Datas comemorativas do e-commerce brasileiro

Datas comemorativas do e-commerce brasileiro

Você já sabe que as datas comemorativas do e-commerce são muito aguardadas pelos lojistas, pois elas movimentam o comércio, sendo ele online ou físico. No e-commerce, esses períodos de vendas sazonais chegam a render bilhões de reais todos os anos. Existem muitas datas durante o ano que podem ser aproveitadas para divulgar produtos e vender mais, porém, vários fatores precisam ser levados em conta.

Para uma ação de marketing dar resultado, é preciso uma boa estratégia e tempo para executá-la. Por isso, é fundamental se atentar às datas e planejar as ações com antecedência.Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa lucrar mais com as datas comemorativas em 2016.

Prepare seu estoque
Quando divulgamos produtos em uma determinada campanha, esperamos que eles vendam muito. Para que seu cliente não fique frustado tentado comprar um produto que não está disponível, é muito importante fazer um estoque. Porém, se você fará uma promoção pela primeira vez em sua loja, é preciso tomar cuidado para não comprar muitos produtos e ter prejuízo no fim das contas.

Planeje ações e divulgue com antecedência
As ações precisam ser pensadas e planejadas muitas vezes com um mês de antecedência, pois assim você terá tempo o suficiente para se programar e ter a margem de risco para possíveis contratempos. Hoje existem várias formas de divulgar uma campanha. Você pode trabalhar com banners em sua loja, enviar e-mail marketing para sua base de clientes e assinantes, bem como divulgar ações nas redes sociais.

Defina o tipo de promoção
Existem várias formas de fazer promoções no Magento, basta definir qual delas você deseja executar. É possível fazer promoções baseadas em produtos específicos, desconto de % em toda loja ou mesmo utilizar uma data comemorativa e fazer uma promoção de frete grátis, por exemplo.

Crie um ambiente adequado para a data
Criar um ambiente diferenciado para uma data comemorativa geralmente tende a converter mais. É importante que o cliente sinta que aquele dia é especial e diferente, assim ele se sente animado para comprar. Você pode trabalhar a mesma identidade nas divulgações nas redes sociais, e-mail marketing, banners e também pode criar uma landing page específica para aquela data.

Mensure e documente os resultados
Depois de todo o esforço realizado para executar a campanha, você não pode simplesmente ignorar os resultados, pois eles servirão como aprendizado para as próximas ações. Portanto, após executar uma estratégia é preciso mensurar os resultados e documentar tudo, assim você terá uma base de informações e saberá o que deu certo e o que pode melhorar.

Datas comemorativas relacionadas ao e-commerce:

Dia do frete grátis
Muitas pessoas deixam de comprar em uma loja virtual porque precisam pagar pelo frete, que em algumas lojas é bem caro. Inspirado no e-commerce americano, o Free Shipping Day ou Dia do Frete grátis, tornou-se popular no e-commerce brasileiro em 2012. O dia ocorre sempre na última sexta-feira de abril e tem como objetivo fazer com que os lojistas ofereçam produtos sem cobrar pelo frete.

Black Friday
Desde sua primeira edição no Brasil em 2010, esta data é muito esperada pelos varejistas, principalmente no e-commerce. No Brasil, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e as lojas oferecem descontos e preços bem atrativos. Para o e-commerce, essa é uma das datas comemorativas que tem mais impacto no financeiro, pois ele chega a faturar mais de um bilhão de reais todos os anos.

Cyber Monday
No Brasil, a Cyber Monday ou Segunda-feira Cibernética, é mais uma data que pode ser muito explorada no e-commerce. Ao contrário da Black Friday, que oferece descontos tanto para lojas físicas como virtuais, a Cyber Monday é uma data exclusiva para compras através da internet. Este evento funciona como um saldão e ocorre todos anos na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Boxing Day
O primeiro Boxing Day no Brasil foi realizado em 2011 e desde então, ocorre todos os anos no dia 26 de dezembro, um dia após o Natal. Ele serve como uma espécie de liquidação para queimar o estoque feito para a festa de fim de ano. Este evento também movimenta muito o comércio eletrônico e os lojistas registram um aumento no faturamento todos os anos.

Quer saber mais sobre as datas comemorativas no Brasil? Preparamos um calendário para você utilizar no seu planejamento de 2016. Confira:

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