Carrinhos abandonados: como evitar este tipo de situação?

Carrinhos abandonados: como evitar este tipo de situação?

Atualmente, o grande número de carrinhos abandonados no e-commerce é considerado o maior problema de um lojista. A porcentagem geral de abandono chega a uma média de 70%. É claro que ninguém quer que sua loja virtual faça parte dessa estatística, mas então, o que fazer para convencer o cliente a finalizar a compra? Separamos algumas dicas para te ajudar. Confira.

Velocidade
É muito importante que a loja virtual possua um bom servidor de hospedagem. Vale lembrar que a demora para carregar as páginas é um dos pontos que mais irrita os clientes e pode ser um dos fatores do aumento de carrinhos abandonados.

Prazo de entrega
Quem compra pela internet busca agilidade e facilidade em todo processo de compra. Um prazo de entrega superior a sete dias, fará com que seu consumidor pense duas vezes antes de finalizar o pedido. Por isso, procure cumprir os prazos de entrega e garante mais satisfação por parte do seu cliente.

Valor de frete
O frete tem grande influência nos carrinhos abandonados e é o principal motivo da desistência de compra. Hoje em dia, com a quantidade de lojas oferecendo frete grátis, deixar essa opção de lado significa perder clientes. Para que a opção seja ativada, o ideal é estabelecer um valor mínimo de compra (entre R$100-200). Desta forma, cliente e lojista saem ganhando.

Formas de pagamento
Ofereça várias opções de pagamento e parcelamentos para seus clientes. Pagamentos feitos através de boleto bancário, na maioria das vezes dão descontos ao consumidor. Se a compra for no cartão de crédito, ofereça o máximo de opções de parcelamento que sua loja comporta, mas não esqueça de estabelecer uma parcela mínima.

Distrações
Deixe o processo de checkout “limpo”. O foco deve ser na finalização da compra, e não em outros produtos ou redes sociais, por exemplo. Este processe de divulgação e engajamento deve ser feito antes dele chegar ao checkout. Grande parte dos consumidores que se distraem e voltam para a home da loja, não retornam ao carrinho.

Processo de compra
O processo de compra deve ser rápido, simples e com poucas etapas. Não canse seu cliente pedindo vários dados desnecessários, como profissão, nacionalidade, etc. Pense que o consumidor é muito ocupado e que muitos processos e informações podem fazê-lo desistir da compra.

Comentários
Comentários reais sobre seus produtos ajudam muito na hora da decisão. Incentive o cliente a comentar ou dar uma nota aos itens de seu e-commerce. O consumidor leva muito em consideração a opinião de outras pessoas, por isso abuse de comentários e avaliações positivas em seu e-commerce.

Segurança
No meio virtual ainda existe muito receio por parte do cliente quanto a fornecer dados pessoais, por isso insira selos de segurança no processo de checkout, eles geram confiança e credibilidade a sua loja. Oferecer segurança na finalização da compra pode reduzir significativamente o número de carrinhos abandonados.

E-mail de remarketing
Envie e-mails oferecendo cupons de desconto para o produto que foi abandonado pelo cliente. Isso faz com que ele se sinta importante e tentado a finalizar a compra.

Agora que você sabe como evitar os temidos carrinhos abandonados, que tal colocar essas dicas em prática? Com pequenas mudanças o seu índice de conversão pode aumentar muito e consequentemente diminuir a rejeição.

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