Colorimetria: descubra qual é a cor do seu e-commerce

Colorimetria: descubra qual é a cor do seu e-commerce

As cores dizem muito sobre um negócio. Em muitos casos de sucesso, apenas ao visualizar uma combinação de cores, já ligamos à uma determinada marca. Podemos citar um exemplo simples. Qual a primeira rede de fast food com as cores amarelo e vermelho que vem a sua mente? Certamente você pensou em Mc Donald’s não é mesmo? Percebe como a escolha das cores é poderosa para uma empresa? A colorimetria é quem faz essa mágica acontecer.

Mas o que é colorimetria?

A colorimetria é estudo do cérebro que tem o objetivo de identificar a influência das cores na formação de sensações ou emoções. Ela foi inspirada na teoria das cores, do alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Na colorimetria, todos os detalhes do layout da marca são desenvolvidos a fim de estimular o cliente a obter um determinado produto/serviço.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Winnepeg, no Canadá, 90% das compras instantâneas são impulsionadas pelas colorações. De acordo com o relatório do How Colors Affect Conversion Rate, os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos consumidores do que as versões em preto e branco.

Os consumidores geralmente têm mais disposição em armazenar informações que contenham elementos visuais. Isso acontece pois este processo exige menos esforço do cérebro do que os demais sentidos, como audição, cinestesia etc. Portanto, as cores têm um papel estratégico, fazendo com que os consumidores lembrem da marca, criando associações.

Entretanto, é necessário trabalhar a colorimetria de uma forma clara e honesta para evitar problemas e garantir a fidelização dos clientes. Para isso, é preciso ter total clareza do propósito da empresa, pois as cores aumentam sua força. Ter um posicionamento ajuda a se comunicar com o público-alvo.

Além disso, é preciso considerar que não existe apenas um tipo de consumidor e, por isso, as cores geram sensações e emoções diferentes nos clientes. Em geral, pessoas mais impulsivas se familiarizam com tons de azul claro, laranja e preto. Caso a pessoa prefira experiências de compras mais acessíveis, os tons azul escuro e verde são boas opções. Já os consumidores mais tradicionais, tendem a gostar de rosa.

Para saber qual a cor ideal para seu e-commerce, além da ajuda da técnica de colorimetria é preciso se arriscar. Existem diferentes cores e perfis de clientes, por isso é aconselhável realizar testes. Escolha uma ou duas opções, faça testes e lembre-se de medir os resultados.

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