De acordo com o levantamento da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com o site Compre&Confie, neste primeiro trimestre, as empresas que trabalham com comércio eletrônico já acumulam um crescimento de mais de 100% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2019.
Por não estarem funcionando durante a quarentena, muitos comércios físicos precisaram se adaptar para sobreviver. Para muitos, a opção mais viável é investir no sistema delivery e entrar para o mercado digital, é o que afirma a ABCOMM.
A pesquisa também mostrou que produtos relacionados ao combate do Covid-19, foram os que mais cresceram. Álcool em gel, sabonetes e máscaras foram os mais vendidos, porém outros produtos não relacionados a saúde e higiene também tiveram crescimento de cerca de 40%.
Se dúvidas, as categorias de comidas e bebidas tiveram um crescimento, cerca de 80% nas vendas. Outras categorias como livros, produtos de educação e presentes também tiveram crescimento de 50%, já os eletrônicos e produtos para pets chegaram a 10% e 20% respectivamente.
Dados de um relatório da E-bit/Nielsen divulgado no dia 20 de março de 2020, revelam que houve um “crescimento maior do que a média em relação aos novos consumidores do e-commerce brasileiro, ou seja, aqueles que realizaram pela primeira vez uma compra online”.
Como crescer durante a pandemia?
Segundo o especialista em estratégias para e-commerce, Alexandre Poseddon, “o mercado eletrônico vem sofrendo uma enxurrada de novas ofertas, a grande maioria que nunca pensou em transformar a sua pequena lojinha de bairro em um mercado de vendas online e isso criou um novo cenário tanto para os profissionais de marketing como para os comerciantes que precisam entender como ganhar destaque e se manter ativo”.
Ele ainda fala que recebe constantemente contatos de pequenos lojistas que desejam atender o mercado em seu redor. São pequenas mercearias que estavam habituados a vender para as pessoas que circulavam nas ruas em frente a sua loja e agora precisam encontrar outra forma de atingir essas pessoas.
Quase todos os negócios podem virar negócios online. Se você tem uma loja física e uma online, esse é o momento ideal de focar suas ações e investir na loja virtual. Se você ainda não tem um e-commerce, essa pode ser a hora certa de começar a atuar nessa modalidade, que inclusive será um diferencial em tempos como esses.
Dai
Publicitária de formação e apaixonada por comunicação. Escreve para o blog da Signativa e toma café o tempo todo.
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