Como apresentar seus produtos no e-commerce

Como apresentar seus produtos no e-commerce

O produto é uma das coisas que podem determinar o sucesso (ou o fracasso) de sua loja virtual. Por isso, é necessário dedicar boa parte do seu tempo a ele. No momento de colocar o site no ar, certifique-se de que fez tudo o que era importante: inseriu as melhores fotos, escreveu descrições perfeitas e até gravou pequenos vídeos. Somos seres extremamente visuais e buscamos coisas que agradem nossos olhos. Sentimos que podemos confiar em algo onde tudo é organizado, bonito e com informações detalhadas. Portanto, todo esforço vale a pena: é preciso apresentar seus produtos ao público, de modo que eles sintam essa segurança ao comprá-los.

A importância das imagens
As fotografias dos produtos são as “provas” que o cliente precisa para saber se algo é bonito/feio ou bom/ruim. Você deve investir suas energias para criar as melhores imagens daquilo que deseja comercializar. Se tiver verba para isso, contrate um fotógrafo profissional – você não estará jogando dinheiro fora, garanto. Se seu orçamento for apertado, tire as fotos você mesmo. É possível obter bons resultados, mesmo utilizando smartphones.

1. Utilize um fundo branco
O foco deve ser sempre o seu produto, por isso, procure um fundo branco para fazer as imagens. Assim, o item ficará em destaque e o cliente não irá se distrair com outros elementos da fotografia. Se não tiver nenhum local com essas características, faça sua própria caixa de luz (lightbox). É simples, rápido e resolve todos os seus problemas. Veja no vídeo abaixo:

2. Tenha cuidado com flashes e edições
Em alguns casos, o flash pode ocultar certas características do produto, tornando-o menos claro ao olhos do cliente. A mesma coisa acontece na edição. É claro que você pode ajustar o brilho e o contraste da fotografia, só tome cuidado para não deixar seus produtos irreconhecíveis, com cores muito diferentes das originais, por exemplo.

3. Mostre vários ângulos
É importante tirar várias fotos, de ângulos diferentes. Isso irá ajudar o cliente a ter uma ideia melhor do seu produto. Como ele não pode tocar no item antes de comprá-lo, as imagens são suas únicas referências. Certifique-se de mostrar todas as qualidades dos produtos e destaque (dando zoom, por exemplo) o que for essencial.

4. As descrições precisam ser únicas
O conteúdo também é uma parte essencial da estratégia de venda. Como não há vendedores, as descrições precisam ser boas o suficiente para convencer o cliente a comprar aquele produto. Por mais que seja trabalhoso, cada descrição precisa ser exclusiva. Isso porque conteúdos duplicados são penalizados pelo Google e o posicionamento da loja nos buscadores é prejudicado. Não esqueça de utilizar a criatividade para criar textos únicos, capazes de aumentar as vendas.

5. Faça vídeos de seus produtos
Os vídeos não substituem as imagens e muito menos os textos, mas podem aumentar a taxa de conversão da loja. Além disso, eles são ótimos para SEO e podem ser reaproveitados e divulgados nas redes sociais da marca. Utilize uma linguagem informal e dê informações relevantes, sem se estender muito. Assim como no caso das fotografias, você pode contratar um profissional para fazer as filmagens ou se arriscar e fazê-las por conta própria.

Pensar em como vai apresentar seus produtos é uma das partes mais importantes no momento da criação da loja. Cada detalhe deve ser planejado com cuidado, a fim de evitar erros. Por mais que sejam cansativas, as ações levantadas acima devem ser levadas a sério, pois elas podem determinar o sucesso da empresa. Lembre-se de ser criativo e tenha certeza que seu esforço será recompensado mais tarde.

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