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Entenda o que é dropshipping, suas vantagens e riscos

O estoque é um dos grandes problemas que o lojista virtual encontra, tanto para o empreendedor que quer começar a crescer, quanto para o lojista iniciante (que muitas vezes não tem espaço físico para armazenar estoque). A dúvida é: como aumentar as vendas ou criar um e-commerce sem investir em estoque? A modalidade dropshipping poderá te ajudar.
Mas o que é dropshipping?
Normalmente um e-commerce mantém seu próprio estoque e envia os itens da compra ao cliente após a confirmação do pedido. Entretanto, essa operação acaba gerando um alto custo relacionado à compra de produtos, à estocagem, ao espaço físico, equipe etc.
Muitas vezes, o empreendedor quer abrir uma loja virtual, porém não tem como investir em estoque ou alugar um ponto para estocagem. É aqui que o dropshipping entra em ação.
O dropshipping é uma estratégia que visa minimizar esses custos. Nesse tipo de operação, o fornecedor é o responsável pelo armazenamento dos produtos. Assim que um pedido é feito, o lojista virtual aciona seu fornecedor e passa o pedido com todas as informações. A partir deste momento, o fornecedor fica responsável por todo o processo, desde a embalagem até o envio do produto ao cliente.
Quais as vantagens de usar o dropshipping?
A estratégia de dropshipping traz muitas vantagens para o empreendedor virtual. Podemos colocar a redução de custos como uma das principais, afinal o lojista não precisa investir no estoque de produtos e armazenamento de mercadorias.
Como o vendedor só “compra” a mercadoria quando realiza a venda de fato, o risco operacional é reduzido. Isso é muito importante no e-commerce, afinal muitas vezes o empresário acaba comprando produtos que ficam muito tempo no estoque.
A facilidade que o dropshipping oferece é outra vantagem. Toda a responsabilidade fica por conta do fornecedor (armazenamento, embalagem do produto e envio), não sendo necessário desenvolver essas atividades internamente.
Por fim, o aumento no mix de produtos. Como o estoque não depende do espaço físico do lojista, ele pode aumentar o mix de produtos oferecidos em sua loja virtual, dando mais opções aos seus clientes.
Quais os riscos com o dropshipping?
Você pode estar se perguntando: mas se existem tantas vantagens, como apenas algumas pessoas utilizam o dropshipping? Alguns empresários ficam apreensivos com essa estratégia, pois ela pode oferecer “riscos”.
Em uma loja virtual onde o lojista tem o estoque próprio, ele consegue negociar o valor das mercadorias, afinal estará comprando em quantidade. No dropshipping o pedido é realizado individualmente, assim que a compra for feita. Por este motivo, suas margens de lucro podem diminuir. Tudo vai depender da negociação feita com seus fornecedores.
A falta de sincronização pode ser um grande desafio. Para não haver contratempos (vender um produto que não está no estoque do fornecedor), é essencial que o lojista tenha a lista atualizada dos produtos (itens e quantidades) no catálogo dos fornecedores.
Fazendo a integração entre os sistemas (lojista x fornecedor) garantirá que o estoque e o catálogo estejam sincronizados. Entretanto, alguns fornecedores não possuem essa tecnologia e isso pode ser um problema. O Signashop também atende B2B, portanto se o fornecedor não tem e-commerce, nós podemos ajudar a viabilizar este processo.
Muitas vezes, o cliente fará uma compra com produtos de diferentes fornecedores. Se isso acontecer, o custo para envio será multiplicado pela quantidade de fornecedores. Esse fator pode interferir na compra do consumidor e lavar até a desistência.
Vimos que existem riscos e vantagens em uma estratégia dropshipping. Se você acha que essa estratégia se encaixa em seu modelo de negócio, entre em contato com a gente. Temos um time de especialistas que irão avaliar e orientar sua empresa nessa jornada.
Daiane Caroline
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
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