Desenvolvimento próprio ou plataforma de e-commerce? Qual a melhor opção para seu negócio?

Desenvolvimento próprio ou plataforma de e-commerce? Qual a melhor opção para seu negócio?

Para que seu negócio virtual prospere, ter uma boa base de desenvolvimento é essencial. No momento de escolher entre desenvolver o e-commerce internamente ou contratar uma plataforma especializada, muitos lojistas ficam com dúvidas e receios. Afinal, esta decisão poderá influenciar positiva ou negativamente no sucesso da loja virtual.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas informações sobre cada uma das opções. Esperamos te ajudar a escolher a melhor opção para o seu negócio Confira.

Desenvolvimento próprio

Muitos lojistas optam por desenvolver um e-commerce internamente por acreditarem que um software interno atenderá todas as suas necessidades, como mais personalização e agilidade. Além disso, supõem que desta forma terão menos custos.

Entretanto, quando decide por este modelo, o lojista deve estar ciente que precisará investir em bons profissionais, que farão o desenvolvimento e suporte, quando necessário. Por isso, calcule os custos fixos e variáveis desses profissionais, das ferramentas que você precisará prover para que eles façam esse trabalho, além de eventuais gastos extras.

Outro item que precisa ser levado em consideração no desenvolvimento próprio, é o prazo de entrega do e-commerce. Como a equipe muitas vezes é reduzida, não consegue dar vazão nas tarefas com tanta agilidade, tornando esse processo menos vantajoso.

Portanto, por mais que neste modelo a equipe consiga customizar de forma mais efetiva a loja, de acordo com suas necessidades, esse prazo também sofrerá alterações.

A definição do escopo é outro passo muito importante, mas que às vezes  acaba se tornando uma das etapas mais difíceis do desenvolvimento próprio. Seja pela limitação de ferramentas ou mesmo por falta de alinhamento sobre as demandas.

Plataforma especializada

Como vimos, desenvolver um e-commerce internamente não é nem de longe mais fácil ou barato. Por isso, atualmente grande parte dos lojistas virtuais escolhe contratar uma plataforma especializada para criar seu e-commerce. Afinal, ela já está pronta, necessitando apenas adequá-la ao seu negócio.

Além das plataformas tradicionais, hoje existem muitas que já atuam no modelo SaaS (Software as a Service), como é o caso da Signativa.

O modelo SaaS, oferece muitos benefícios ao cliente, entre eles a redução de custos. Sim. Por ser uma empresa que trabalha exclusivamente com tecnologia, é possível otimizar os gastos. Este tipo de serviço está em constante evolução e as melhorias e atualizações são disponibilizadas para todos os clientes. Com isso, os custos também são “divididos”, tornando a ferramenta mais acessível.

O prazo para a entrega da loja virtual também é mais rápido, afinal o software já está “pronto”, bastando apenas realizar as configurações. Apesar do tempo entre as negociações, treinamentos e configuração da loja, ainda sim esse modelo de negócio se torna mais atrativo quando se trata de agilidade.

Outro item a ser levado em conta, é o suporte técnico. Quando contrata uma plataforma especializada, você dispõe de uma equipe de profissionais que lhe oferece todo auxílio necessário quando surgirem dúvidas ou problemas.

Além disso, ao contrário do que alguns lojistas pensam, a plataforma também oferece personalização. Na Signativa, sempre que um cliente solicita uma melhoria ou funcionalidade, é analisado e se for possível desenvolvê-la, entrará para uma fila de tarefas.

Entretanto, ao longo do tempo alguns lojistas sentiram a necessidade de mais agilidade na entrega de seus pedidos e, muitas vezes optavam por pagar para realizar o desenvolvimento do recurso, pois precisavam disto em um curto espaço de tempo. Pensando nisso, a empresa criou um serviço especializado para atender esses clientes, chamado de Outsourcing SaaS.

Quando se trata de escolher o modelo de negócio, seja desenvolvimento próprio ou contratar uma plataforma especializada, é fundamental analisar muitos fatores como o custo x benefício.

Esperamos ter te ajudado a diferenciar as opções e a decidir pela melhor alternativa para seu negócio. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários, vamos adorar respondê-lo.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.