviações ou siglas e redundâncias;
  10. Utilize palavras simples, mas não empobreça o vocabulário do seu texto;
  11. Tenha cuidado ao selecionar as imagens que serão usadas durante a sua publicação. Elas também tem o poder de influenciar seu leitor a ficar.  

Comece a pensar na call-to-action…

Calma pois call to action é apenas um termo e aqui nós explicamos tudo para você! Ela nada mais é do que a ação que você espera que o seu seguidor realize após ler o seu post. Por exemplo: deixar um comentário, compartilhar seu post nas redes sociais, continuar lendo outro artigo no site… O que importa neste caso é você deixar seu objetivo bem claro, para que ele não tenha dúvidas sobre o que fazer. Após a publicação, acompanhe se o cliente agiu como você imaginou inicialmente. Caso o resultado tenha sido diferente, reveja sua estratégia.

Outros motivos para você colocar seu blog no ar agora mesmo!

Além do blog gerar tráfego orgânico para o seu site, ele pode se tornar um ótimo aliado para a sua loja virtual, isso porque ajuda no desenvolvimento da marca ressaltando os pontos positivos da sua empresa e produtos ou serviços comercializados por vocês.

A divulgação do blog também acontece de forma simples, sendo feita através das mídias sociais da empresa, podendo ser amplamente divulgada pelos seus clientes através do compartilhamento, por exemplo. Mídia gratuita 😉 Dependendo do produto ou serviço que você vende, seus artigos ou postagem no Blog podem se tornar referência, ganhando assim um alcance ainda maior. Mais dicas de como gerar tráfego para seu Blog, você encontra aqui. 

O blog acaba por passar a impressão de empresa sólida, que produz seu próprio conteúdo então pode fazer com que mais clientes acabem por finalizar compras na sua loja. Então não perca mais tempo: coloque seu blog no ar, crie seu conteúdo e comece hoje mesmo a encantar os antigos e novos clientes.

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