E-commerce de moda: como se destacar além das promoções

E-commerce de moda: como se destacar além das promoções

A palavra inovação causa medo e até desconforto para algumas pessoas, porém ela deve ser colocada em pauta quando falamos de e-commerce. Sabemos que o mercado virtual, principalmente o e-commerce de moda, cresce e se modifica constantemente e muitas vezes é até difícil acompanhar sua evolução. Entretanto, como lojista virtual você precisa, mesmo que em passos lentos, entender e tentar se adaptar a essas realidades.

O que faz sentido agora, em pouco tempo pode ser insignificante. Uma ação que trouxe um ótimo resultado por determinado período, hoje já não tem o mesmo efeito. Isso acontece com frequência no mercado online e chega a ser exaustivo acompanhar essas nuances.

Em um e-commerce de moda, a concorrência é altíssima. Ações tradicionais já não trazem o mesmo resultado, é preciso muito mais para se destacar no mercado. Pensando nisso, nossa equipe separou algumas dicas para te ajudar, confira.

Ações promocionais não são tão eficazes sozinhas

As ações promocionais de marketing são uma poderosa ferramenta para atrair clientes em um e-commerce. São essenciais para estimular o desejo do consumidor e levá-lo a compra, especialmente em um e-commerce de moda. Entretanto, o erro de muitos lojista é acreditar que somente estas ações serão suficientes para atender as necessidades do mercado.

Em vez de enxergar o negócio como um todo, muitos empresários focam apenas em oferecer descontos e, em alguns casos, tentam recuperar o cliente oferecendo ainda mais desconto. Esta é uma estratégia muito comum, porém pode se tornar extremamente negativa, afinal cria-se uma competição de preço, além de deixar subentendido que desconto é fácil de conseguir.

Para que o sucesso de uma loja seja duradouro, o empresário virtual precisa compreender que existem outros fatores além das ações promocionais que devem ser levadas em conta. O marketing de conteúdo pode ser um grande aliado nesta etapa, mas antes disso, é necessário compreender quem é seu cliente de fato e o que ele almeja.

Identificando o perfil consumidor

Apesar das ações promocionais serem extremamente importantes no e-commerce, é preciso dar um passo para trás e identificar seu consumidor. Analisar seu perfil de compra de forma mais precisa e individualizada, desta forma você terá objetivos bem definidos e poderá oferecer um atendimento personalizado.

Você provavelmente já recebeu um e-mail marketing com uma promoção de uma peça que não tem seu tamanho disponível, sendo que você já realizou uma compra nesta mesma loja. Esta situação poderia ser evitada se a empresa mantivesse seu histórico de compra e direcionasse as campanhas de acordo com seu perfil. Este é apenas um exemplo de como o empresário virtual não sabe, muitas vezes, usar as ferramentas disponíveis ao seu favor. Além disso, também é uma forma de mostrar o quão importante é conhecer seu público-alvo.  

Como se diferenciar?

Como o cliente não consegue provar ou tocar o produto em um e-commerce, é preciso ter uma estratégia bem elaborada por trás do produto: descrições bem detalhadas, fotos de alta qualidade e depoimentos são muito interessantes e em e-commerce de moda. Ter fotos com modelos usando o produto pode trazer bons resultados.

Além desses itens, o atendimento não pode ser deixado de lado. Afinal, estas estratégias servem como apoio para suas ações promocionais, que não terão efeito se o cliente chegar na loja e encontrar uma descrição vazia, fotos de baixa qualidade ou um atendimento ruim.

Falando em atendimento, muitas lojas oferecem recomendações de tamanhos, assim o cliente se sente mais seguro para realizar a compra. Além de agradar o cliente, o lojista consegue identificar mais de perto o perfil de cliente que está visitando a loja. Com isso, ele poderá evitar quebra de grade, reduzirá a quantidade de troca e devoluções e ainda pode planejar seu estoque com mais precisão.

O importante é entregar ao consumidor o que ele deseja. Ele deve ser capaz de escolher os produtos, marcas, tamanhos, estampas entre outras características que o façam sentir que está sendo atendido de forma individualizada e que sua loja se importa com a opinião dele.

Muitas inovações podem ser feitas no ramo do e-commerce de moda, mas para isto, o empreendedor deve pensar além das promoções e abrir um leque de opções. Antes de diminuir as deficiências que a indústria impõe para as empresas, elas precisam estar abertas a essas iniciativas e inovações.

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