Conheça as principais vantagens do e-commerce de nicho

Conheça as principais vantagens do e-commerce de nicho

Quando um empreendedor resolve investir no varejo, a escolha dos produtos com que vai trabalhar é uma decisão extremamente importante. Ela pode determinar a quantidade de investimento necessária, o know-how dos profissionais envolvidos, o público-alvo e entre tantos outros detalhes.

É neste contexto que a escolha de um e-commerce de nicho pode alteraFr o caminho do sucesso de uma loja virtual. Ainda que cada empreendimento apresente características diversas, é possível dizer que um negócio inicial pode ser melhor desenvolvido quando se escolhe um nicho para trabalhar.

Pensando nos profissionais que estão no momento de decisão da sua loja, pesquisando se vale a pena trabalhar um e-commerce de nicho ou de departamentos, elencamos aqui as principais vantagens da primeira opção.

Especialização no assunto

O e-commerce de nicho tem uma chance maior de ser um especialista na área escolhida. Essa vantagem traz benefícios técnicos, como também ajuda no posicionamento e visibilidade da marca. Um e-commerce de moda ou de peças automotivas pode escolher um caminho considerado mais fácil tanto na escolha dos produtos para vender, como também na hora de escalonar sua atuação.

Sem contar que, mesmo com a escolha de um nicho, é provável que haja um universo dentro deste segmento. Voltando ao exemplo de moda, se a escolha for produtos de moda feminina, o sortimento de produtos é grande, podendo ser direcionado para moda íntima, outwear, sleepwear ou até mesmo todas elas.

Melhor percepção do público

Quando o assunto é marketing, o e-commerce de nicho também conta com vantagens significativas. Uma delas é a relação direta com o cliente. A especialização escolhida já traz um cliente mais objetivo e decidido, que procura pela loja em busca de um produto que “informa” ao e-commerce quais são suas necessidades. Ainda que não seja uma afirmação literal, um cliente que compra peças automotivas, provavelmente possui ou trabalha com carros.

A aproximação feita entre marca e cliente acontece mesmo sem ele realizar qualquer compra, pois o mero fato da marca ter uma posição específica já informa ao cliente qual tipo de solução ela pode oferecer para ele. Claro que este assunto é amplo e adentra em diversas teorias de marketing, mas é importante enxergá-lo como uma vantagem.

Maior facilidade de posicionamento da marca

Esta afirmação complementa a anterior. A marca de um e-commerce de nicho cria uma relação mais direta com o cliente e deixa transparente quais produtos e serviços podem ser oferecidos.

A especialização faz com que ações de marketing sejam mais direcionadas até mesmo nos detalhes técnicos, como por exemplo, na criação de personas para identificar ou definir o público-alvo. E isso pode resultar em escolhas mais sucintas e mais assertivas para direcionar a empresa, sabendo exatamente para qual público está se falando.

E, se, dentro do nicho, quanto mais especializado o e-commerce for, mais direto e fácil é conhecer o cliente.

Maior possibilidade de fidelização do cliente

Imagine uma loja que trabalha com peças automotivas para veículos de uma marca específica. Está claro que a especialização feita pela marca limita os clientes da loja, porém, ao mesmo tempo, cria-se, automaticamente, esta ideia de “especialização” como uma referência para quando a necessidade de produtos daquela marca surgir.

Seja qual for o tipo de produto, a oportunidade de fidelizar o cliente é maior por já haver um traço de relacionamento mais claro para o varejista, e os hábitos de consumo deste cliente podem ser melhor interpretados na construção deste relacionamento, permitindo que a loja ofereça soluções direcionados para a necessidade real do consumidor.

Maior economia em custos de marketing

A escolha do nicho diminui a fatia do público-alvo da loja e isso, por diferentes aspectos, é uma boa coisa. Na hora de realizar um investimento em marketing, o empreendedor saberá exatamente onde deverá direcionar esforço e dinheiro.

Um exemplo fácil é a escolha de um veículo relacionado ao assunto para fazer uma propaganda. Lojas de departamentos que trabalham com grande sortimento de produtos de várias categorias precisam estar presente em diferentes veículos para que se façam notar e, algumas vezes, incluindo os muitos canais especializados. Já para o e-commerce de nicho que vende produtos automotivos, estar em um site ou revista que fala sobre o assunto é muito mais relevante e o filtro criado pode ter um custo menor e um retorno de investimento muito mais palpável.

Economia na própria plataforma de e-commerce

Além das vantagens do marketing direcionado, a escolha de um e-commerce de nicho também pode gerar economia na própria plataforma utilizada na loja. Veja, por exemplo, a mesma loja de peças automotivas usada anteriormente: uma plataforma para tais produtos pode não precisar de variações de produtos relacionadas ao sexo como numa loja de vestuário; ou até mesmo a variação de numeração utilizada em lojas de calçados. Essas pequenas características podem fazer com que o empreendedor economize em recursos especiais voltados para as necessidades únicas de diferentes segmentos, além de permitir que outras áreas recebam este valor economizado.

 

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