O conteúdo nas páginas de produtos é importantíssimo para qualquer estratégia de e-commerce. Através dos títulos, descrições de produto e imagens, é possível atrair clientes e transmitir a credibilidade da marca. Entretanto, criar esses conteúdos é um dos principais gargalos na gestão de uma loja virtual.
É necessário ter uma equipe para dar conta dessa demanda e também investir em ferramentas para otimização. Infelizmente, nem sempre os gestores se preocupam com isso, o que é um erro.
Se você quer ter sucesso em sua loja virtual, não pode deixar o conteúdo de lado. Confira a seguir a importância dessa estratégia.
Como está o conteúdo do meu e-commerce?
Essa é a primeira coisa que você deve se perguntar. Abra as páginas dos produtos e verifique se eles têm títulos claros e objetivos, se as descrições estão completas e se as imagens estão com boa qualidade e condizem com a descrição.
Ao analisar e ajustar essas informações, pense em como o cliente enxergará o seu produto. Em uma loja física, ele tem a ajuda do promotor de vendas, pode pegar o produto e até testá-lo em muitos casos. Já em uma loja virtual ele não tem esse tipo de contato e quem se encarrega de transmitir todas essas características é o conteúdo.
Foco no conteúdo nas páginas de produto
É possível notar muitas vantagens no e-commerce quando o conteúdo passa a ser um dos focos. Listamos as três principais, confira:
1. Experiência de compra
Segundo o EQI, 72% dos e-commerces brasileiros não têm informações adequadas sobre os produtos que vendem. Isso interfere diretamente na experiência de compra do consumidor, afinal se ele ficar em dúvida sobre o produto, não vai comprar.
Se a descrição dos produtos estiver correta, as imagens com qualidade e os títulos bem definidos, ficará mais fácil para o cliente navegar e ter a melhor experiência de compra.
2. Conversões
Trabalhar com conteúdo de qualidade em uma loja virtual é importante e está diretamente ligado ao aumento das vendas. Além das descrições e das imagens, existem outros elementos que contribuem para que o cliente não abandone o carrinho.
Entre eles estão as avaliações e comentários de outros clientes. Portanto, não esqueça de ter um campo para que os produtos sejam avaliados em sua loja e fiquem visíveis para outros compradores.
3. Reputação da marca
Ter informações e imagens atualizadas são fundamentais para evitar a frustração do consumidor, recebendo algo diferente do que ele comprou, e melhorar a reputação da marca.
Para deixar essa comunicação ainda mais transparente, você não precisa focar apenas na loja virtual. Pode usar as redes sociais ou um blog para mostrar o produto de outras formas, por exemplo.
Além de se inspirar nos exemplos que demos, você pode investir em outras áreas para melhorar o conteúdo do seu e-commerce. Existem algumas ferramentas gratuitas que indicam exatamente quais os produtos precisam de correção. Lembre-se que a tecnologia pode ser seu aliado nessa jornada.
O que achou desse post? Foi útil ou você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.
Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
Deixe uma resposta