Como definir um orçamento de marketing para seu e-commerce

Como definir um orçamento de marketing para seu e-commerce

Novas técnicas de marketing digital surgem a todo momento. Porém, com tantas opções o lojista fica em dúvida sobre onde é melhor investir. A estratégia deve ser pensada e planejada para cada tipo de negócio, afinal elas serão responsáveis por trazer mais tráfego e consequentemente mais clientes para a loja. Mas como definir um orçamento de marketing adequado para conseguir resultados e não sair no prejuízo? Confira as dicas que preparamos a seguir.

1 – Onde você quer chegar?

O primeiro passo é definir onde você quer chegar, seu objetivo. A partir do seu planejamento financeiro, você já pode ter uma base dos resultados monetários que a empresa precisa alcançar.

Sabendo o seu objetivo, fica mais fácil definir quais ações e de que forma elas deverão ser executadas.

2 – Qual será sua verba?

Depois de determinar onde você quer chegar, é hora de descobrir como fazer isso. Para isso, você precisa decidir qual será sua verba. Mas tome cuidado para não dar um passo maior que a perna e ficar no prejuízo. Muitos lojistas acabam investindo mais do que podem e nem sempre têm o retorno esperado.

Por isso, o mais indicado é analisar os números da loja virtual e assim definir o quanto será destinado para cada ação. Seja realista, vale mais a pena projetar menos e atingir o objetivo.

3 – O que deu certo?

Para definir seu orçamento de marketing, avalie as ações que já realizou na loja virtual. Verifique quais foram os resultados obtidos, quanto foi investido e quais delas fazem mais sentido para o seu negócio. Métricas como ROI (retorno sobre o investimento) podem te ajudar a ter uma visão melhor do que deu certo ou errado. Desta forma, você consegue estimar com maior precisão o quanto investir.

4 – E depois, o que fazer?

Depois de definir qual será seu orçamento de marketing, é hora de direcionar os recursos para as campanhas. Liste as ações que pretende trabalhar e defina o quanto será destinado para cada uma.

É importante lembrar que a divisão não precisa ser igualitária. Ou seja, o orçamento total não precisa ser dividido exatamente pela quantidade de ações. Cada ação tem seu objetivo e pode trazer resultados diferentes para cada tipo de negócio.

Portanto, estude outras estratégias, avalie o que deu errado em campanhas passadas e tente não repetir os mesmos erros. Trace seu objetivo e direcione a verba para as ações que mais trarão resultados para seu e-commerce.

Se ficou com alguma dúvida entre em contato conosco, vamos adorar te ajudar!

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