Como conquistar seus clientes enquanto sua empresa cresce

Como conquistar seus clientes enquanto sua empresa cresce

É maravilhoso mostrar para o cliente que por trás de um pedido online existe alguém que se importa com ele. Dar um toque pessoal aos pedidos é uma ótima alternativa para conquistar seus clientes. Além de fidelizá-los, você proporcionará uma excelente experiência de compra.

A hora mais esperada pelo consumidor é a chegada do produto e ela deve ser inesquecível. A embalagem tem um papel fundamental nesta etapa, ela deve refletir como seu cliente é importante para sua empresa. Alguns e-commerces como a Frank & Oak, incluem um bilhete escrito à mão nas embalagens (no começo da loja eram escritos pelos próprios fundadores). Outras adicionam amostras grátis ou até mesmo pilhas extras. Esses pequenos detalhes fazem muita diferença na hora de conquistar seus clientes.

Com o crescimento da sua empresa, pode ser complicado manter o nível de personalização, afinal nada se compara ao valor que uma pessoa de verdade pode dar. Porém, usando mais uma vez o exemplo da Frank & Oak, isso pode ser possível. A empresa que atualmente é uma das grandes marcas de moda, com mais de 1,5 milhões de usuários, continua entregando bilhetes manuscritos, agora escritos pelos funcionários.

Um site chamado MailLift foi criado para auxiliar empresas em relação às cartas escritas à mão. A empresa conta com uma equipe de especialistas que escrevem cartas personalizadas para os clientes, além disso se responsabilizam pelo envio dos bilhetes.

Uma ótima notícia é que a tecnologia está se desenvolvendo para ajudar seu e-commerce a se manter “pessoal”, mesmo com seu crescimento. Na realidade, seus clientes gostam que soluções digitais populares sejam usadas para isso, contanto que elas não tenham características de um robô.

Além dessas ações, é importante personalizar seu marketing digital para conquistar seus clientes, afinal o consumidor quer receber um atendimento diferenciado. Para te ajudar, preparamos algumas dicas, confira.

Ajustando seu Marketing Digital

Em 2014, a Zappos lançou uma campanha no Instagram. A empresa oferecia sugestões pessoais de compra para quem publicasse uma selfie no perfil OOTD (Outfit Of The Day) usando a hashtag #NextOOTD na rede social de compartilhamento de fotos.

Na campanha, a empresa colocou à disposição uma pessoa para dar dicas de look direto nos comentários da sua foto, como se o cliente estivesse comprando em uma loja física com o atendimento do vendedor. A inteligência artificial auxiliou a Zappos e pode ajudar qualquer outro lojista que queira lançar uma campanha parecida de maneira automatizada.

Um exemplo dessa automatização é a empresa Amazon, que usa um algoritmo para sugerir recomendações de livros com base naqueles que foram adicionados ao carrinho.

Outra forma de conquistar seus clientes é customizar um e-mail marketing. No e-mail, ofereça algum produto que interesse seu cliente, para fazê-lo voltar à sua loja. Lembrando que o e-mail precisa ter uma linguagem mais informal e humanizada.

É possível criar um e-mail segmentado de acordo com a localidade, registro de compras anteriores e comportamento do usuário. É importante que essas informações sejam coletadas de forma transparente e a privacidade dos consumidores sejam protegidas.

O e-mail marketing pode ser usado como ferramenta para tornar a  experiência de compra online tão comum quanto comprar em uma loja física. Dessa forma é possível criar uma intimidade com o cliente, oferecendo segurança e conforto na hora da compra. Com pequenas ações é possível automatizar um processo para conquistar seus clientes.

Gostaria de compartilhar alguma ideia de como manter uma comunicação saudável com seus clientes no meio do crescimento do e-commerce? Então deixe suas sugestões nos comentários e ajude ainda mais lojistas. Se você ainda não tem uma loja virtual, conheça nossa plataforma de e-commerce, saiba mais sobre nossos serviços e cadastre-se. Vai levar somente 2 minutos.

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