Como o contato com bloggers pode ajudar minha loja virtual?

Como o contato com bloggers pode ajudar minha loja virtual?

Inovar é a palavra-chave para o sucesso de cada empresa. Em tempos onde a tecnologia domina boa parte da nossa vida, para ser bem-sucedida, uma marca precisa estar presente na web. Não estamos falando apenas de fazer divulgações em redes sociais, e sim de buscar outras maneiras de atrair clientes. Uma das formas de ser inovador é criar conteúdos de qualidade em um blog próprio ou de terceiros. Você provavelmente deve estar se perguntando: o que escrever tem a ver com trazer mais visitantes para minha loja virtual? Bom, nós te explicamos. Não é preciso fazer uma venda escancarada para despertar o interesse do consumidor. E se tem alguém que sabe disso, esse alguém é o blogueiro. Um bom relacionamento com bloggers pode fazer maravilhas por seu e-commerce. Acredite se quiser.

Como encontrar bloggers para firmar parcerias?
Se você não sabe por onde deve começar, vá pelo caminho mais fácil. Por exemplo: tenho uma loja de roupas, então, posso pesquisar por “melhores blogs de moda”, ou “bloggers de moda”. Se você tiver já tiver uma listinha com seus sites preferidos, melhor ainda. O importante é estar atento ao estilo do blog, que deve estar de acordo com o segmento de sua loja. Não adianta tentar fazer parcerias com portais que nada tem a ver com o seu negócio. Nenhum dos lados sai ganhando com isso.

Com a listinha pronta, é hora de entrar em contato com os bloggers. Apresente-se, diga por que enviou aquele e-mail e o que eles têm a ganhar firmando uma parceria com sua loja. Existem diversos benefícios que podem e devem ser oferecidos, que vão de guest posts até avaliações de produtos (nós falaremos de cada um deles a seguir). Após enviar a proposta, lembre-se de fazer o follow up, que é uma parte importante desse processo. Todos temos rotinas agitadas e nem sempre lembramos de responder os e-mails. Insista até certo ponto, se o blogueiro simplesmente não responder, siga em frente.

Guest post
Uma das coisas que costuma trazer bons resultados é o guest post. Essa prática consiste em elaborar um artigo e publicá-lo no blog de outra pessoa. Você deve escrever em portais relevantes para o seu segmento, sobre algum assunto que tenha relação com a sua área de atuação. Enquanto você constrói o próprio público, os guest posts oferecem uma forma de fazer com que sua loja fique à frente das outras. O conteúdo irá atrair mais visitantes e os links que levam até o site irão ajudar a melhorar o SEO.

Converse com especialistas no assunto
Por que não criar um blog para sua loja virtual? Escrever não é uma tarefa fácil e muitas pessoas não ficam à vontade com as palavras. Mas se você não tem ideias ou não está muito seguro de seu conteúdo, converse com bloggers que entendem o assunto sobre o qual quer falar. Solicite dicas de pautas, histórias e se possível, faça uma pequena entrevista. Isso fará com que o texto seja muito mais pertinente e os colaboradores certamente irão compartilhar o post com seus leitores.

Solicite avaliações do seu produto
Não adianta esperar que alguém faça uma resenha sobre seu produto, você precisa ir atrás desse objetivo. Por exemplo: se a sua loja é de cosméticos, envie um batom para alguma blogueira de moda, solicitando uma avaliação sincera do item. Obviamente, o blog precisa ter seguidores engajados, pois a ideia é que os leitores se interessem e comprem o batom. Se você tiver maquiagens excelentes, o próprio blogger fará o trabalho de divulgar sua marca para todo mundo.

Encontre afiliados para promover sua loja
Além de enviar seus produtos para avaliação, você também pode iniciar uma campanha de afiliados. Essa ação consiste em oferecer uma comissão por cada venda efetivada, por isso, os bloggers se esforçam mais para divulgar sua marca. Assim como em todos os outros casos, a pessoa afiliada precisa ter um blog que fale diretamente com o público-alvo de sua empresa, caso contrário, a estratégia não trará resultados.

Apareça em guias de presentes
Certamente você já pesquisou ideias de presentes na internet e se deparou com listas, não é? Pois bem, elas são comuns em blogs e podem melhorar (e muito) o tráfego de sua loja virtual. Uma boa maneira de aumentar as vendas é utilizar o contato com os bloggers para pedir que seu produto seja mencionado nesses guias. Com isso, ele será visto, comentado e compartilhado com diversas pessoas.

Faça parcerias com pessoas populares no Instagram
Uma outra estratégia para ganhar visibilidade é contatar pessoas (bloggers ou não) que sejam populares no Instagram. Uma simples foto que destaque seu produto ou mencione sua marca pode fazer com que as vendas aumentem. Para que isso dê certo, é fundamental que você tenha uma conta no Instagram para que possa ser marcado e assim, atrair mais seguidores.

Para obter sucesso no comércio eletrônico é preciso inovar todos os dias. Atualmente, produzir conteúdo de qualidade – em seu blog ou no de terceiros – é essencial para fixar o nome de sua loja na mente dos consumidores. Se ainda não testou nenhuma dessas dicas, essa é a hora de ser criativo. Arrisque-se e liberte o escritor que há dentro de você. Lembre-se: inovação é a palavra-chave para o sucesso de qualquer empresa.

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