5 coisas que não acontecem em um e-commerce

5 coisas que não acontecem em um e-commerce

No comércio tradicional, lidar com pessoas é uma tarefa frequente, que requer habilidades de comunicação e empatia. No ambiente online, essas mesmas competências são desejáveis, porém, a interação com o público segue padrões bem diferentes. Existem algumas situações que, felizmente, não acontecem em um e-commerce. Listamos algumas delas, para que você agradeça todos os dias por ter “clientes virtuais”.

1. Ninguém vai dizer que só está dando uma olhadinha

Que atire a primeira pedra quem nunca entrou em uma loja sem a mínima intenção de comprar algo. Os motivos são vários: vontade de matar um tempo, namorar algum produto ou simplesmente encher o saco dos vendedores. Essa é uma das coisas que não acontecem em um e-commerce. Você estará livre dessa velha desculpa e não precisará seguir os clientes por todo lado, na esperança de que eles comprem alguma coisa.

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2. Ninguém mente para você dizendo que já vai voltar

Você atendeu o cliente, ele te fez várias perguntas e a venda parecia certa. Mas então, ele diz a célebre frase “só vou dar uma voltinha por aí e qualquer coisa eu volto”. Bom, um vendedor experiente sabe que essa pessoa dificilmente irá retornar. Já os lojistas mais sonhadores, até acreditam nessa promessa, mas logo percebem que não passa de papo-furado. Você pode ficar esperando por dias: esses clientes não irão voltar.

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3. Ninguém aparece 1 minuto antes da loja fechar, fica por meia hora e não compra nada

O fim do expediente finalmente está próximo. Você está cansado, trabalhou o dia inteiro e não vê a hora de chegar em casa, tomar um banho e se jogar na cama. De repente, quando está prestes a fechar as portas, aquela pessoa inconveniente aparece. Ela fica na loja por meia hora, olha todos os produtos possíveis, faz um milhão de perguntas, mas no fim vai embora (e de mãos vazias). Essa é uma das situações que não acontecem em um e-commerce. Fique tranquilo(a).

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4. Ninguém pede para reservar um produto que não tem a intenção de buscar

Uma outra desculpa bem comum de consumidores é a “reserva de produtos”. Obviamente, algumas pessoas realmente voltam para buscar o que reservaram, mas a maioria esquece ou resolve deixar pra lá. Geralmente, o lojista sai no prejuízo, pois poderia estar vendendo aqueles itens que ele resolveu guardar. Isso é triste, nós sabemos.

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5. Ninguém deixa sua loja bagunçada após mexer em todos os produtos que ali existem

Sempre existe aquele cliente bagunceiro, que tira todas as coisas do lugar, deixando a loja totalmente desorganizada. No e-commerce, seus produtos sempre estarão no local onde você os deixou. Também não será preciso gastar seu tempo limpando a sujeira que as pessoas fizeram ou reorganizando itens que foram colocados em locais errados. O poder de organização é todo seu.

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