O planejamento é uma peça fundamental em qualquer negócio. Quando falamos em comércio online, temos que nos preparar com antecedência, afinal existe toda uma logística por trás. Em datas sazonais como dia do frete grátis, dia do consumidor, dia das crianças e Natal, essa atenção precisa ser redobrada e o planejamento é fundamental para isto. Pensando nisso, reunimos as principais datas para 2017 em um calendário de varejo e separamos algumas dicas para você vender muito no próximo ano.
Estoque
Ter os produtos no estoque é fundamental, afinal você não vai querer decepcionar o cliente. Se você fizer uma promoção de um determinado produto, avalie e mantenha um estoque extra pois este produto terá muita saída durante a campanha. Entretanto, cuidado para não comprar produtos em excesso e ter prejuízo. Verifique seu calendário de varejo sempre e se programe para realizar os pedidos.
Layout
Dependendo da data, é interessante fazer algumas modificações no layout da loja. Você não precisa contratar um layout novo com sua agência para cada data, com alterações pequenas já é possível criar um ambiente diferenciado. Altere os banners com as promoções e divulgue os produtos de forma atrativa. Criar landing pages também pode ser uma solução, divulgue uma promoção e leve o cliente até a landing page do seu site. O interessante desta opção é que, mesmo depois de passar esta data comemorativa, a URL poderá ser encontrada nas buscas orgânicas.
Campanha
Como já mencionamos, o planejamento é imprescindível e nas campanhas de marketing não seria diferente. Planeje a ações com antecedência, coloque seu calendário para funcionar e separe quais produtos/categorias terão desconto ou se a promoção será de frete grátis. Divulgue a promoção, faça anúncios pagos se puder, assim você atinge mais pessoas. Não esqueça de enviar um e-mail marketing divulgando as promoções.
Resultados
Depois de planejar, divulgar e realizar as vendas é o momento de avaliar os resultados. Mesmo os erros merecem ser documentados para evitar falhas futuras, afinal tudo será um aprendizado. Avalie as ações que mais trouxeram resultados e procure repetir em outras campanhas.
Agora que você já sabe como organizar sua loja para as datas especiais de 2017, você pode conferir e o calendário para o próximo ano:
Janeiro
01 – Ano Novo
07 – Dia do Leitor
08 – Dia do fotógrafo
Fevereiro
19 – Dia do esportista
28 – Carnaval
Março
08 – Dia internacional da Mulher
15 – Dia do Consumidor
20 – Início do outono
O Dia do Consumidor foi criado com intuito de movimentar o comércio através dos descontos oferecidos pelas lojas. Em 2016 foi responsável por um aumento de 12% no faturamento em relação ao ano anterior, portanto é interessante investir nesta data.
Abril
14 – Dia mundial do café
16 – Páscoa
29 – Dia do Frete Grátis
O Dia do Frete Grátis é uma ótima oportunidade para vendas, informe seus clientes com antecedência, desta forma eles poderão se programar e comprar muito.
Maio
01 – Dia do trabalho
14 – Dia das Mães
22 – Dia do abraço
Junho
12 – Dia dos namorados
21 – Início do inverno
24 – Dia de São João (junina)
Julho
13 – Dia mundial do Rock
19 – Dia do futebol
20 – Dia do amigo
Agosto
13 – Dia dos pais
15 – Dia da informática
Setembro
15 – Dia do cliente
22 – Início da primavera
Outubro
12 – Dia das crianças
31 – Dia das bruxas
Novembro
24 – Black Friday
27 – Cyber Monday
Para o comércio eletrônico, a Black Friday é uma das datas mais importantes do ano, é preciso se planejar e divulgar com antecedência para garantir muitas vendas neste dia.
Dezembro
21 – Início do verão
25 – Natal
26 – Boxing day
31 – Reveillon
O Natal é umas das datas mais esperados do ano, tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas, afinal sempre ocorrem muitas vendas nesta época. O Boxing day acontece sempre um dia após o Natal(26) e é uma espécie de liquidação, queima de estoque.
Agora que você já sabe as datas mais importantes para o próximo ano, chegou o momento de planejar suas ações. Crie seu próprio calendário e mantenha-o sempre ao alcance para ajudar em suas estratégias.
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Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
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