Clube de assinatura no e-commerce: o que é e como montar um

Clube de assinatura no e-commerce: o que é e como montar um

Você provavelmente sabe o que é um clube de assinatura ou mesmo já participa de algum. Este modelo de negócio não é novidade, porém era mais utilizado no formato impresso. A assinatura de revistas e jornais, são um exemplo clássico desta modalidade.

Basicamente um clube de assinatura funciona da seguinte forma: uma empresa entrega periodicamente ao seu cliente, produtos ou serviços do seu interesse. Ou seja, quando uma transação gera um pagamento recorrente.

Apesar desta modalidade ser mais associada ao formato impresso, o meio digital vem ganhando seu espaço. Cada vez mais lojas virtuais apostam neste modelo de negócio para alavancar seu faturamento.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o clube de assinatura, continue a leitura deste post.

Como montar um clube de assinatura no e-commerce?

A internet sem dúvida trouxe muitas novidades para o clube de assinatura tradicional. Atualmente, não apenas os jornais, revistas e livros se encaixam neste formato. A venda de roupas, produtos de beleza e vinho, por exemplo, também  são possíveis, bem como a prestação de serviços.

Acha que sua empresa tem potencial para trabalhar com um clube de assinatura? Então siga essas dicas e tenha muito sucesso nos negócios.

1. Verifique se o seu produto se adequa a este modelo de negócio

A primeira pergunta que deve ser feita é: meu produto se encaixa neste modelo de negócio? Se você acredita que seu produto pode ser entregue periodicamente ao seu público, significa que ele passou nesta primeira etapa.

Depois disso, você precisa analisar que tipo de diferencial este produto pode oferecer. Isso é muito importante, afinal será um fator decisivo para estimular o consumidor a se tornar um assinante.

Seja pela praticidade ou pelo preço, o que importa é que o consumidor identifique algum benefício em assinar seus produtos.

2. Defina padrões e processos para o pagamento recorrente

O pagamento recorrente pode se tornar uma dor de cabeça no modelo de clube de assinatura. Para evitar transtornos, defina padrões e processos para garantir total controle. Crie opções de planos e preços diferenciados para oferecer aos seus clientes.

Lembre-se de incentivar a assinatura dos planos mais “avançados”, afinal são esses planos que aumentarão sua margem de lucro. Além disso, não esqueça de “embutir” no valor da assinatura, gastos extras que possam desanimar o consumidor. Como é o caso do frete, por exemplo. O preço psicológico pode ser seu aliado na hora de convencer um consumidor.

3. Cuidado com as cobranças recorrentes

Além de oferecer planos e preços atrativos, você precisa dar opções de datas e formas de pagamento ao seu assinante. Para isso, o ideal é contratar uma plataforma para gerenciar os pagamentos. Desta forma você evita que erros manuais ocorram.

Além de garantir a eficiência e facilitar a gestão, um gerenciador de pagamentos recorrentes te ajudará na automatização das cobranças. Inadimplência, carteira de clientes, emissão de notas fiscais e boletos, são apenas algumas funcionalidades que um sistema como este pode oferecer.

4. Estude toda a logística que este processo exige

Para o modelo de clube de assinatura, onde os produtos têm entrega recorrente, é fundamental que a logística funcione perfeitamente. Já imaginou a frustração do seu assinante ao receber os produtos com atraso? Para evitar este tipo de situação, tenha muitas opções de fornecedores. Afinal, se tiver problema com o primeiro, terá sempre o plano B ou C.

Além dessas dicas, é preciso contar com um plataforma de e-commerce que suporte esta modalidade. No Signashop você tem acesso a esta funcionalidade através de alguns parceiros.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco que vamos te auxiliar.

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