Boas práticas para um e-commerce B2B de sucesso

Boas práticas para um e-commerce B2B de sucesso

Sabemos que o mercado B2B é uma ótima aposta e pode gerar muitos lucros para o lojista. As vantagens são muitas, mas é preciso trabalhar corretamente para alcançar os resultados esperados. Pensando nisso, criamos este post com algumas boas práticas para um e-commerce B2B obter sucesso. Confira.

Cotações e orçamentos

No e-commerce tradicional (B2C), os preços e informações dos produtos já estão definidos, porém no mercado B2B, é necessário levar em consideração a flexibilidade na cobrança, afinal as negociações de preços direto com os vendedores é comum.

Além disso, o ticket médio de um e-commerce B2B costuma ser alto, fazendo com que os cliente (responsável pelas compras) necessite de um orçamento mais detalhados para a aprovação deste pedido.

As negociações também podem ser mais complexas, por isso um e-commerce Business to Business deve oferecer aos vendedores a possibilidade de realizar cotações e passar orçamentos com valores diferentes aos do catálogo padrão.

Logins

Empresas no perfil B2B geralmente contam com um equipe de compras, onde várias pessoas realizam login e adicionam itens a lista para fazer a cotação. Não é recomendado utilizar um único login para toda a equipe, afinal não seria possível identificar quem solicitou ou retirou itens, por exemplo.

Portanto, é fundamental que sua plataforma de e-commerce ofereça acessos individuais para os usuários, com permissões de uso específicas, de acordo com a função do funcionário.

Compras em massa

O perfil de cliente B2B normalmente tem um alto volume de itens para compra, e já sabe o SKU dos produtos que precisa. O ideal neste caso, não é apenas ter um menu intuitivo, mas também permitir que os usuários façam upload de listas e às encaminhem direto para o carrinho. Com isso, o cliente economiza tempo na busca e na compra dos produtos.

Gerenciamento

Este tipo de cliente também é bem exigente em relação a como e quando receberá seus produtos. É importante ter um sistema de gerenciamento de pedidos, com inventário e informações em tempo real sobre o estoque, para não haver desencontro de dados.

Métricas

Além de todos os itens que citamos, ter um bom plano de marketing e acompanhar os resultados é fundamental. Entender o que funciona ou não para consumidor B2B, será importante para criar ações mais assertivas e com isso aumentar os lucros.

A Signativa já implantou alguns projetos B2B na plataforma Magento. Empresas como x, y e z nos escolheram. Quer saber mais? Entre em contato.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.