Como usar o layout para vender mais no e-commerce

Como usar o layout para vender mais no e-commerce

Engana-se quem pensa que o design nada tem a ver com vendas. Muito pelo contrário, o layout de uma loja virtual pode determinar se ela irá ser bem-sucedida ou fracassar. Todo e-commerce deve ser planejado levando em consideração o público-alvo que a marca deseja atingir. Tendo isso em vista, existem maneiras de usar o design para aumentar a taxa de conversão de uma loja. Confira a seguir como usar o layout para vender mais no e-commerce.

Escolha do template
Cada tipo de negócio pode exigir um modelo de template diferente, mais específico e com mais funcionalidades. Por isso, também é importante escolher uma plataforma de e-commerce adequada ao segmento em que você deseja atuar. O importante é prezar pela boa apresentação de seus produtos e principalmente, pela usabilidade da loja. Esta é apenas a primeira forma de usar o layout para vender mais.

Cores e botões de ação
As cores são uma parte significativa da identidade visual de uma loja, por isso, exigem muita atenção. Assim como o template, elas devem ser pensadas de forma que combinem com os produtos. Os cuidados devem ser dobrados quando falamos dos botões de ação, como o “comprar” e “adicionar ao carrinho”. Os chamados call to action, precisam se destacar de alguma forma. Por exemplo: se a sua loja tem um layout azul, você pode utilizar a cor amarela nos botões. Assim, você destaca as informações, chamando a atenção do cliente.

Imagens
Lembre-se de que em uma loja virtual, o cliente não consegue tocar na mercadoria, o que pode deixá-lo com algumas dúvidas no momento da compra. Por isso, é importante que você tire boas fotografias, de vários ângulos, a fim de mostrar todos os detalhes dos produtos. Tudo isso ajuda o consumidor a ter uma ideia do que ele está comprando, deixando-o mais seguro para finalizar o pedido.
Além das imagens dos produtos, você também deve tomar cuidado com os banners. O banner é uma das primeiras coisas que o usuário vê quando entra em sua loja, por este motivo, ele é uma parte importante do layout. Você deve trocá-lo com frequência, deixando seu e-commerce sempre atualizado.

Opinião dos clientes
Muitos consumidores baseiam-se na experiência de outros clientes e isso acaba influenciando a decisão de compra de muita gente. Seu layout deve possuir uma área para a opinião de quem já adquiriu o produto. Esse feedback é importante para o lojista, pois assim ele saberá quais são os pontos fortes e fracos do que ele comercializa. Portanto, a opinião de clientes é outra forma de usar o layout para vender mais.

Formas de contato visíveis
Além de obrigatórias, as formas que o cliente pode entrar em contato com sua loja influenciam em sua credibilidade como lojista. Deixe números de telefone e e-mails sempre visíveis e aposte em sistemas de chat online. Tudo isso contribui para o sucesso da loja e faz com que o usuário sinta-se mais confiante para realizar a compra.

Certificado de segurança
É essencial manter os dados da sua loja seguros e esse é o objetivo de um certificado de segurança. Com ele, seu e-commerce também passará credibilidade ao cliente, fazendo com que ele se sinta a vontade para realizar pagamentos. Antes de tudo, a loja virtual precisa ser segura, pois você está lidando com informações importantes dos consumidores. Além disso, para que você possa realizar vendas via cartão de crédito, o certificado de segurança é obrigatório.

Teste A/B
Por fim, faça o teste A/B, que irá te ajudar a entender qual das opções converte mais. Altere cores, informações, fotos e veja qual layout chama mais atenção do consumidor. Tenha em mente que pequenas ações podem ser responsáveis por aumentar sua taxa de conversão. O importante é usar a criatividade. O teste A/B no design é uma ótima alternativa utilizando o layout para vender mais.

O Signashop possui uma ferramenta que permite que você altere cores e fontes sem precisar de conhecimento técnico.

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