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Calendário 2018: prepare seu e-commerce para as datas comemorativas

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As datas comemorativas representam um grande volume de vendas e consequente lucros para os varejistas, seja no comércio off ou online. Entretanto, é preciso estar preparado para atender a demanda que estes períodos exigem. Aumentar o estoque, fazer promoções e organizar a logística, são apenas alguns dos itens a serem planejados. Confira o calendário de datas comemorativas de 2018 e programe com antecedência as ações em seu e-commerce.

Fevereiro

Carnaval – 13
Esta provavelmente não é uma data que significará muitas vendas, a não ser que seu e-commerce venda produtos relacionados ao carnaval. Entretanto, se você quiser curtir o feriado prolongado, precisa deixar tudo em ordem. Se esse for o caso, sua equipe provavelmente estará reduzida e por isso é necessário muita organização para que o atendimento não fique de lado.

Lembre-se de pensar em uma estratégia de logística, afinal os serviços de entrega podem estar com o funcionamento congelado neste período. Informe seus clientes que os prazos de entrega podem alterar no carnaval.

Mesmo que as vendas não sejam tão altas, muitas pessoas podem aproveitar esses dias para pesquisar e realizar uma compra. Por isso, é fundamental estar preparado.

Março

Dia Internacional da Mulher – 08
O dia internacional da mulher é uma data comemorativa muito importante para o comércio. Dependendo do ramo de atuação do seu e-commerce, vale a pena criar uma estratégia e planejar anúncios direcionados. Eles podem focar em pessoas que vão presentear uma mulher especial, ou como um incentivo para as mulheres presentearem a si mesmas.

Dia do Consumidor – 13
O Dia do Consumidor vem se tornando mais importante a cada ano. Famoso por oferecer descontos e promoções, esta data está presente no calendário de quase todo lojista e você não poderia ficar de fora. Planeje bem as ações as políticas de descontos para não acontecer aborrecimentos.

Abril

Dia do Frete Grátis -28
Uma data importantíssima para o comércio online, o dia do frete grátis garantirá muitas vendas. Como o próprio nome já diz, esta data tem o objetivo de oferecer frete grátis. Sabemos que o frete traz grandes problemas de conversão nas lojas virtuais, portanto aproveite essa data para faturar bastante.

Para não sair no prejuízo, faça parcerias com transportadoras e crie regras para frete grátis acima de determinado valor, produtos selecionados, categorias etc.

Maio

Dia das Mães – 13
Sem dúvida, o Dia das Mães é uma das datas responsáveis pelo aumento do faturamento todos os anos. Em 2018 ela acontecerá no dia 13 e como sempre promete muitas vendas.

Crie promoções bem direcionadas e use seus produtos e categorias para atrair o público-alvo. Não esqueça de planejar a logística e monitorar o atendimento.

Junho

Dia dos Namorados – 12
O famoso Dia dos Namorados é mais um sucesso em vendas. Você tem algum tempo até lá, mas é preciso fazer o planejamento com antecedência. Esta data exige um certo nível de personalização. Crie landing pages em sua loja com o tema, tenha opções de embalagens e cartões personalizados, entregue mimos com um brindes, por exemplo, entre outras coisas.

Julho

Dia do Amigo- 20
Apesar de não ter um aumento tão alto nas vendas, vale a pena investir no Dia do Amigo. Seja criativo nas ações, campanhas como “indique um amigo” podem funcionar muito bem. Aqui, o cliente envia um cupom de desconto para outra pessoa/amigo. Além de lembrar a data, você estará fortalecendo a imagem da sua marca e empresa.

Agosto

Dia dos Pais – 12
Assim como o dia das mães, essa data é bem importante para o comércio. Em 2018 o dia dos pais acontece no dia 12 e com uma boa estratégia você poderá lucrar muito.

Setembro

Dia da Secretária – 30
Esta também não é uma data de muitas vendas e elas concentram-se mais em segmentos específicos como papelarias, floriculturas, chocolaterias etc. Se sua loja virtual tem esse perfil, vale a pena investir.

Outubro

Dia das Crianças – 12
Dia 12 de outubro é uma das datas importantes para o varejo, afinal é uma explosão em vendas. O dia das crianças costuma trazer vendas antecipadas para o e-commerce. Isso porque muitos pais, padrinhos etc, não querem decepcionar a criança caso o presente não chegue a tempo.

Porém, nem todos pensam dessa forma, e é por isso que o planejamento é essencial nessa fase. Renove seu estoque, faça promoções e monitore o atendimento, além disso uma boa logística será fundamental.

Novembro

Black Friday – 23
Agora as vendas não param mais de crescer! A Black Friday se tornou um dos maiores eventos no e-commerce brasileiro. Todos os anos, essas 24 horas de promoções e descontos, representam um grande aumento no faturamento e por isso merecem total atenção e programação.
Crie uma landing page específica para esta data, isso será bem importante para destacar alguns produtos. Ofereça descontos em produtos, categorias, frete, etc. Esteja preparado para uma grande demanda e monte uma estratégia para não atrasar as entregas.

Dezembro

Natal – 25
Finalmente o Natal. O ano encerra com uma data super especial e lucrativa para o comércio. Responsável por grandes volumes de vendas, o Natal também precisa de planejamento, afinal algumas compras começam já em novembro. Cuidado para as festas de final do ano não atrasarem muito suas entregas, isso pode ser bem negativo para seu e-commerce.

Como vimos, a palavra-chave para o sucesso em datas comemorativas é o planejamento. O ano de 2018 promete ser promissor para o e-commerce, por isso aproveite ao máximo. Planeje, execute e mensure os resultados, depois conte pra gente como foi! Excelente 2018!


8 de fevereiro de 2018 | Dai

Dai

Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.

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