Dia dos pais é excelente data para o comércio eletrônico

Dia dos pais é excelente data para o comércio eletrônico

Todo profissional sabe que o varejo vive entre oscilações nas épocas sazonais. As principais datas comemorativas do ano são acompanhas de crescimento nas vendas e faz com que os profissionais do setor tenham períodos específicos de trabalho intenso.

O dia dos pais é uma dessas datas em que o varejo se prepara para melhorar as vendas, e os profissionais do comércio eletrônico precisam de atenção especial para conseguirem aproveitar os benefícios do momento.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de vendas do varejo online neste dia dos pais é de movimentar cerca de R$ 2 bilhões apenas para as lojas virtuais. Esta é uma estimativa otimista, já que, mesmo com o país passando por um período de instabilidade econômica devido às incertezas políticas, esses números de crescimento para o mesmo período do ano anterior (31 de julho a 11 de agosto) marcam 12% de crescimento.

Os produtos mais procurados no dia dos pais

Sejam quais forem as suas categorias de produtos, o primeiro estudo a se fazer é identificar os principais itens com potencial de vendas. Os presentes para os pais sofreram alterações consideráveis quando o assunto é sobre uma média de custo. Aquela ideia de “lembrancinha para os pais” já não faz parte do cenário nacional e, segundo o E-bit, o ticket médio dos produtos comprados para os pais no ano de 2016 foi de aproximadamente 450 reais.

Esses números são puxados principalmente pelos produtos eletrônicos. Como praticamente todo homem é fã de tecnologia, notebooks, celulares e tablets são aqueles que mais aparecem como opção de presente, já que, além de itens muito úteis que mantém todo mundo conectado, são também os que mais sofrem atualizações, tendo, a cada novo ano, pelo menos um novo modelo de ponta, mostrando mais funções e oferecendo melhor tecnologia.

Entretanto, mesmo para as lojas que não trabalham com esses produtos, há variedade na busca por presentes para a data, possibilitando a participação de diferentes segmentos e lojas no crescimento das vendas nesta data. Segundo relatório do Google, as buscas por produtos relacionados aos dias dos pais começam a apresentar um ligeiro crescimento logo nas primeiras semanas do mês de julho.

O relatório do buscador informa que, já na segunda semana do mês sete, exatamente um mês antes do dia dos pais, categorias de produtos como smartphones, móveis e eletro apresenta o número já apresentam crescimento de aproximadamente 3%. Com o passar dos dias, outras categorias começam a se destacar na busca, quando o interesse por itens como calçados, esportivos, relógios e bolsas ganham mais espaço.

Essas informações já servem para mostrar que as alterações com a aproximação do período são perceptíveis e, a melhor parte de tudo, você pode analisar esses dados através de ferramentas gratuitas, como por exemplo o Google Trends.

Como se preparar para o dia dos pais

Saber o que poderá ter alta nas procuras com a aproximação da data é, no entanto, apenas um dos itens de preparação para uma loja virtual ir bem no dia dos pais. Outros detalhes precisam ser levados em conta, com o intuito de garantir que o melhor presente seja também uma boa experiência de compra para o usuário.

Para isso, a preparação da loja começa com o produto, mas não para por aí. Além de garantir o estoque dos produtos que possuem grande potencial de venda, é preciso estar com a equipe da loja preparada. Tanto o pessoal de atendimento, quando as equipes que operacionalizam a venda, precisam estar cientes do possível aumento de volume de trabalho no período.

Dia dos pais também é hora de investir no marketing, mas é preciso ter estratégia

E, se você quer aproveitar o período, não se esqueça de que o marketing é um ótimo negócio. Em um período que os clientes estão alvoroçados buscando oportunidades de economia e boa compra, o anúncio certo pode conquistar o consumidor e converter a venda. Entretanto, este é um sinal para que o lojista tenha ainda mais cuidado.

Na hora de investir, escolher o canal certo pode fazer toda a diferencia no retorno do investimento. Um exemplo que está cada vez mais em alta e apresenta bons resultados é o de marketplace. Se a sua loja é média ou pequena, aproveitar o tráfego volumoso que as lojas grandes possuem é um bom negócio, tornando seu produto visível, principalmente se ele for competitivo, seja pelo preço, seja por outro diferencial, como sua marca própria.

Lembre-se: aproveitar o dia dos pais não é apenas vender o produto

Ainda assim, mesmo com todos os produtos com ótimo volume de estoque, preços competitivos, equipe preparada e ações de marketing definidas, o dia dos pais, assim como outras datas comemorativas, possuem o agravante da entrega do produto. Se a loja concretizou a venda, é imprescindível que a data de entrega seja respeitada.

Quando o cliente realiza a compra de um presente na sua loja, ele mais do que aceita suas condições comerciais ou aproveita um preço promocional, ele confia que a sua loja entregará o presente dele a uma pessoa querida. Esta é a hora de mostrar para o cliente que, mais do que um comércio, o seu negócio se preocupa com a entrega deste presente.

Se tudo isso for feito com cuidado, o dia dos pais tem grandes chances de ser uma data favorável e lucrativa para sua loja, tendo não apenas o crescimento das vendas por causa da sazonalidade, mas também a conquista de novos clientes que podem ser trabalhados com fidelização, transformando a relação da loja com o consumidor.

Venha para o Signashop e tenha uma loja virtual de qualidade, com um investimento justo.

CRIE UMA LOJA E TESTE GRÁTIS POR 14 DIAS

Leave a Reply

Your email address will not be published.