Digital trade marketing: alcançando o sucesso

Digital trade marketing: alcançando o sucesso

A disposição dos produtos em um e-commerce requer muito estudo, planejamento e análise. O trade marketing tem esse papel, entender e melhorar a forma como os produtos são expostos. Mas o modelo tradicional não funciona da mesma forma no meio online.

O consumidor mudou muito com o passar dos anos, agora além de mais informado, ele utiliza de muitos recursos antes de efetuar uma compra. Podemos dizer que o usuário é multicanal ou omni channel e por isso precisamos falar em digital trade marketing.

Em uma loja virtual, vale a máxima “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, a apresentação é fundamental. A experiência do consumidor é a chave para que as visitas convertam em vendas. Para conseguir oferecer uma experiência positiva e completa, você precisa dar atenção a alguns pontos.

Conteúdo

Quando falamos em digital trade marketing, a forma como o conteúdo é apresentado na loja virtual faz toda a diferença. É preciso ter um cuidado especial com as informações na página do produto – durante a coleta e cadastro dos dados. Seja criativo no momento da descrição dos produtos, explique quais são os atributos e certifique-se que as informações estão completas e fáceis de entender.

As imagens também têm um papel importante. Além das fotos padrões, insira imagens onde o produto apareça em uso. A qualidade da foto é essencial, afinal o consumidor provavelmente vai dar zoom para visualizar os detalhes do produto. Vídeos de unboxing e de como utilizar o produto sempre são bem aceitos pelo usuário.

Ter um conteúdo inteligente, acessível e que gere engajamento (mesmo sem converter naquele momento), permanecerá na cabeça do consumidor. Desta forma, ele lembrará do seu produto e/ou marca na hora da compra.

Visibilidade

Outro ponto importante no digital trade marketing é a visibilidade. Seu produto precisa ser visto para ser considerado como opção de compra. A maioria dos usuários pesquisam os produtos pelos buscadores online e pelos sites de varejistas. Por isso, o conteúdo deve ser extremamente otimizado.

Utilizar as técnicas de SEO não é uma opção e sim algo básico e essencial para quem está no mercado online. Mas, para que a estratégia de SEO funcione, é preciso estudar e conhecer bem o comportamento dos seus consumidores e nisso o digital trade marketing pode te ajudar.

Entretanto, aqui o foco é mais voltado para a tecnologia disponível atualmente para rastrear o comportamento do consumidor e, desta forma, mensurar os dados coletados e aplicá-los nas estratégias de marketing digital.

Inteligência de dados

Sabemos que, para que uma estratégia funcione, é preciso planejar as ações e também mensurar os resultados. Para isso, é fundamental contar com uma solução de inteligência de dados. Assim, a gestão se torna mais eficiente e as vendas são potencializadas. O uso de crawlers que rastreiam todo o conteúdo, por exemplo, permitem que todos os conteúdos estejam dentro das normas da sua empresa.

A inteligência de dados também é responsável por priorizar a exibição dos produtos, analisar os concorrentes, as menções que sua marca recebe, os reviews entre outras coisas.

Como vimos, estamos em um momento onde entregar uma experiência positiva ao consumidor é a chave para o sucesso nas vendas. Neste sentido, o digital trade marketing se mostra cada vez mais necessário. Por isso não perca mais tempo, incorpore essa estratégia em suas ações de marketing e garanta clientes fiéis e muitas conversões.

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