Dia do frete grátis: oportunidades e riscos

Dia do frete grátis: oportunidades e riscos

O frete muitas vezes pode ser um empecilho na hora do cliente finalizar a compra. O valor cobrado para o envio da mercadoria pode espantar o consumidor e fazer com que ele compre em outra loja. Mas o mês de abril pode te ajudar em relação a isso. O dia do frete grátis é uma oportunidade de fidelizar os clientes e lucrar mais.

Este ano, chegando a sua 5ª edição, o dia do frete grátis acontece no dia 28 de abril. Por isso, se ainda não preparou seu e-commerce para esta data, esse é o momento ideal.

Vantagens e oportunidades

O dia do frete grátis pode ser vantajoso tanto para o dono do e-commerce quanto para o cliente, em especial aqueles que moram em regiões no interior do país, onde os custos de frete são altos.

Muitos consumidores aguardam uma promoção como esta para realizar a compra de um determinado produto e veem neste dia uma grande oportunidade. Além disso, o dia das mães está se aproximando e a opção de frete grátis pode ser um grande incentivador para que os clientes façam seus pedidos com antecedência.

Por isso, esta é uma ótima ocasião para o lojista fidelizar os seus clientes e aumentar os lucros.

Como colocar em prática

Você pode definir quais serão as regras do dia do frete grátis em sua loja virtual. Por exemplo, direcionar o desconto apenas para entregas locais ou por região, para determinadas categorias ou produtos e também para compras acima de algum valor. Se quiser, pode oferecer descontos em toda a loja, para qualquer região e valor. Tudo vai depender de sua estratégia e dos riscos calculados (falaremos sobre isso a seguir).

Além disso, você pode aproveitar esta data para dar escoamento à produtos acumulados no estoque ou reembalados.

Riscos ao oferecer frete grátis

Como vimos, existem muitas formas de oferecer o frete grátis. Entretanto, é preciso ficar atento para não arcar com possíveis prejuízos. Descobrir, depois da venda, que o custo da entrega é maior do que o preço cobrado do cliente é uma das situações que você deve evitar.

Para que você não comprometa sua margem de lucro, avalie alguns pontos na hora de elaborar sua estratégia de frete grátis. Primeiro, verifique o que sua concorrência faz. Veja se o preço que você pretende oferecer é competitivo e quais locais de entrega.

Certifique-se que tem bons parceiros logísticos e se eles entregam em todo o país. Por último, confira o cadastro de peso e medidas dos produtos para calcular o frete de maneira correta.

Siga estas dicas e deixe seu e-commerce preparado para faturar muito no dia do frete grátis.

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