Consumidor 3.0: descubra suas características e aprenda como conquistá-lo

Consumidor 3.0: descubra suas características e aprenda como conquistá-lo

Os hábitos de consumo vêm mudando faz algum tempo. A internet que antes era algo pouco acessível, ganhou espaço e hoje movimenta o comércio através do e-commerce. O consumidor 3.0 é o grande responsável por essas mudanças. Pessoas mais conectadas e críticas em relação às compras definem este perfil de cliente.

Entender os hábitos e gostos deste novo perfil de cliente, fará com que você tenha mais sucesso em seu e-commerce. Pensando nisso, criamos este post onde apontamos algumas características e comportamentos do consumidor 3.0, confira.

Bem informado

O consumidor 3.0 sempre estará bem informado sobre os assuntos que o interessam, esta é uma de suas grandes características. Com o acesso fácil à tecnologia e internet, fica cada dia mais simples para o cliente realizar pesquisas em tempo real e fazer comparativos sobre os mais variados produtos e serviços. Com tantas informações à disposição do consumidor, torna o trabalho do lojista virtual ainda mais árduo, afinal é preciso pensar estrategicamente para se destacar da concorrência.

Sempre conectado

Cada dia mais pessoas estão aderindo às redes sociais. Algumas delas nem imaginavam, há tempos atrás, que estariam tão conectadas. Segundo o IBGE, o Brasil é líder em tempo gasto em redes sociais, com 60% a mais que o restante do mundo. Estar conectado passou a ser algo fundamental na vida do consumidor 3.0, que têm sede de informação.

Ligado aos preços

Estar sempre conectado e bem informado torna o consumidor 3.0 ainda mais crítico. Sua busca constante por informação e consequentemente pela comparação, faz com que o cliente fique muito mais atento aos preços praticados no mercado. Por isso, é fundamental trabalhar com preços justos e acessíveis, caso contrário você será automaticamente rejeitado pelo consumidor.

Atento às opiniões

As pessoas sempre gostaram da opinião de outros compradores, mas em um meio virtual isso ficou ainda mais evidente. Em uma compra online, onde o cliente só vê o produto por fotos e vídeos, a opinião de outros usuários é fundamental. O consumidor quer descobrir como foi a experiência de compra e se o produto atingiu as expectativas do outro comprador. Essas informações influenciam bastante na decisão de compra. Por isso, quando tiver algum depoimento ou comentário positivo sobre sua loja virtual ou produto, compartilhe.

Autopromoção

Se você analisar o feed de notícias de sua rede social, pode observar como a maioria das postagens são de pessoas mostrando suas conquistas, pessoais ou profissionais. O consumidor 3.0 gosta de se autopromover, transmitir felicidade e realização.

Imediatista

Nem precisamos comentar que em uma era altamente digital e de fácil acesso à informação, o consumidor tornou-se imediatista. O cliente sente a necessidade da realização instantânea, quer receber o produto com rapidez e que o mesmo atenda suas necessidades. Procura facilidade nos processos, caso encontre muitas dificuldades não medirá esforços para buscar outro fornecedor.

Sem medo da compra

Ainda encontra-se algum receio por parte dos clientes quando o assunto é compra online. Entretanto, uma das características do consumidor 3.0 é não ter medo de comprar pela internet, mesmo com todos os riscos encontrados atualmente. De qualquer forma, é fundamental oferecer um ambiente seguro para seu cliente, por isso invista em certificados de segurança para seu e-commerce.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o consumidor 3.0, pode começar a aplicar algumas técnicas em seu e-commerce para atraí-los. Se você tem alguma sugestão ou dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário no final deste post.

Ainda não tem uma loja virtual? Clique aqui, conheça nossa plataforma de e–commerce e crie sua loja virtual agora mesmo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.