Como vender no MercadoLivre?

Como vender no MercadoLivre?

É fácil entender por que vender no MercadoLivre é um bom negócio. O site é uma das maiores plataformas de compra e venda da internet e também o e-commerce mais acessado da América Latina. De acordo com os dados divulgados pela empresa comScore em 2014, o MercadoLivre possui mais de 20 milhões de compradores únicos e uma média de 2.5 compras concretizadas por segundo.

Se você deseja ingressar no mercado virtual, estar presente nesse marketplace pode ser seu primeiro passo. Mas se ainda não sabe como aproveitar os benefícios dessa ferramenta de vendas, acompanhe nosso post e saiba o que você deve fazer para vender no MercadoLivre.

1. Cadastre-se no site do MercadoLivre
A primeira coisa que deve ser feita, é uma conta no site do MercadoLivre. Se você já possui um cadastro, basta fazer login para começar a vender, caso contrário, é possível cadastrar-se rapidamente. Feito isso, defina as categorias e subcategorias que melhor se encaixam em seus produtos e vá para a próxima etapa do processo.

2. Adicione imagens atrativas
Como existem diversos vendedores no site, se destacar é crucial para o sucesso do seu negócio. Uma das formas de atrair o cliente é utilizar imagens chamativas para anunciar seus produtos. Portanto, tire diversas fotos, de ângulos diferentes e certifique-se de que elas sejam de ótima qualidade. Com pouco investimento, é possível tirar boas fotografias. Se preferir, faça vídeos do item para aumentar as chances de conversão e passar mais confiança aos compradores.

3. Elabore um bom título
O título deve ser o mais claro possível, para que os clientes não tenham dificuldades em encontrar seu produto. Por isso, o MercadoLivre dá algumas dicas importantes que devem ser aplicadas nessa etapa. De acordo com o site, você sempre deve incluir o nome do produto, a marca, modelo, especificações técnicas e serviços adicionais. Também é preciso separar as palavras com espaço, sem utilizar sinais de pontuação ou símbolos. Por fim, tome cuidado com os erros ortográficos e de digitação, pois eles podem prejudicar seu anúncio.
Por exemplo: Notebook HP Dual Core 425 LED 14 320 GB 4 GB Wifi HDMI

4. Mencione todos os detalhes na descrição
É importante criar uma descrição completa, com um texto bem específico. Descreva o tamanho, marca, modelo, características técnicas e demais particularidades que diferenciam seu produto. Se o item for usado, é de extrema importância informar o estado de conservação ao comprador.

O MercadoLivre recomenda o uso da opção “somente texto” para descrever os produtos, pois isso ajuda o anúncio a ser visto mais rápido em diferentes dispositivos. Outra dica importante que a plataforma dá, é não utilizar muitas cores, tipografias ou textos dentro das imagens, caso a “opção HTML” seja aplicada.

5. Decida o preço do produto
Muitas pessoas têm dúvidas no momento de definir um preço para o produto. Para vender no MercadoLivre e se destacar, é essencial que você pesquise produtos parecidos no site, para saber qual é o valor que está sendo anunciado. Assim, você poderá traçar as melhores estratégias para seu negócio.

6. Informe os meios de pagamento
Utilizar o MercadoPago – plataforma oficial de pagamentos do MercadoLivre – é recomendado, porém, não é obrigatório. Com ele, o pedido poderá ser parcelado no cartão de crédito ou à vista no boleto. Se não quiser utilizar o MercadoPago, você pode optar pela maneira que for mais conveniente, como cheques ou pagamento à vista.

7. Configure as formas de entrega
As formas de entrega do MercadoLivre não são diferentes do restante das lojas virtuais. O site tem convênio com os Correios, então você pode apostar nesse método de envio, que possui rastreamento e seguro, além da já tradicional credibilidade com o consumidor.

Se quiser enviar o produto por conta própria, você deve seguir algumas recomendações, como: confirmar se o dinheiro está aprovado antes de enviar o produto, enviá-lo em nome do comprador e sempre guardar o comprovante de entrega do envio.

8. Confirme e publique o anúncio
Após todas essas etapas, você deve confirmar e publicar seu anúncio. Não existe nenhuma tarifa para isso. O que acontece é que para alguns tipos de anúncios, como o Clássico e o Premium, você pagará uma taxa após vender o produto. Já no anúncio Grátis, nenhum valor é cobrado depois da venda.

Para mais informações sobre o funcionamento do MercadoLivre, acesse o site da plataforma e crie sua conta.

O Signashop também possui integração com o MercadoLivre. Saiba mais sobre nossos planos e cadastre-se (vai levar apenas 2 minutinhos).

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.