Como criar um plano de negócios para e-commerce

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Como criar um plano de negócios para e-commerce

plano de negócios

Se você deseja ter sucesso em uma loja virtual, é fundamental que tenha um bom planejamento. Por isso, o primeiro passo é criar um plano de negócios para e-commerce. Em um plano são levantadas todas as necessidades do negócio. A grande vantagem é que você terá suas ações bem definidas e consequentemente, mais segurança na hora de investir.

Veja todas as etapas existentes na elaboração de um plano de negócios:

Estudo de Mercado
Nessa fase inicial, é feito um levantamento para entender como funciona o mercado que você quer atuar. Dados estatísticos de entidades do setor são importantes para poder prever como a sua loja virtual irá se posicionar. Também são estudados concorrentes e fornecedores para entender como funciona o segmento.

Modelo de Negócios
A criação do modelo de negócios é fundamental para todas as outras áreas da loja. Ele irá guiar suas principais decisões, como escolha de fornecedores, layout do site, ações de marketing digital, entre outras.
O modelo de negócios é uma metodologia que divide a empresa em 9 blocos e estuda a relação entre eles. Esse blocos são dispostos em um canvas (quadro informativo), no qual você irá entender como a loja virtual cria, entrega e captura valor. Os dois principais blocos são os da proposta de valor e dos segmentos de clientes.

Plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma de e-commerce mais adequada para a sua loja é um fator que gera muitas dúvidas e discussões. Para escolher a melhor opção é indicado fazer um plano de negócios. Recomenda-se a plataforma Magento, que é a mais utilizada no Brasil e no mundo, possuindo todos os recursos necessários para a evolução do seu e-commerce.
Outra vantagem de escolher o Magento como plataforma, é poder trabalhar com empresas qualificadas, que oferecem soluções com um custo acessível e com grande facilidade de implantação, como é o caso do Signashop.

Plano de Marketing
As suas ações de marketing digital deverão refletir os valores que você criou no modelo de negócios. As propostas de valor devem estar bem alinhadas com seus segmentos de clientes e você irá trabalhar esse relacionamento com o marketing digital.
As principais ações são feitas no Google, com a criação de conteúdos exclusivos e anúncios pagos (links patrocinados). Também é importante marcar presença nas redes sociais, enviar e-mails marketing e firmar parcerias com outros sites.

Financeiro
Uma das grandes dificuldades de vários empreendedores é controlar as finanças do e-commerce. Apesar do assunto muitas vezes parecer complicado, é fundamental que você entenda os principais conceitos e o impacto deles no seu negócio.
O ideal é criar uma planilha financeira para e-commerce, inserindo os principais custos e investimentos, analisando diferentes cenários, pessimistas e otimistas.

Logística
Entender a logística e planejar o seu funcionamento também é um fator de sucesso para sua loja virtual. A logística não é apenas a entrega, mas sim todo o processo que ocorre após a aprovação do pedido até a entrega para o cliente.
O principal é ter bem alinhado os processos internos de armazenagem, separação de produtos, embrulho e postagem nos Correios ou transportadoras, pois após o envio, não temos mais como controlá-los.

Medição de Resultados
Você montou todo o plano de negócios para o e-commerce e lançou a loja. E agora? Como saber se esse planejamento vai funcionar? Bom, através do Google Analytics é possível medir tudo o que acontece no site e entender como seus visitantes/clientes estão se comportando.
Outra vantagem da ferramenta é saber se os investimentos que você faz em marketing digital realmente estão tendo retorno. A identificação de melhorias nos processos de compra, dados de produtos com visualizações mas que não vendem e os perfis dos usuários, são mais alguns itens que podem e devem ser medidos.

O plano de negócios para e-commerce é fundamental para o sucesso de qualquer loja. Ele evita que você cometa erros básicos na gestão, permitindo o controle e segurança das suas ações, sempre focando no cliente e identificando oportunidades de crescimento.
Um plano que seja fácil de entender e de ser atualizado, auxilia também na evolução da sua loja.

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Artigo escrito por Marcio Tucunduva, da agência E-commerce na Prática.

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