Como criar um programa de fidelidade para e-commerce

Como criar um programa de fidelidade para e-commerce

Criar um programa de fidelidade para e-commerce pode ser uma das melhores maneiras de engajar clientes. Isso porque comprar torna-se muito mais prazeroso quando há algum benefício envolvido. Não é por acaso que empresas oferecem frete grátis, promoções, cupons de desconto, entre outras coisas que deem alguma vantagem para o consumidor. Além de trazerem lucro para a loja virtual, essas ações também fortalecem os laços entre lojista e cliente. Duvida? Então acompanhe nosso post.

Afinal, o que é um programa de fidelidade para e-commerce?
Bom, o nome já diz muita coisa. Um programa de fidelidade para e-commerce é um conjunto de ações para fidelizar clientes. A loja oferece recompensas (pontos, cupons, etc) em troca de compras frequentes. Essa é uma maneira que empresas encontraram para encantar o público. Além disso, é muito mais fácil e barato manter um cliente, do que conquistar um novo.

Por que criar um programa de fidelidade?
O mercado virtual é extremamente competitivo, por isso, é preciso encontrar maneiras de se destacar nele. Criar um programa de fidelidade é uma delas, pois a retenção de clientes pode trazer mais lucro para a loja, e muito mais vantagens para o público. Logo, a loja virtual terá mais visibilidade e credibilidade. Todos saem ganhando.

É importante lembrar que algumas plataformas já oferecem integrações com sistemas de pontuação, e o Signashop é uma delas. Dito isso, agora que você já conhece os pontos positivos de criar um programa de fidelidade para e-commerce, iremos te ensinar a elaborar um. Confira:

1. Crie um nome para o programa e para os pontos
A primeira coisa que você deve fazer, é elaborar um nome para seu programa de fidelidade, e também para seus pontos. Essa é uma etapa subestimada pelos lojistas, mas é extremamente importante. Isso porque esses programas têm um desempenho melhor quando possuem um nome exclusivo, que possa ser identificado facilmente.

A mesma regra é válida para sua moeda de pontos. Saia da mesmice e dê um nome divertido e original para ela. Essa atitude simples pode provocar entusiasmo em seus clientes, fazendo sua loja se destacar ainda mais no mercado virtual.

2. Defina o valor dos pontos
Para cada compra que o cliente realizar, ele irá receber uma quantidade de pontos. Lembre-se de que esses pontos valem dinheiro em sua loja, por isso, certifique-se de definir um valor para eles. Para chegar ao número ideal, pesquise os programas de fidelidade de outras lojas, tomando sempre cuidado para não sair no prejuízo ao implementar o seu.

3. Defina como você irá distribuir os pontos
Agora que o valor dos pontos foi definido, você deve decidir a quantidade que será entregue ao cliente por cada compra realizada. É possível oferecer uma pontuação diferente por categoria de produtos, por exemplo. Se você vende calçados, um tênis pode valer 100 pontos, enquanto uma bota vale 500. Tudo isso fica ao critério do lojista, que deve decidir a melhor forma de lucrar com o programa de fidelidade.

4. Crie uma página explicativa
É essencial que você crie uma página explicando o funcionamento do seu programa de fidelidade. Informe ao cliente como ele pode se inscrever, quais são as vantagens, os produtos participantes, as regras de pontuação, entre outras coisas. Essa é uma maneira de evitar possíveis problemas, passar mais confiança ao cliente e colocar seu programa em destaque na loja.

5. Divulgue seu programa de fidelidade
Por fim, quando tudo estiver planejado e pronto para ir ao ar, divulgue seu programa de fidelidade. Publique a novidade em redes sociais como Facebook, Instagram e Snapchat. Lembre-se de enviar um e-mail marketing incentivando o público a participar e ressalte as vantagens que eles terão ao se inscrever. Certamente, você conquistará muito mais clientes com isso.

Criar um programa de fidelidade para e-commerce é ideal para auxiliar na retenção de clientes. Através de ações bem planejadas, você dará ao consumidor um motivo para continuar comprando em sua loja. Isso irá gerar uma publicidade gratuita muito positiva para a marca. Portanto, tenha muita atenção e cuidado ao desenvolver seu programa.

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