Como fazer o controle de estoque em sua loja virtual

Como fazer o controle de estoque em sua loja virtual

Entregar os produtos dentro do prazo é uma das coisas que ajuda a construir consumidores engajados, defensores de uma marca. Às vezes, o atraso no envio do pedido está relacionado à falta do controle de estoque. Sendo assim, é de extrema importância estar atento a essa área logística da empresa, para oferecer sempre o melhor serviço aos clientes. Se você ainda não sabe por onde deve começar, preparamos esse post, que traz algumas dicas essenciais para lojistas que desejam organizar seus negócios.

1. Escolha o seu modelo de estoque
O primeiro passo para ter um controle de estoque eficiente, é decidir qual será o modelo utilizado. Dependendo do tamanho de sua empresa, é possível ter um estoque físico, que exige muito mais atenção e planejamento. Uma outra opção – geralmente utilizada por lojas menores – é comprar os produtos de acordo com a demanda. Após escolher qual dos tipos se encaixa em seu negócio, você poderá pensar em estratégias mais específicas.

2. Gerencie os indicadores
Os indicadores servem para que você tenha uma visão mais ampla de seu estoque. Por isso, acompanhar alguns fatores como pedidos, status de entrega e vendas, é fundamental para a tomada de decisões. É através desse controle que você consegue identificar pontos importantes, como oportunidades de melhorias, sazonalidade e taxa de obsolescência, por exemplo.

3. Faça inventários
Os inventários são uma ótima maneira de fazer um controle de estoque preciso. Eles são ainda mais eficazes quando feitos frequentemente – em um e-commerce, por exemplo, esse hábito deve ser diário. Além disso, o inventário também permite que problemas sejam identificados rapidamente e auxilia na identificação de produtos que não estão agradando os clientes.

4. Crie um sistema de organização
Se você optar pelo estoque físico, é importante que crie um sistema de organização. Escolha a melhor maneira de dividir a mercadoria, para agilizar a busca de cada uma delas. Essa divisão pode ser por ordem alfabética, peso ou cores (o que for mais adequado para o seu modelo de negócio). Lembre-se de que manter tudo organizado economiza tempo.

No entanto, manter a organização não é exclusividade de quem optou por um estoque físico. Quem escolheu “deixar” os produtos com os fornecedores também deve estar atento. Para evitar a frustração de clientes ao oferecer itens que você não tem, é preciso ter um controle rígido da saída e entrada de mercadorias no seu e-commerce. Utilize softwares específicos para isso ou até mesmo o Excel – o importante é registrar as transações frequentemente.

5. Mapeie o fluxo
Para abastecer melhor o estoque, de acordo com a demanda, você precisa saber quais são os produtos de maior e menor saída. Não adianta continuar investindo em mercadorias que não vendem, isso só traz prejuízos para a loja. Também é necessário conhecer a frequência de reposição de cada item e considerar os períodos sazonais. Em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados ou Natal, você deve fazer um bom planejamento, a fim de atender ao alto volume de pedidos. Analise seu histórico de vendas para obter informações e tomar as decisões corretas.

6. Tenha fornecedores confiáveis
Antes de fechar negócio com qualquer empresa, é preciso pesquisá-la e fazer testes para evitar problemas. Tenha em mente que trabalhar com fornecedores confiáveis é essencial para ter um controle de estoque eficiente. Isso porque se o seu fornecedor não cumpre prazos, você e seus clientes ficam na mão. Para que nenhum produto fique em falta, faça sua parte: realize os pedidos sempre com antecedência.

Fazer uma gestão de estoque adequada vai além de contar quantos produtos estão disponíveis e quantos estão faltando. Suas ações irão refletir em outras áreas da empresa, principalmente na financeira. Lembre-se de que organização e planejamento fidelizam clientes e aumentam a credibilidade da loja.

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