Reduzindo o cancelamento de compra no e-commerce

Reduzindo o cancelamento de compra no e-commerce

Um dos maiores pesadelos do dono de e-commerce é o cancelamento de compra. Existem muitos motivos para o cliente encher o carrinho e abandonar a compra. Pode estar ligado a dificuldade de fidelizar o cliente, ao valor do produto ou mesmo problemas técnicos na finalização da compra.

Muitos empreendedores enfrentam esse tipo de situação e não sabem como resolver. Por isso preparamos esse post com algumas dicas para você reduzir o cancelamento de compra em sua loja virtual. Confira.

O que pode causar o cancelamento de compra?

Alguns fatores podem influenciar o cliente e fazer com que ele desista da compra. Um dos mais comuns é o consumidor se arrepender e abandonar o carrinho. Isso pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo, ele perceber que o produto do concorrente é mais barato ou melhor.

Problemas ou lentidão durante o pagamento também causam muitas desistências. Ainda nessa área, não oferecer o meio de pagamento de preferência do consumidor (como cartão de crédito) pode ser um fator negativo.

Defeitos no produto ou divergências em relação ao anúncio, também podem causar o cancelamento da compra. Além disso, o cliente pode simplesmente esquecer de pagar o boleto.

O que fazer para evitar o cancelamento?

O primeiro passo é entender o que pode estar causando estes cancelamentos. Conheça seu cliente, faça pesquisas e tente descobrir o que está acontecendo. Assim que identificar o problema, ficará mais fácil traçar estratégias para diminuir o número de desistências.

O checkout é fundamental, afinal ele pode ser o responsável pelo aumento ou fracasso das vendas. Por isso, uma dica é investir em um meio de pagamento rápido e eficiente. O cliente pode não se sentir seguro na finalização do pedido e assim abandonar a compra. Por este motivo ele também deve ser confiável.

As fotos e descrições de produtos são fundamentais para garantir a venda. Fotos de boa qualidade e descrições completas dão segurança para o consumidor, diminuindo assim as chances de um cancelamento de compra.

Além disso, o cliente precisa entender quais são seus direitos e o que pode ser feito caso haja problemas com o produto. Uma dica é colocar um campo fixo na loja virtual, explicando as políticas de troca e devolução. Deixar esse tipo de informação acessível ao consumidor aumenta a transparência do seu negócio.

Por fim, não esqueça de dar atenção ao atendimento. Afinal, um atendimento ruim ou inexistente pode ocasionar a desistência de uma compra.

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