Como encontrar nichos de mercado no e-commerce?

Como encontrar nichos de mercado no e-commerce?

Todo mundo que resolve empreender pela internet encontra problemas na hora de decidir seu ramo de atuação. Existem diversas coisas que devem ser levadas em consideração nesse momento, que vão desde os seus interesses até a viabilidade do produto. Antes de abrir uma loja virtual, as etapas mais importantes consistem em planejamento e pesquisa. Uma das maneiras de obter sucesso, é encontrar problemas de um público específico e apostar em nichos de mercado no e-commerce para resolvê-los. Se você ainda não sabe como fazer isso, nós te explicamos nesse post.

O que é um nicho de mercado?
Os nichos de mercado são segmentos pouco explorados pelas grandes empresas. Eles representam parcelas específicas de consumidores, que possuem necessidades diferentes das demais pessoas. O comportamento desses clientes exige um atendimento especializado, e nem sempre as lojas conseguem fazer isso – seja por falta de interesse ou pela ausência de soluções para os problemas desse público.

É aí que entra a grande jogada: nichos de mercado são pouco explorados e a concorrência por lá é bem menor. Por exemplo: em vez de abrir uma loja virtual de roupas em geral, por que não se especializar em moda plus size? Você atenderá um público específico com mais qualidade e poderá se tornar uma figura de autoridade no segmento.

Por que investir em nichos de mercado no e-commerce?
Caso esteja pensando em abrir um e-commerce, sem dúvidas optar por um nicho de mercado é uma ótima opção. Se você trabalhar com um produto ou segmento mais genérico, sua concorrência será muito mais acirrada. É difícil competir com os grandes players do mercado, afinal, como eles vendem em maior quantidade, acabam trabalhando com preços mais acessíveis ao consumidor.

Apesar de ter uma quantidade maior de vendas, os grandes canais de venda acabam tendo um volume de clientes insatisfeitos muito grande. Quando você tem um e-commerce de nicho, uns dos diferenciais é conseguir oferecer um atendimento personalizado, fidelizando o cliente.

Vantagens dos nichos de mercado no e-commerce
Como você já sabe, grandes empresas do mercado virtual não conseguem atender a todos os tipos de público com excelência. Portanto, lojas que atuam em nichos podem focar em oferecer a melhor experiência de compra aos clientes, concentrando todos os seus recursos nesses consumidores.

Para colocar a loja em uma posição de destaque dentro do nicho, o investimento torna-se muito menor do que em mercados de massa. Isso porque você estará “brigando” com menos empresas. Além disso, na maioria das vezes os produtos têm maior valor agregado, o que faz com que o Retorno sobre o Investimento (ROI) também seja superior ao dos grandes players.

Como identificar nichos de mercado para investir?
É importante optar por um segmento que você se identifique, afinal, será o seu negócio e nada mais gratificante do que trabalhar com o que gosta. Por exemplo: se curte o ramo automotivo, este já é um norte. Feito isso, você parte para o segundo passo, que é a pesquisa de mercado.

Como em qualquer outro negócio, a pesquisa de mercado é fundamental, pois é nesta fase que você irá coletar o máximo de informações sobre o ramo de atividade escolhido. É preciso fazer uma análise da concorrência, avaliar os produtos vendidos pela empresa, métodos de trabalho, entre outras coisas. Com essas informações, você terá uma visão geral do mercado e começará a segmentar, até encontrar um nicho que goste e seja lucrativo.

Existem algumas perguntas que você pode fazer para entender se o nicho escolhido é seguro para investir. Separamos algumas delas abaixo:

1. Você tem conhecimento nesta área de atuação?
Um bom atendimento é uma das formas mais eficazes de fidelizar clientes. Em um e-commerce de nicho, os consumidores geralmente são mais seletivos. Eles pesquisam e questionam bastante antes de realizar uma compra. Por isso, é importante que você se torne um especialista nesta área de atuação, respondendo todas as dúvidas do cliente, desde as mais simples até as mais técnicas.

2. O mercado escolhido tem potencial?
A primeira coisa que deve ser feita é a avaliação do mercado em que você deseja atuar. Não adianta apostar em nichos que sejam extremamente específicos, pois o volume de clientes pode ser baixo demais, e você certamente sairá no prejuízo. É preciso observar pontos como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o ticket médio do público do segmento escolhido. Nesse processo, é fundamental que as informações recolhidas garantam o fluxo do caixa, caso contrário, o nicho de mercado pode se tornar inviável.

3. Você já sabe qual é o seu público-alvo?
Definir para qual público você vai direcionar as divulgações e demais ações é uma parte fundamental do processo. Sabendo quem é seu público-alvo, ficará muito mais fácil escolher as ações de marketing, melhorar a comunicação com o cliente, escolher os fornecedores, entre outras coisas.

4. Quem são os seus concorrentes?
Estar em um mercado mais segmentado não quer dizer que não existirão concorrentes. Mas não tem problema, você pode aprender (e muito) com eles. Observe os produtos oferecidos, as fraquezas da empresa e a imagem que os clientes possuem dela. Compreender como outras lojas que já estão no mercado trabalham, certamente vai te ajudar a melhorar o seu negócio.

5. Você tem a estrutura necessária para atender esse público?
Depois de fazer a pesquisa de mercado, escolher o nicho de mercado e responder todas as questões acima, é preciso saber se você terá a estrutura para atender esse público tão específico. Não basta ter um ótimo nicho se a operação – principalmente a logística – não estiver alinhada e atendendo as expectativas do cliente. Se isso acontecer, todo o diferencial de ter um e-commerce segmentado irá por água abaixo.

Para aproveitar as vantagens de atuar em nichos de mercado no e-commerce, o lojista precisa de um bom planejamento e muita dedicação. Apesar disso, todo o empenho vale a pena, pois o retorno financeiro e a consolidação da marca no segmento falam por si só.

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