Como criar sorteios em sua loja virtual

Como criar sorteios em sua loja virtual

É normal que empresas novas encontrem dificuldades para construir seu público nos primeiros meses. Isso porque conquistar clientes é algo que requer tempo e certo planejamento. Uma ótima maneira de acelerar esse processo, é promover sorteios em sua loja virtual. As pessoas adoram isso e o motivo é bem simples: todo mundo gosta de ganhar coisas (qualquer tipo de coisa). Amostras grátis? Queremos. Descontos de 50%? Queremos. Coffee break gratuito? Queremos. Então, por que não aproveitar o comportamento típico do consumidor para conquistar fãs para sua marca? E não se preocupe: a gente te ensina como fazer isso.

1. Defina o regulamento da campanha
Promover sorteios em sua loja virtual é fácil, desde que eles sejam planejados corretamente. Uma das primeiras coisas que você deve fazer, é criar o regulamento da campanha. Essa é uma etapa muito importante, pois é aqui que pontos essenciais são definidos. É preciso estabelecer regras como a duração da promoção, além de descrever quem poderá participar e como o vencedor será escolhido.

2. Tenha objetivos bem definidos
Traçar objetivos para o sorteio contribui diretamente para o seu sucesso. O que você espera conseguir com isso? Tornar sua marca conhecida, atrair seguidores ou aumentar as vendas imediatamente? Analise suas necessidades e planeje a campanha com base no seu público-alvo. Certamente, seus resultados serão muito melhores se houver um bom planejamento.

3. Ofereça um prêmio atraente
Para que os sorteios em sua loja virtual deem certo, tenha cuidado na hora de escolher os prêmios. Lembre-se de que é preciso pensar no que seu público gostaria de ganhar, e o que faria ele participar da promoção. É possível oferecer produtos com edições limitadas, vale-compras, viagens, coleções completas de algum item, entre outras coisas. Tenha isso definido com bastante antecedência.

4. Crie um título e uma descrição atrativa
Se quiser chamar a atenção dos seus seguidores, você deverá pensar em textos criativos para o sorteio. Comece utilizando palavras de impacto para o título, deixando claro o nome de sua loja e o prêmio disponibilizado. Para a descrição, insira o passo a passo da promoção e explique por que as pessoas devem participar.

5. Utilize ferramentas para fazer o sorteio
Existem diversas maneiras de fazer sorteios, mas algumas podem ser bem complicadas se não houver conhecimento em programação. Sendo assim, você pode utilizar ferramentas próprias para isso, como a PromoSimple, Rafflecopter ou Gleam. Teste todas elas e descubra qual mais se adapta as suas necessidades.

6. Incentive a viralidade
Muitas lojas costumam pedir que os participantes da promoção compartilhem imagens ou sigam o perfil da marca para participar. Essa é uma forma de fazer com que o sorteio torne-se viral, além de dar muito mais visibilidade para a ação. A maioria das ferramentas – inclusive as citadas anteriormente – possui essas funcionalidades.

7. Promova o sorteio
Depois de todas essas etapas, é hora de divulgar seu sorteio nas redes sociais e e-mails marketing. Faça posts patrocinados focando no público-alvo da promoção e troque imagens de capa e perfil se necessário. Uma outra ideia é fazer parcerias com pessoas influentes (bloggers conhecidos em seu segmento, por exemplo), e pedir que eles divulguem a campanha. Dessa forma, você poderá ter resultados surpreendentes.

8. Dê destaque ao ganhador
Após o término da promoção, dê o devido destaque ao ganhador, afinal, você passou um bom tempo trabalhando nisso. Peça que ele tire uma fotografia com o prêmio (se for o caso), e certifique-se de divulgá-la da melhor forma possível. Os dois lados merecem toda essa atenção.

Já criou sorteios em sua loja virtual e tem alguma sugestão? Conta pra gente nós comentários! Vamos adorar saber de suas experiências.

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