Boleto responsivo: gerando mais conversões

Boleto responsivo: gerando mais conversões

A internet revolucionou a forma de venda do varejo tradicional que, a cada dia, perde espaço para o mercado virtual. O uso de aparelhos smartphone foi um dos responsáveis por essas mudanças de consumo, afinal ali conseguimos realizar muitas tarefas, como pesquisas, o uso de redes sociais, agendas e muito mais, além da possibilidade e praticidade de comprar online.

Hoje, a maioria das compras feitas pela internet no Brasil, ainda é finalizada no desktop. Porém, o m-commerce cresce de forma acelerada. Por isso, os lojistas virtuais precisam levar em conta os dispositivos móveis na hora de definir suas estratégias.

M-commerce no Brasil

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o número atual de smartphones no país chega a 198 milhões. Estima-se que até o final de 2018, a cifra chegue aos 208 milhões de aparelhos.

Este tipo de dispositivo é a principal fonte de acesso à internet no Brasil, com 89% dos usuários de internet navegando. Se tratando unicamente as classes sociais mais baixas, estes aparelhos são a única fonte de conexão para 65% dos internautas.

Apesar das boas taxas de utilização, um dos principais desafios do m-commerce é a baixa taxa de conversão. As categorias com melhores taxas de conversão nesses aparelhos são moda íntima e sex shop, com 1,3% de vendas convertidas. O desktop, por outro lado, tem taxas de conversão de até 4,9% (comida e bebida), 3,4% (farmácia) e 2,1% (casa e decoração).

Mas, como melhorar a conversão?

Como vimos, este mercado tem um grande potencial, porém a conversão ainda é uma dificuldade. Mas como melhorar isso?

Segundo dados da BigData Corp. e PayPal, apenas 24,2% das lojas virtuais no Brasil são responsivas, sendo este o primeiro problema encontrado pelos consumidores ao finalizar uma compra neste tipo de dispositivo.

O fato de preencher formulários de checkout pode ser extremamente frustrante para o consumidor que compra através de um smartphone ou tablet. Além disso, os métodos de pagamento populares no país, como o boleto bancário, não costumam ser responsivos.

Por este motivo, é indispensável que os lojistas virtuais adaptem seus sites e meios de pagamentos para o m-commerce, facilitando assim a experiência do consumidor durante o processo de compra.

Sabemos que o boleto é a forma de pagamento escolhido por quase um quarto das transações online, por isso oferecer boletos responsivos é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as conversões.

Como funciona o boleto responsivo?

A versão responsiva dos boletos permite copiar, de uma vez só, os dados para pagamento no aplicativo do banco do comprador. Além disso, é possível que ele seja pago eletronicamente em qualquer um dos caixas eletrônicos do Brasil.

Se os terminais de autoatendimento usados possuírem o leitor de código de barras com a tecnologia para a leitura da tela do celular, basta fazer com que o smartphone visualize e escaneie o código. O mesmo acontece com qualquer outro boleto, o consumidor também pode imprimi-lo se assim desejar.

Gerando conversões com o boleto responsivo

Como vimos, as classes sociais mais baixas são as que mais utilizam smartphone para acessar a internet. Sabemos também, que os membros dessas classes são os que formam a população de não bancarizados ou sem acesso a cartões de crédito. Portanto, com essas informações, é seguro afirmar que o uso do boleto responsivo pode trazer mais conversões.

Entretanto, independente do tipo ou classe de comprador, melhorar a experiência de pagamento do boleto é fundamental para alcançar melhores resultados, afinal isso refletirá diretamente nas conversões.

Atualmente o Brasil ocupa a 5ª posição global em número de smartphones, que cada vez mais se transforma na fonte favorita de acesso à internet. Por isso, o potencial do m-commerce no país é imenso e deve ser explorado da melhor forma. O lojista virtual deve se preparar para este cenário e adaptar seu e-commerce para oferecer, além de uma excelente experiência de navegação, a melhor experiência de pagamento.

Utilize essas dicas, invista no boleto responsivo para seu e-commerce e garanta um aumento significativo em suas conversões.

O que achou desse texto? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no final do post que logo te responderemos.

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